Powered by RND
PodcastsNotíciasO Mistério das Finanças

O Mistério das Finanças

ECO
O Mistério das Finanças
Último episódio

Episódios Disponíveis

5 de 115
  • Gonçalo Regalado: "Os empresários não precisam, não devem, nem merecem pedir ao Estado"
    O Governo anunciou um programa de apoio às empresas para responder à guerra comercial e às tarifas à importação dos EUA, um pacote de dez mil milhões de euros, divididos em quatro grandes gavetas, e o Banco Português de Fomento é o ator principal deste plano. Gonçalo Regalado, presidente do Banco de Fomento, é o convidado desta semana do podcast do ECO e da CNN Portugal, 'O Mistério das Finanças', e explica de onde vem este dinheiro e quem pode candidatar-se. Para o gestor, "filho e neto de empresários", o Banco de Fomento é o "banco soberano do país", que tem de trabalhar para todas as empresas.
    --------  
    34:03
  • Fernando Medina: Excedente de 0,7%? "Eu não considero que este valor de 0,7% seja um brilharete"
    Fernando Medina foi o último ministro das Finanças do Governo PS, elaborou o orçamento do Estado para 2024 que acabaria por ser executado pelo Governo da AD e pelo seu sucessor, Joaquim Miranda Sarmento. Convidado desta semana do podcast do ECO e da CNN, 'O Mistério das Finanças', o atual deputado do PS rejeita a tese de que um excedente de 0,7% no ano passado seja um brilharete. "Eu não considero que este valor de 0,7% seja um brilharete, nem nos deva deixar particularmente satisfeitos do ponto de vista do que é a sustentabilidade das nossas finanças públicas". E é também crítico dos acordos salariais com as carreiras especiais da Função Pública, nomeadamente com os professores. "Acima de tudo, os compromissos que foram assumidos do ponto de vista estrutural de crescimento da despesa não deveriam ter sido feitos desta forma". E sobre o seu futuro político, e a integração nas listas de deputados do PS nas próximas eleições, mantém o tabu.
    --------  
    35:05
  • Vitor Bento: "A economia hoje é mais sólida para resistir a um temporal"
    Economista, já foi muita coisa, é agora presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), e foi o convidado desta semana do podcast do ECO e da CNN Portugal, 'O Mistério das Finanças'. Fala do país, como economista, responde às críticas de Mário Centeno à política comercial dos bancos na remuneração dos depósitos. Está preocupado com o afastamento entre as elites, os decisores, e o povo. E dá um exemplo: "Eu não ando muito em transportes públicos, mas ando em alguns, nomeadamente, ando de metro. E uma das coisas que acho que é inaceitável é que no metro quase nenhuma escada rolante funciona. Mas não funciona há anos. Eu vou a Londres, que tem uma rede de metro muito maior, e eu nunca vi uma escada rolante avariada. Aqui, em Lisboa, estão permanentemente avariadas e demoram anos a ser recuperadas. Porque as pessoas que tomam decisões políticas não andam de metro. Porque se andassem de metro já estava resolvido. Isso já estaria resolvido".
    --------  
    33:57
  • Pedro Siza Vieira: “Não basta deixar governar… É preciso um entendimento mais extenso entre o PS e o PSD”
    Pedro Siza Vieira assume-se “perplexo” com a crise política e as eleições antecipadas, responsabiliza o primeiro-ministro pela forma como conduziu todo o processo — “devia ter fechado a empresa, devia ter vendido a empresa a um terceiro, devia imediatamente ter dito aos seus clientes todos: “Eu termino todas as relações que temos” — mas tem outra preocupação. No podcast do ECO e da CNN, ‘O Mistério das Finanças’, o ex-ministro dos governos PS deixa uma alerta: “Se não tivermos isto, o próximo governo vai estar novamente, não só frágil e sem capacidade de tomar decisões de fundo que serão muito difíceis, mas também pode ser tentado a acolher numa solução de governo ou de apoio a um governo, o Chega”. E, para isso, é preciso um entendimento entre os dois maiores partidos nos principais temas políticos, nacionais e europeus.
    --------  
    39:03
  • Armindo Monteiro: "A integridade de Montenegro enquanto gestor da coisa pública não está em causa”
    Armindo Monteiro, presidente da CIP, foi o convidado do podcast do ECO e da CNN, ‘O Mistério das Finanças’, e foi claro na defesa e um entendimento entre o Governo e o maior partido da oposição, o PS, para evitar eleições antecipadas. As eleições antecipadas “vão sacrificar o país. Nós temos uma crise que dispensávamos. Ninguém. E parece que nenhum partido, aparentemente, as quer. Então, a pergunta é: Se nenhum partido as quer, porque é que vamos ter…”.
    --------  
    30:24

Mais podcasts de Notícias

Sobre O Mistério das Finanças

O ECO quer dar respostas aos mistérios que estão guardados nos corredores do poder. Os jornalistas Pedro Santos Guerreiro e António Costa vão discutir, semanalmente, os mistérios das finanças, da economia e das empresas.
Sítio Web de podcast

Ouve O Mistério das Finanças, Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções

O Mistério das Finanças: Podcast do grupo

Aplicações
Social
v7.15.0 | © 2007-2025 radio.de GmbH
Generated: 4/14/2025 - 2:20:21 PM