O ECO quer dar respostas aos mistérios que estão guardados nos corredores do poder. Os jornalistas Pedro Santos Guerreiro e António Costa vão discutir, semanalm...
Carlos Tavares foi, até há poucas semanas, presidente do grupo construtor automóvel francês Stellantis. Regressou a Portugal e tem uma visão para o futuro da TAP, companhia que está em processo de privatização em curso. Convidado desta semana do podcast do ECO e da CNN Portugal ‘O Mistério das Finanças’, conduzido pelos jornalistas António Costa e Pedro Santos Guerreiro, o gestor e empresário admite que está a avaliar o caso TAP — há quem o empurre para entrar na privatização, confessa –, e defende que o controlo maioritário da companhia deve ficar em mãos portugueses, incluindo o Estado.
--------
40:17
"Os americanos olham para a Europa como um museu"
Diogo Mónica, 38 anos, nasceu nos EUA, regressou a Portugal, formou-se no Técnico e regressou aos EUA, para funda a Anchorage Digital, um banco de gestão de ativos digitais como a bitcoin ou as chamadas 'stable coins', regulado e sujeito às regras das autoridades de supervisão nos EUA e já hoje com grandes bancos de investimento globais como acionista. Muito crítico da Europa, do excesso de regulação que põe em causa a inovação. "Somos muito bons a fazer relatórios na Europa" e há uma enorme aversão ao risco. É o convidado do podcast O Mistério das Finanças, com Pedro Santos Guerreiro e António Costa. "Os americanos olham para a Europa como um museu, não é o sítio para se investir e trabalhar, é o sítio para vir de férias".
--------
32:50
“Novobanco sobreviveu a Salgado, pode não sobreviver à CGD”
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai comprar o Novobanco? Este foi o elefante na sala d’O Mistério das Finanças, que esta semana reuniu quatro jornalistas à mesa. Além de Pedro Santos Guerreiro e António Costa, participaram também Filipe Alves e Joana Petiz. O Banco de Fomento existe mesmo? e quais são os impactos das tarifas aduaneiras numa economia como a portuguesa? Foram os dois mistérios desta semana.
--------
29:47
"É mais difícil reduzir impostos em 2026"
Na 5º temporada do podcast 'O Mistério das Finanças", agora também na CNN Portugal, o primeiro convidado é o ministro das Finanças. Joaquim Miranda Sarmento revela a estratégia do Governo para a Segurança Social, explica as decisões sobre a simplificação fiscal (e deixa cair a exigência de mais um anexo em IRS), mantém o tabu sobre Centeno (mas não se impressiona com a pressão dos banqueiros) e antecipa que 2026 não será um ano para grandes reduções de impostos.
--------
41:10
#74 Tem a certeza de que o seu salário líquido vai mesmo subir com esta descida do IRS?
Descida do IRS, auditoria forense ao Benfica e o Fundo de Resolução são os pratos fortes deste episódio. Mas ainda há moedas e frase final.
O ECO quer dar respostas aos mistérios que estão guardados nos corredores do poder. Os jornalistas Pedro Santos Guerreiro e António Costa vão discutir, semanalmente, os mistérios das finanças, da economia e das empresas.