Neste podcast diário, Paulo Baldaia conversa com os jornalistas da redação do Expresso, correspondentes internacionais e comentadores. De segunda a sexta-feira,...
O jogo do empurra entre PSD e PS: Chega para cá, Chega para lá
A queda do governo regional da Madeira, através de uma moção aprovada com votos do PS, Chega, JPP, PAN e IL, levou Montenegro a secundar o seu líder parlamentar e acusar os socialistas de estarem alinhados com o Chega para prejudicar a governação do PSD. O PS também sempre usou o Chega para tentar condicionar a acção política do PSD. Neste jogo do empurra quem fica a ganhar? Conversamos neste episódio com o comentador da SIC Pedro Marques Lopes.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
14:23
Um país que quer a imigração, mas… é o país do Chega? Talvez, quando as percepções colidem com a realidade
No Dia Internacional das Migrações, a Fundação Francisco Manuel dos Santos divulgou um barómetro sobre a imigração. Trata-se de uma análise inédita sobre o fenómeno em Portugal em que se analisam as opiniões da sociedade portuguesa em relação aos imigrantes mas também o que revelam os dados e as estatísticas oficiais. Neste episódio, conversamos com o professor Pedro Góis, um dos autores deste estudo.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
14:53
“Sem fatalismo e sem resistência à mudança”, um projecto piloto para pôr as urgências de obstetrícia a funcionar bem
Desde ontem, grávidas têm de ligar para linha SNS antes de irem às urgências. O primeiro dia teve alguns constrangimentos e a oposição fala de um plano desastroso. Chega e Bloco querem ouvir a ministra da Saúde no Parlamento. Vera Lúcia Arreigoso, jornalista do Expresso que acompanha esta área, defende que é preciso olhar para este projecto piloto “sem fatalismo”, porque para as urgências funcionarem é preciso “não resistir à mudança”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
13:21
Centeno vs Sarmento: há riscos ou não nas contas públicas?
O governador do Banco de Portugal avisou que os défices podem estar de volta, o governo garante que não e o Presidente da República mantém-se optimista mas avisa: “não estiquem muito a despesa porque a folga tem limites”. Há riscos a pairar sobre as contas públicas? À procura de respostas, conversamos com o editor de Economia do Expresso João Silvestre.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
14:09
Um homem foi morto a tiro, a América discute os seguros de saúde e nós o SNS
O Presidente da República critica tanta mudança de política, designadamente na Saúde. As mudanças também acontecem porque há visões ideológicas diferentes para o sector, com mais Estado ou mais privados. O SNS volta a estar em destaque numa semana em que foi detido o assassino do CEO da maior seguradora de saúde dos Estados Unidos. Ângela Silva escreveu a newsletter desta semana dando-lhe o título: “Quando um CEO de uma seguradora é morto a tiro, mande ramos de rosas ao SNS”. É com ela que conversamos neste episódio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Neste podcast diário, Paulo Baldaia conversa com os jornalistas da redação do Expresso, correspondentes internacionais e comentadores. De segunda a sexta-feira, a análise das notícias que sobrevivem à espuma dos dias