ESTE DEBATE PODE SER VISTO EM VÍDEO AQUI: https://www.youtube.com/watch?v=d7ZT-bvb98Y Na antecâmara das eleições legislativas de 2025, o Sobre Carris reuniu, no auditório do PÚBLICO, representantes dos partidos com assento parlamentar. Num debate com a duração de 1h30, debateu-se o estado do sector, o legado do Governo, o futuro da CP, como resolver os problemas da Fertagus e o que fazer com o gestor de infraestruturas. Participaram neste debate Bruno Ventura (AD-PSD/CDS), José Carlos Barbosa (PS), Gonçalo Levy Cordeiro (IL), Nelson Peralta (BE), Bruno Dias (CDU) e Jorge Pinto (Livre). Chega e PAN não responderam atempadamente ao convite do Sobre Carris.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:34:43
Modernização da Linha do Algarve: uma oportunidade perdida?
O Sobre Carris foi a Lagos, sítio onde simbolicamente começa a mais longa viagem de comboio do mundo. Desta estação podemos sair e ir até Singapura. Já houve quem tivesse feito essa aventura, mas neste episódio vamos focar-nos no Algarve. A Linha do Algarve está neste momento a ser modernizada. A electrificação vai chegar a Lagos e também a Vila Real de Santo António, os extremos da linha. Num Sobre Carris gravado ao vivo no edifício da Câmara de Lagos, vamos olhar para o estado da Linha do Algarve, para a modernização em curso e o que se pode esperar depois das obras. É esta modernização uma oportunidade perdida? O Sobre Carris gravou em Lagos a convite da Câmara Municipal.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
39:28
Entrevista a Miguel Pinto Luz: Portugal perde 16 milhões por mês com litigância nos comboios
Em entrevista ao PÚBLICO, o ministro com a pasta das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, faz um retrato sobre a situação na linha da Beira Alta, o Ferrovia 2020 ou sobre a nova ligação em túnel Algés-Trafaria. O ministro fala ainda da situação da Fertagus e sobre a litigância em tribunal no âmbito do concurso dos novos comboios da CP que faz o país perder 16 milhões de euros por mês em fundos comunitários. Neste episódio há ainda espaço para a análise à situação na linha de Cascais e às rotas que se estão a estudar para o futuro da CP.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
39:22
Miguel Pinto Luz: IP enganou mais um ministro
A crise política ditou um fim precoce do Governo de Luís Montenegro. Neste episódio do Sobre Carris falamos do legado do ministro Miguel Pinto Luz. O que fica deste (curto) mandato? O Plano Ferroviário Nacional segue o seu caminho, mas o cenário não é o mais animador, os atrasos no Ferrovia 2020 continuam a mostrar como parece difícil ter outra ambição para a ferrovia no país. A situação da Linha da Beira Alta, que Miguel Pinto Luz tinha prometido reabrir até ao final deste mês de Março, é um exemplo paradigmático dos fracassos na gestão das obras da ferrovia, enquanto a promessa da alta velocidade estar a funcionar em 2030 se torna mais distante.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
38:34
Governo gaba-se de arranjar agulha ferroviária em mais um episódio do desencontro com a IP
Neste episódio, estão em debate as contradições entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e o Governo, a propósito do caso da agulha na estação de Penalva (concelho de Palmela) depois da secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, se ter vangloriado de ter resolvido um problema na agulha da estação que 'atrasava' os comboios da Fertagus e os serviços de longo curso da CP para o sul do país. Os problemas persistentes na Fertagus e a reabertura atrasada da Linha do Oeste são outros dos temas deste episódio.See omnystudio.com/listener for privacy information.