Que soluções para o Alentejo Litoral não ficar a ver os comboios passar?
No litoral alentejano, há populações a ver comboios passar e outras que até têm comboios, mas sem uma frequência satisfatória. Numa região do país com um serviço rodoviário altamente deficitário face às necessidades de transporte, a rede ferroviária até existe, mas faltam comboios. A linha de Sines é, desde 1990, exclusiva para transporte de mercadorias e, desde o final de 2011, muitas localidades, entre as quais está Alcácer do Sal, ficam a ver os comboios passar na linha do Sul. Que soluções há para o futuro da mobilidade no Alentejo Litoral? Este é o tema deste episódio do podcast Sobre Carris. Neste episódio ouvimos ainda, em excerto, as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, e do especialista em assuntos ferroviários João Cunha. Episódio gravado ao vivo no Cine-Teatro Vitória de Ermidas-Sado, concelho de Santiago do Cacém, a 22 de Novembr0 de 2024. O Sobre Carris gravou em Ermidas-Sado a convite da CIMAL - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
44:50
Fechar linhas para fazer obras: o novo normal em Portugal
Há neste país uma moda recente: fechar linhas ferroviárias para fazer obras de modernização. Era tradicional fazer as obras sem interromper por completo a circulação de comboios, mas isso parecem ser águas passadas. Depois da Beira Alta e do Oeste é a vez da linha do Alentejo antecipar um fecho que deve durar mais de duas dezenas de meses... pelo menos. São ainda tema neste episódio as reaberturas parciais da Beira Alta e da linha de Leixões, o estado da modernização da linha do Oeste ou o longo caminho até à CP começar a operar serviços comerciais em Espanha.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
27:00
Entre fiordes e debaixo das auroras: uma viagem à Noruega sobre carris
Neste episódio do Sobre Carris, vamos de viagem até à Noruega. Conhecemos as particularidades da rede ferroviária norueguesa e percebemos como é a experiência de viagem de comboio neste país nórdico. Episódio gravado em Bodø, cidade Capital Europeia da Cultura em 2024. O Sobre Carris viajou a convite do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino da Noruega.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
21:05
Passe Ferroviário Verde: vai a CP aguentar o aumento da procura?
Entra já em vigor na próxima segunda-feira, dia 21 de Outubro, o Passe Ferroviário Verde. A premissa deste passe é oferecer aos passageiros, por 20 euros, viagens ilimitadas durante 30 dias nos serviços urbanos (nos percursos fora das áreas metropolitanas), regionais, inter-regionais e, no máximo, duas viagens por dia nos serviços intercidades. Está a CP preparada para responder ao expectável aumento da procura? Neste episódio falamos também sobre a adjudicação do primeiro troço da alta velocidade Porto-Lisboa - ligação Porto-Oiã -, da situação nas linhas de Cascais e do Vouga e ouvimos o presidente da Medway, Carlos Vasconcelos, criticar as obras que estão a ser feitas na Beira Alta.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
39:33
Especial Innotrans 2024: as novidades da maior feira dedicada à ferrovia
Na última semana, a Messe de Berlim foi o centro do mundo ferroviário com mais uma edição da Innotrans: 170 mil visitantes de 133 países puderam ver os quase 3 mil expositores oriundos de 59 países. No exterior, 133 veículos ferroviários - locomotivas, vagões de mercadorias, comboios-socorro e automotoras - foram expostos numa feira marcada pela digitalização do sector ferroviário e pela aposta em soluções de inteligência artificial para optimizar a operação ferroviária. Neste episódio ouvimos ainda a conversa com João Araújo, CEO da GTS Portugal, parte da Hitachi Rail. Episódio gravado na Messe de Berlim, Alemanha. O jornalista Carlos Cipriano viajou a convite da Alstom e o jornalista Ruben Martins viajou a convite da Hitachi Rail.See omnystudio.com/listener for privacy information.