Powered by RND
PodcastsSociedade e culturaMemórias de Francisco Pinto Balsemão
Ouça Memórias de Francisco Pinto Balsemão na aplicação
Ouça Memórias de Francisco Pinto Balsemão na aplicação
(1 079)(250 081)
Guardar rádio
Despertar
Sleeptimer

Memórias de Francisco Pinto Balsemão

Podcast Memórias de Francisco Pinto Balsemão
Expresso
Nestas memórias, Francisco Pinto Balsemão guia-nos pelas suas origens beirãs, pela extensa família, pelo bairro da Lapa, a Quinta da Marinha, a Duque de Palmela...

Episódios Disponíveis

5 de 8
  • As Presidenciais de 1972. Degradação da relação com Marcello Caetano; Balanço da Ala Liberal
    Neste episódio, Francisco Pinto Balsemão recua até 1972 para lembrar a atividade da Ala Liberal nas eleições presidenciais desse ano. Fala ainda da deterioração das relações com Marcello Caetano, os cortes da censura, a politiquice na Assembleia Nacional e a apresentação do projeto de lei de imprensa. "É indiscutível a importância da Ala Liberal no processo de democratização de Portugal, importância que tem sido, muitas vezes, esquecida ou minimizada", afirma. No próximo episódio vamos até às origens do Expresso e os critérios de recrutamento para a primeira redação do jornal, num período áureo de vendas de jornais.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    1:07:34
  • Ala Liberal: Atividade parlamentar intensa para desagrado de Marcello Caetano; Prioridade à Liberdade de Expressão
    Nesta II parte das 'Memórias', Francisco Pinto Balsemão fala de Jornalismo e de Política num Portugal em mudança, da Ditadura à Democracia. O fundador do Expresso lembra a importância da Ala Liberal, o início do Expresso e o 25 de Abril, nos anos que decorrem entre 1968 e 1979. Neste primeiro episódio da II temporada, o seu foco é a intensa atividade no Parlamento, o primeiro contacto com Mário Soares e as eleições em 1969. No próximo episódio vamos até às Presidenciais de 1972 e a degradação da relação com Marcello Caetano.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    2:32:52
  • Diário Popular: trabalhar e aprender. Politização
    Neste quinto episódio, o último da primeira temporada, Francisco Pinto Balsemão lembra os sete anos que passou no Diário Popular, onde descobriu os pequenos detalhes e as grandes histórias que compõem o dia-a-dia de uma redação. A primeira temporada deste podcast sobre os primeiros anos de vida de Francisco Pinto Balsemão, entre 1937 e 1968, termina aqui. Na próxima semana, damos início à segunda temporada, com o mote Jornalismo e Política num Portugal em mudança, da Ditadura à Democracia: A Ala Liberal, o Expresso e o 25 de Abril (1968-1979).See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    1:49:15
  • Tropa na Força Aérea: gosto pela Aviação, ajudante-de-campo de Kaúlza, deslumbramento com África; Ministério da Saúde: breve contacto com a versão civil do Estado
    No quarto capítulo das suas 'Memórias', Francisco Pinto Balsemão lembra os anos que passou na Força Aérea, o gosto pela aviação e o seu deslumbramento com África, que se manteve ao longo de toda a vida. Detalha também a sua ligação a Kaúlza de Arriaga, na altura Subsecretário de Estado da Aeronáutica, em cujo gabinete Balsemão foi convidado para trabalhar como secretário. “Um convite do Subsecretário era, nessa altura, uma ordem, uma guia de marcha sem apelo nem agravo e, em princípio, uma honra. Os meus pais, devidamente consultados, acharam (…) que poderia ser uma via para uma reconversão minha ao salazarismo”, lembra o fundador do Expresso. Depois do serviço militar de três anos, Balsemão regressa à vida civil e é convidado para ser secretário do então Ministro da Saúde, Pedro Soares Martínez, em 1962. “Foram 8 ou 9 meses muito interessantes para mim”, afirma o autor de ‘Memórias’ neste quarto episódio. A primeira temporada deste podcast segue de forma integral a edição em livro (publicado pela Porto Editora) e diz respeito aos primeiros anos de vida de Francisco Pinto Balsemão, entre 1937 e 1968, ocupando um total de cinco episódios. Na próxima semana, vamos até ao Diário Popular em 1963, quando Balsemão tinha 25 anos.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    1:04:35
  • Faculdade de Direito: do pesadelo do chumbo às ousadias do '6º ano'
    No terceiro capítulo das suas 'Memórias', Francisco Pinto Balsemão lembra os anos que passou na Faculdade de Direito e enumera os principais 'mestres' que encontrou no Ensino Superior. Fala ainda do serviço militar e do 6º ano de Faculdade, altura em que se tornou claro o seu interesse por Política e também por Economia. No início da vida adulta, estabeleceu amizades profundas que viriam a permanecer durante toda a sua vida. Este é o momento em que lembra quatro grandes amigos, já falecidos, com os quais trabalhou, viajou e conviveu de perto durante várias décadas. A primeira temporada deste podcast segue de forma integral a edição em livro (publicado pela Porto Editora) e diz respeito aos primeiros anos de vida de Francisco Pinto Balsemão, entre 1937 e 1968, ocupando um total de cinco episódios. Na próxima semana, vamos até à Força Aérea e o deslumbramento com África.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    1:35:54

Mais podcasts de Sociedade e cultura

Sobre Memórias de Francisco Pinto Balsemão

Nestas memórias, Francisco Pinto Balsemão guia-nos pelas suas origens beirãs, pela extensa família, pelo bairro da Lapa, a Quinta da Marinha, a Duque de Palmela e o mundo das suas viagens; mas leva-nos também ao universo da sua infância, ao Liceu Pedro Nunes, à Faculdade de Direito, à Força Aérea e à sua incursão pelo ensino universitário. Não fica, no entanto, por aqui: abre-nos as portas das empresas familiares, do Diário Popular, do Expresso, da SIC, e não só; apresenta-nos os meandros da política – no seu melhor e no seu pior –, desde a aventura da Ala Liberal e o PSD, até hoje não esquecendo alianças e traições. Muitas histórias, onde perpassam aventuras e devaneios, mas nas quais sobressaem os amigos e, primordialmente, a mulher, os filhos e os netos. Aqui se escalpeliza toda uma vida, um percurso ímpar que contribuiu decisivamente para formar o Portugal de hoje. 'Memórias' é uma janela aberta para a vida de Francisco Pinto Balsemão e uma visita guiada pelo seu caminho e pela sua obra.Com o objetivo de partilhar mais ampla e gratuitamente a sua vida e obra com o grande público, todo o livro é reproduzido em quatro temporadas de podcast, num total de 24 episódios.  'Memórias de Francisco Pinto Balsemão' é um podcast do Expresso, editado pela agência de inovação Instinct a partir da voz de Francisco Pinto Balsemão, com sonoplastia de João Luís Amorim, coordenação de Mónica Balsemão e Joana Beleza, direção de João Vieira Pereira. Baseado na obra homónima publicada pela Porto Editora, contou ainda com a participação especial de Clara de Sousa na leitura de capítulos e subtítulos.
Sítio Web de podcast

Ouve Memórias de Francisco Pinto Balsemão, Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções

Memórias de Francisco Pinto Balsemão: Podcast do grupo

Aplicações
Social
v7.10.0 | © 2007-2025 radio.de GmbH
Generated: 3/9/2025 - 12:48:04 PM