Que mundos trará ao mundo a eleição de Donald Trump?
Há, na política americana, elementos que não se conseguem explicar de forma racional e é a partir do grande representante do mundo ocidental que se devem tirar as ilações para as mudanças que poderão acontecer no mundo. Treze dias depois das eleições, o mundo político americano mudou. O presidente eleito já tem uma espécie de mitologia em torno de si. Como ficará o mundo ucraniano, o mundo russo e o mundo europeu com as novas políticas de Trump? Por cá, no dia mundial dos pobres, o cardeal patriarca de Lisboa, Rui Manuel Sousa Valério, deslocou-se ao bairro do Zambujal, na Amadora, que foi palco de fortes distúbios nas últimas semanas. Fê-lo em representatividade e como um alerta para um problema internacional e que deve ser colocado na agenda dos decisores políticos mundiais. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
48:20
A vitória de Trump contra o mundo: pode o Velho Continente sobreviver ao novo presidente?
No Leste Oeste em podcast, Nuno Rogeiro analisa a vitória surpreendente de Donald Trump nas eleições americanas como um choque para aqueles que acreditavam ter um controlo sobre o processo democrático. Segundo Rogeiro, esta vitória expôs a verdadeira natureza da democracia: um sistema onde os resultados são imprevisíveis e, por vezes, “extremamente desagradáveis” para quem não vence. O falhanço das sondagens, especialmente em estados tradicionalmente democratas como a Califórnia, sugerindo que o "eleitorado envergonhado" ou a "Síndrome Bradley" ainda têm um impacto significativo nas eleições. A incapacidade de prever o apoio a Trump mostra que há um grupo de eleitores que prefere não declarar o seu voto abertamente, influenciando os resultados finais. Sobre política externa, o comentador levanta questões sobre o futuro das relações EUA-Europa, especialmente com a dependência crescente da Europa em relação ao gás natural liquefeito americano e a necessidade de fortalecer a defesa europeia. Nesta emissão de 10 de novembro, na SIC Notícias, Nuno Rogeiro sublinha que a Europa precisa de evoluir de um "poder macio" para um "poder duro" para enfrentar os desafios futuros, incluindo a desinformação russa que continua a ameaçar a estabilidade das democracias ocidentais.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
51:24
Especial Eleições EUA: Um país perpetuamente bloqueado?
Quase a chegar às 05h00 da manhã, a análise dos resultados apurados nas últimas horas, ainda com a perspetiva de voltar a ter um mandato presidencial de Donald Trump. Desta vez com a possibilidade de vencer voto popular.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
13:55
Especial Eleições EUA: Trump vai vencendo. Quo vadis, Europa?
Que futuro para a segurança e geopolítica mundial se Donald Trump for o vencedor? E o que é que isso nos diz sobre o que a Europa pode enfrentar daqui para a frente?See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
11:53
Especial Eleições EUA: Um referendo a Trump ou um referendo à administração Biden?
O barómetro do New York Times diz que Donald Trump tem, no momento desta emissão com Germano Almeida, Raquel Vaz-Pinto, Miguel Monjardino, e Nuno Rogeiro, 87% de hipóteses de vencer as eleições norte-americanas. O modelo do jornal estima o desfecho da eleição em tempo real com base nos dados das mais recentes projeções e nos votos contabilizaddos. See omnystudio.com/listener for privacy information.