Os desejos imperialistas de Donald Trump e a estado da segurança em Portugal
Depois de Donald Trump esta semana manifestar o interesse de alargar o território dos EUA a áreas da Gronelândia, Canadá e Panamá, são várias as questões que ficam sobre o futuro da paz mundial. O mundo aguenta mais um líder com ideais expansionistas? “A grande questão é essa. Como é que estes possíveis desejos se põem em prática? Porque se tudo se tratar através de negociações e pelo direito internacional convencionado, é uma coisa. Se se tratar com invasões militares, é outra coisa”, explica Nuno Rogeiro. Neste episódio de Leste/Oeste, está também em análise a segurança em Portugal e o regresso de Mondlane a Moçambique. Ouça o programa emitido na SIC Notícias a 12 de janeiro em podcast. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
53:16
Violência e radicalização nos EUA e os desafios da Alemanha
No seu espaço de comentário semanal, Nuno Rogeiro aborda a situação tensa nos Estados Unidos, destacando as divisões internas no Partido Republicano em vésperas da tomada de posse de Donald Trump. A questão da imigração e da violência no país, tendo em conta os últimos casos de terrorismo, foi outro dos temas em análise. A guerra da Ucrânia é outro dos assuntos centrais, bem como a influência da maçonaria e os dilemas enfrentados pela Alemanha após o chanceler Olaf Scholz ter perdido o voto de confiança. O programa foi exibido a 5 de janeiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
51:49
O que aconteceu em 2024 e que contornos tomará o mundo a seguir?
2024 foi o ano de eleições que mudaram o xadrez político de países, regiões e do mundo inteiro. No Médio Oriente, tudo se pode resumir numa frase: todas as tempestades do mundo caíram foram ali cair. A Guerra na Ucrânia matou centenas de milhares, só este ano. O Parlamento Europeu viu o crescimento dos grupos Eurocépticos, mas há um pacto ultra-maioritário entre cristãos democratas, sociais democratas, liberais e centristas. Isto permitiu a recandidatura triunfante de Ursula Van der Leyen, que entretanto assinalou o primeiro grande triunfo político com a assinatura do Pacto UE-MERCOSUR. O triunfo de Trump foi o mais chocante, para muitos. Aqui, um sinal surpreendente: o Republicano ganhou entre os Católicos. Entre guerras, interesses económicos e objetivos políticos, que acontecimentos trará 2025? Ouça mais um Leste/Oeste em podcastSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
46:35
Dois presidentes, uma nação: a nova realidade política da Geórgia
Afinal, quem é o presidente da Geórgia? Salomé Zourabichvili, atual presidente em funções, não reconhece a legitimidade do atual Parlamento e recusa-se a aceitar escolha feita este sábado para o seu sucessor, o ex-futebolista de extrema-direita Mikheil Kavelashvili. O que se sucede? Há dois presidentes para uma mesma nação. “Não prevejo grandes transformações”, explica o comentador Nuno Rogeiro, mas garante que, por isso mesmo, pode haver consequências para os georgianos. “Sem grandes mudanças, as coisas acabam por se decidir na rua”, garante. Neste programa está também em análise a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria e a importância estratégica da Polónia para a UE na Guerra da Ucrânia. Ouça o comentário em podcast. Este programa foi originalmente emitido na SIC Notícias a 15 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
47:31
Rebeldes derrubam regime sírio: “Não sabemos onde está o presidente Bashar al-Assad, os rumores dizem que ia num avião que foi abatido por mísseis russos para o calar”
Caiu o regime de Bashar al-Assad na Síria, o paradeiro do presidente é incerto. Governou o país durante 24 anos, reprimindo de forma sangrenta uma rebelião que se transformou em guerra. A Turquia congratula-se com vitória dos rebeldes islâmicos e com o fim de cinco décadas do governo do partido Baath. De momento ainda são mais as perguntas do que as respostas, mas “Rússia, Irão e Coreia do Norte são três dos grandes perdedores da queda do regime na Síria”, afirma Nuno Rogeiro. Na Europa, está instalado o grande mistério romeno, com o Tribunal Constitucional a declarar nula a primeira volta das eleições presidenciais, vencida por um candidato pró-russo. Em França, a reconstrução de Notre Dame reuniu em Paris vários líderes políticos, com especial foco no encontro entre Zelensky e Trump, mediado por Macron. Na Ucrânia a guerra continua, a caminho de mais um triste Natal marcado pelo conflito. Em Kharkiv a cidade ofereceu alguma esperança às crianças que passam a vida em escolas subterrâneas. Ouça a análise de Nuno Rogeiro na versão podcast do programa Leste/Oeste, emitido na SIC Notícias a 8 de dezembro e conduzido pela jornalista Nelma Serpa PintoSee omnystudio.com/listener for privacy information.