Ana França, Hélder Gomes, Pedro Cordeiro e Mara Tribuna
Podcast da secção de internacional do Expresso assinado por Hélder Gomes, Pedro Cordeiro, Ana França, e Mara Tribuna. Episódios semanais sobre assuntos que domi...
Ruanda “instrumentaliza” má consciência do mundo sobre genocídio para “justificar” ações na República Democrática do Congo
As tensões entre Kigali e Kinshasa intensificaram-se após a tomada de Goma, no leste da RDC, por rebeldes apoiados pelo Ruanda. Em simultâneo, tropas ruandesas apoiam Moçambique no combate aos insurgentes em Cabo Delgado. Pedro Seabra, professor auxiliar do ISCTE e subdiretor do Centro de Estudos Internacionais, concorda que há um sentimento de culpa mundial pelo silêncio durante o genocídio de 1994, mas acrescenta que o Ruanda faz uma “instrumentalização” dessa má consciência para “justificar” as suas ações na RDC, por exemplo. Este episódio foi conduzido pelo jornalista Hélder Gomes e contou com o apoio técnico de Gustavo Carvalho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
30:09
Atentado na escola de Örebro chocou a Suécia, mas a violência no país é bem mais vasta
Dez pessoas foram assassinadas numa escola em Örebro, na Suécia, no passado dia 4 de fevereiro. O autor do ataque, um sueco de 35 anos, também morreu, havendo ainda cinco feridos. As autoridades investigam as motivações desta matança, que parecem ter sido ideológicas e racistas, num estabelecimento onde havia aulas de sueco para adultos estrangeiros, nomeadamente imigrantes. O caso já levou o Governo sueco, chefiado por Ulf Kristersson, a anunciar restrições ao acesso às armas de fogo. O ataque à escola chocou os suecos, por mais acostumados que estejam, em tempos recentes, a atos de violência, mormente entre bandos rivais, por vezes envolvendo bombas. Cresce uma sensação de insegurança entre a população, assunto para uma conversa com João Diogo Correia, jornalista que integrou a redação do Expresso antes de se instalar em Estocolmo, com o editor da secção internacional do jornal, Pedro Cordeiro. A sonoplastia é de João Martins.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
33:55
Mais “empoderado”, “perigoso” e “preparado para governar a América”: balanço de duas semanas de Trump
Sem rédeas nem travões, o Presidente norte-americano está empenhado em fazer cumprir a sua agenda desde o primeiro dia. De que forma as decisões que já tomou são uma premonição do resto do mandato? Oiça aqui o mais recente episódio do podcast O Mundo A Seus Pés com Germano Almeida e Nuno Gouveia, ambos especialistas em política norte-americana. Donald Trump não perdeu tempo e começou, logo nos primeiros dias, a assinar decretos, focados sobretudo na imigração e no nacionalismo. As centenas de medidas já tomadas pelo Presidente norte-americano são controversas mas não inesperadas.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
26:57
80 anos de libertação de Auschwitz. “Os sobreviventes estão a enfrentar uma vaga de antissemitismo comparável à dos anos 30 e 40”
Pelo menos 1,3 milhões de pessoas foram deportadas para Auschwitz, o campo de concentração que os nazis construíram apenas nove meses depois de tomarem a Polónia. Dessas, 1.1 milhões morreram, e 900 mil eram judeus. Quando passam 80 anos da libertação do campo, Vasco Becker-Weinberg, professor de Direito, ex-eurodeputado do CDS e comentador frequente nos ecrãs da SIC Notícias conta a história da sua família, judeus alemães fugidos das leis de Nuremberga.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:00:54
Que esperar do cessar-fogo em Gaza, a terra onde a vida já não é vida?
A trégua na guerra que dura há 15 meses entrou em vigor no domingo. Durará? E que futuro para a população palestiniana e os territórios que devem constituir o seu putativo Estado? Há esperança no Médio Oriente, mas cautelosa, e o futuro é muito incertoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
Podcast da secção de internacional do Expresso assinado por Hélder Gomes, Pedro Cordeiro, Ana França, e Mara Tribuna. Episódios semanais sobre assuntos que dominam a atualidade mundial, com jornalistas, correspondentes e outros convidados