Num mundo noticioso veloz a importância da contextualização é cada vez maior. O Negócios explica o tema mais forte da semana e antecipa a Soma dos Dias da seman...
Ep. 81 - A Comissão de Inquérito à Efacec e Moçambique
Neste episódio olhamos para a Efacec e a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a tutela política da empresa entre 2020 e 2023, recordando o que está em causa desde que a tecnológica foi nacionalizada. Nesse momento, na sequência do caso Luanda Leaks, o Estado comprou a participação que era de Isabel dos Santos. Venderia a empresa três anos mais tarde à alemã Mutares, numa operação arrasada pelo Tribunal de Contas. Depois, olhamos para a situação cada vez mais tensa em Moçambique na sequência das eleições presidenciais. Com Paulo Moutinho e Celso Filipe, numa edição de Hugo Neutel.
--------
13:02
Ep. 80 - A Galp e o Novo Banco
Neste episódio analisamos os dois casos que abalaram o mundo das empresas em Portugal nesta semana. A Galp perdeu o CEO, Filipe Silva, depois de uma denúncia anónima alertar para uma relação que mantinha com uma funcionária que lhe respondia diretamente, facto que viola o código de conduta da companhia. Na segunda parte, olhamos para o Novo Banco, que demitiu um administrador executivo entretanto tornado arguido devido a suspeitas de fraude fiscal e branqueamento de capitais. Com Bárbara Silva e Diana Ramos, numa edição de Hugo Neutel.
--------
18:04
Ep. 79 - O “rally” de Natal em Wall Street e as previsões do Banco de Portugal
Neste episódio analisamos o “rally” de Natal em Wall Street e se tem pernas para andar, mesmo com a incerteza em torno das políticas de Donald Trump e com a Reserva Federal a prever menos descidas de juros em 2025. Na segunda parte, olhamos de perto para as previsões económicas e orçamentais do Banco de Portugal, a única entidade a prever um défice já no próximo ano, ao contrário do Governo. Estará o governador Mário Centeno a ultrapassar o mandato de supervisor? Com a coordenadora de Mercados Carla Pedro e o editor de Economia Paulo Ribeiro Pinto. Diogo Mendo Fernandes é o anfitrião.
--------
11:04
Ep. 78 - Um ano de Milei e os cortes de juros do BCE
Neste episódio, olhamos para a Argentina. Um ano após tomar posse como Presidente, Javier Milei ainda não conseguiu o "milagre económico" para o país, continua nas mãos do Fundo Monetário Internacional, mas há mudanças a assinalar. Olhamos ainda para mais um corte das taxas de juro do Banco Central Europeu que aconteceu ontem, quinta-feira. O BCE decidiu cortar 25 pontos base para 3%. Na próxima semana há reunião da Reserva Federal norte-americana e é esperado também um corte nos juros. Com o diretor adjunto Celso Filipe e Leonor Mateus Ferreira. A edição é de Cláudia Arsénio.
--------
15:14
Ep. 77 - O fim do acordo do Novo Banco e a crise política em França
Neste episódio analisamos o acordo alcançado para colocar um ponto final no mecanismo de capital contingente que está em vigor no Novo Banco desde que este foi vendido ao fundo norte-americano Lone Star, projetando qual será o futuro desta instituição financeira. Na segunda parte analisamos a crise política em França, ainda sem desfecho conhecido, que está também a lançar a incerteza junto dos mercados. Com o diretora Diana Ramos e o editor de Economia Paulo Ribeiro Pinto. Hugo Neutel é o anfitrião.
Num mundo noticioso veloz a importância da contextualização é cada vez maior. O Negócios explica o tema mais forte da semana e antecipa a Soma dos Dias da semana seguinte. Todas as sextas-feiras em negocios.pt e nas plataformas de podcasts. A Soma dos Dias - em todas as semanas há histórias para contar.