“Se fosse pelo salário, já não tínhamos executivos em Portugal”
Apesar de os salários oferecidos em Portugal (ainda) compararem mal com aqueles garantidos noutros países, Portugal tem, sim, executivos e gestores de ótima qualidade. Quem o diz é Soledade Carvalho Duarte, managing director da Transearch Portugal, no novo episódio do podcast "Trinta e oito vírgula quatro", o primeiro da temporada especial sobre rendimentos. Também neste episódio, o professor Miguel Ferreira, da Nova SBE, alerta para os baixos níveis de literacia financeira em Portugal e deixa recomendações.
--------
51:20
"Na gestão de pessoas, ainda se reage mais do que age. Não corre da melhor forma"
Está num processo de recrutamento, mas ainda não falaram sobre salário? Recebeu uma proposta de emprego de uma outra empresa, mas não sabe como deve abordar o assunto com o seu empregador atual? Adelaide Martins recomenda transparência e objetividade.Neste episódio do podcast "Trinta e oito vírgula quatro", a codiretora da pós-graduação em Gestão de Pessoas da Porto Business School (e ex-diretora de recursos humanos da Ascendi) vem explicar como negociar o salário em todas as etapas da carreira, olhando não só através da lente do empregador, como do trabalhador.
--------
28:29
"Transparência é o principal 'driver' da igualdade salarial"
Os salários ainda são um tabu na generalidade das empresas portuguesas, mas a transparência a esse respeito ajuda não só a fidelizar os trabalhadores, como a combater as desigualdades. Aliás, a transparência é o "principal driver" da igualdade entre vencimentos, considera Paulo Veiga, CEO da EAD, no novo episódio do podcast "Trinta e oito vírgula quatro". Já Nuno Ferreira Morgado, sócio da PLMJ, vem explicar o que vai mudar na lei portuguesa com a nova diretiva europeia da transparência salarial.
--------
36:05
"No início de carreira, é muito importante a presença no escritório"
O trabalho remoto ou híbrido é uma exigência de muitos dos jovens que estão a chegar ao mercado de trabalho. Mas, particularmente, no início de carreira, há vantagens em experimentar o modelo presencial. O aviso é deixado por Vasco Falcão, CEO da Konica Minolta para Portugal e Espanha, no novo episódio do podcast "Trinta e oito vírgula quatro".
--------
20:31
"Há uma ditadura da oferta de emprego, mas está a terminar"
Neste episódio do podcast "Trinta e oito vírgula quatro", falamos de employer branding, conflitos entre gerações e do direito dos candidatos a terem informação sobre os empregadores. O convidado é Luís Sottomayor, CEO da Talent Portugal
Dos salários à semana de trabalho de quatro dias, as tendências que estão a moldar o mercado de trabalho. Se é verdade que hoje contamos ter vidas mais longas, também o é que passaremos mais anos a trabalhar. Numa década, a duração média estimada da vida de trabalho dos portugueses cresceu dois anos para 38,4, valor que dá título a este podcast e torna obrigatória a pergunta: se empenhamos tanto do nosso tempo a trabalhar, como podemos fazê-lo melhor?