De morte natural nunca ninguém morreu, dizia Jorge de Sena. Ainda assim, Desastres Naturais fala de mortes alheias, todas as semanas. Uns mais famosos do que o...
Frank Salemme, o mafioso norte-americano líder da família Patriarca (1933-2022)
Uma vida dedicada ao crime, toda ela passada em gangues até se tornar o chefe da família Patriarca de New England, Massachussetts. Salemme, conhecido como “Cadillac Frank”, foi responsável por inúmeras mortes e estava, até à data da sua morte, preso em prisão perpétua após ter cumprido 11 anos de prisão. Faleceu aos 89 anos no dia 13 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
7:18
Abigail Kawananakoa, a última princesa do Havai que casou com a sua namorada aos 93 anos (1926-2022)
Abigail Kinoiki Kekaulike Kawananakoa, conhecida como Princesa Abigail Kawananakoa, nasceu durante o Periodo Terriotorial do Havai e era descendente da família real Havaiana. Com a sua morte estingue-se a dinastia real daquele país anexado aos Estados Unidos desde o fim do século XIX. Abigail deixou considerável fortuna ao falecer aos 96 anos no passado dia 11 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
7:52
Johnny Johnson, piloto da RAF que participou no ataque às barragens Möhne e Edersee na Segunda Guerra Mundial (1921-2022)
O esquadrão da RAF nº 617 ficou conhecido como “The Dambusters” por ter destruído duas barragens em 1943 que ajudaram à derrota Nazi. Amplamente condecorado, era o último membro vivo do esquadrão. Faleceu aos 101 anos a 7 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
7:00
Nagrelha, o “Estado-Maior do Kuduro” angolano cuja morte causou tumultos (1986-2022)
“Nunca se viu nada assim”, é a descrição feita aos tumultos que se sucederam à morte do artista angolano Nagrelha. Com o seu grupo Os Lambas, Nagrelha conquistou o mundo em 2000 e, já a solo, foi autor de vários sucessos como “Não Me Tarraxa Assim”, “Wamona” ou “Provou e Gostou”. No seu funeral, a polícia foi forçada a intervir com gás lacrimogéneo devido aos tumultos e roubos, havendo inclusive mortes e feridos. Nagrelha faleceu aos 36 anos vítima de cancro do pulmão.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
7:58
Pierre de Lagarde, jornalista e apresentador francês que ajudou a salvar 150 monumentos da ruína
Pierre de Lagarde ensinou a um vasto auditório francês a importância da preservação do património arquitetónico. De 1962 até 1975 o seu programa permitiu a salvação de mais de 150 monumentos em ruína. Morreu aos 90 anos em Paris.See omnystudio.com/listener for privacy information.
De morte natural nunca ninguém morreu, dizia Jorge de Sena. Ainda assim, Desastres Naturais fala de mortes alheias, todas as semanas. Uns mais famosos do que outros, estrangeiros e nacionais, todos podem figurar nos obituários feitos por António Araújo. Com uma certeza, porém: só ouve quem estiver vivo