Durante a ditadura, um grupo de empregadas domésticas reúne-se e começa a mobilizar-se para planear o seu sindicato, um movimento que cresce até à revolução. Este é o segundo episódio de “Quase da Família”, uma série sobre as mulheres que limpam e cuidam do mundo e o põem a mexer, feita em parceria com a estrutura de criação artística Cassandra. A Comunidade Fumaça já tem acesso a todos os episódios. Se quiseres ouvir a série completa, faz uma contribuição mensal: https://fumaca.pt/contribuir/ A transcrição completa deste episódio está disponível em https://fumaca.pt/Ajuda-nos a ser a primeira redação profissional de jornalismo em Portugal totalmente financiado pelas pessoas: https://fumaca.pt/contribuir/?utm_source=podcast+appSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
58:18
Quase da Família | 1: As Criadas (Série)
Uma história sobre empregadas domésticas arrancadas na infância de casa dos pais, que sobreviveram aprendendo a cuidar dos outros e a servir como se patroas fossem madrinhas. Este é o primeiro episódio de “Quase da Família”, uma série sobre as mulheres que limpam e cuidam do mundo e o põem a mexer, em parceria com a estrutura de criação artística Cassandra. A Comunidade Fumaça já tem acesso a todos os episódios. Se quiseres ouvir a série completa, faz uma contribuição mensal: https://fumaca.pt/contribuir/ A transcrição completa deste episódio está disponível em https://fumaca.pt/Ajuda-nos a ser a primeira redação profissional de jornalismo em Portugal totalmente financiado pelas pessoas: https://fumaca.pt/contribuir/?utm_source=podcast+appSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:04:27
“Quase da Família”, nova série Fumaça (Trailer)
“Quase da Família” é uma série sobre as mulheres que limpam e cuidam do mundo e o põem a mexer, feita em parceria com a estrutura de criação artística Cassandra. Uma adaptação da peça de teatro sobre trabalho doméstico “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”. Estreia dia 12 de dezembro. Subscreve a newsletter para receberes os episódios no teu email em fumaca.pt/subscreverAjuda-nos a ser a primeira redação profissional de jornalismo em Portugal totalmente financiado pelas pessoas: https://fumaca.pt/contribuir/?utm_source=podcast+appSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
2:49
O que é que te inquieta? (Especial)
José Mário Branco, músico e autor, morreu a 19 de novembro de 2019. Passaram cinco anos. Na redação do Fumaça, hoje com saudade, ganhámos o hábito de perguntar a quem encontramos: o que te inquieta? Estas são algumas das respostas da Comunidade Fumaça, em 2022, no sexto aniversário do podcast, o primeiro numa nova redação. Lê a transcrição em fumaca.pt.Ajuda-nos a ser a primeira redação profissional de jornalismo em Portugal totalmente financiado pelas pessoas: https://fumaca.pt/contribuir/?utm_source=podcast+appSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
18:25
[Republicação] Zélia Figueiredo sobre pessoas trans e saúde mental (Entrevista)
É cada vez maior a evidência científica sobre a forma como pessoas trans e não binárias são desproporcionalmente afetadas por problemas de saúde mental e doenças mentais. A prevalência de depressão, ansiedade e comportamentos autolesivos é superior à população geral. Vários estudos têm demonstrado que, ainda assim, enfrentam maiores entraves no acesso a cuidados de saúde. O estigma, a discriminação e a violência transfóbica não só tem uma relação direta com esse sofrimento, como dificultam que peçam ajuda, que cheguem cedo aos serviços e piora a relação terapêutica com profissionais de saúde. Ao longo de 13 anos, a psiquiatra Zélia Figueiredo acompanhou cerca de 700 pessoas em consulta no Serviço Nacional de Saúde. Durante esse período, ajudou pessoas trans a navegar um sistema de saúde nem sempre acessível: encaminhou-as para outras consultas; apoiou-as nas conversas com a família; ajudou-as a compreender o que estava a acontecer; deu formação a outros profissionais de saúde; falou em escolas. Acredita que no dia em que a sociedade como um todo compreenda o que é ser trans, grande parte do seu trabalho deixa de ser preciso. Esta quinta-feira, Dia Internacional da Saúde Mental, republicamos uma entrevista com Zélia Figueiredo, coordenadora do grupo consultivo para a Diversidade Sexual e de Género da Direção-Geral da Saúde.Ajuda-nos a ser a primeira redação profissional de jornalismo em Portugal totalmente financiado pelas pessoas: https://fumaca.pt/contribuir/?utm_source=podcast+appSee omnystudio.com/listener for privacy information.