Dos salários à semana de trabalho de quatro dias, as tendências que estão a moldar o mercado de trabalho. Se é verdade que hoje contamos ter vidas mais longas, ...
"Transparência é o principal 'driver' da igualdade salarial"
Os salários ainda são um tabu na generalidade das empresas portuguesas, mas a transparência a esse respeito ajuda não só a fidelizar os trabalhadores, como a combater as desigualdades. Aliás, a transparência é o "principal driver" da igualdade entre vencimentos, considera Paulo Veiga, CEO da EAD, no novo episódio do podcast "Trinta e oito vírgula quatro". Já Nuno Ferreira Morgado, sócio da PLMJ, vem explicar o que vai mudar na lei portuguesa com a nova diretiva europeia da transparência salarial.
--------
36:05
"No início de carreira, é muito importante a presença no escritório"
O trabalho remoto ou híbrido é uma exigência de muitos dos jovens que estão a chegar ao mercado de trabalho. Mas, particularmente, no início de carreira, há vantagens em experimentar o modelo presencial. O aviso é deixado por Vasco Falcão, CEO da Konica Minolta para Portugal e Espanha, no novo episódio do podcast "Trinta e oito vírgula quatro".
--------
20:31
"Há uma ditadura da oferta de emprego, mas está a terminar"
Neste episódio do podcast "Trinta e oito vírgula quatro", falamos de employer branding, conflitos entre gerações e do direito dos candidatos a terem informação sobre os empregadores. O convidado é Luís Sottomayor, CEO da Talent Portugal
--------
25:00
"Não há confiança dentro das equipas sem vulnerabilidade" + Dicas sobre licenças parentais
Os chefes fechados em si mesmo e sem atenção ao lado humano de quem lideram estão de saída. Pedro Moura acredita que "mais do que nunca" exige-se empatia aos líderes. "Procuro todos os dias mostrar a minha vulnerabilidade", diz o CEO da Merck Portugal, neste episódio do podcast "Trinta e oito vírgula quatro", que conta também com a participação de Patrícia Perestrelo, da Abreu Advogados.
--------
28:39
"Mentoria e formação dos gestores podem ajudar a aumentar a produtividade"
Neste episódio do podcast "Trinta e oito vírgula quatro", Pedro Brito, CEO da Formação Executiva da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE), defende que a combinação entre mentoria e formação dos gestores pode ajudar (e muito) a aumentar a produtividade das empresas e, à boleia, da economia nacional.
Dos salários à semana de trabalho de quatro dias, as tendências que estão a moldar o mercado de trabalho. Se é verdade que hoje contamos ter vidas mais longas, também o é que passaremos mais anos a trabalhar. Numa década, a duração média estimada da vida de trabalho dos portugueses cresceu dois anos para 38,4, valor que dá título a este podcast e torna obrigatória a pergunta: se empenhamos tanto do nosso tempo a trabalhar, como podemos fazê-lo melhor?