Powered by RND
Ouça Geração 60 na aplicação
Ouça Geração 60 na aplicação
(1 079)(250 081)
Guardar rádio
Despertar
Sleeptimer

Geração 60

Podcast Geração 60
Conceição Lino
Nasceram na ditadura, cresceram na democracia e saborearam a liberdade. Tiveram possibilidades que os pais e os avós não conheceram. Assistiram a mudanças socia...

Episódios Disponíveis

5 de 6
  • Tim: “Os meus pais ficaram preocupados quando comecei a levar a música mais a sério do que eles pensavam. Depois comecei a chumbar na Faculdade de Agronomia e a coisa começou a piar mais fininho”
    Nasceu em abril de 1960, em Ferreira do Alentejo, mas cresceu em Almada. O primeiro instrumento que aprendeu a tocar foi a harmónica, ajudava-o a passar o tempo enquanto estava internado por causa de uma hepatite.Tinha 13 anos quando experimentou a viola que os pais lhe trouxeram de Espanha, porque lá eram mais baratas. Desde aí nunca mais largou a música. Não estava nos planos ser o vocalista dos Xutos e Pontapés, mas depois de um concerto na prisão de Tires tudo mudou. Já são 50 anos de carreira e este ano quis experimentar outros caminhos e vai percorrer o país com a guitarra e as letras com histórias que escreveu até hoje. António Manuel Lopes dos Santos, mais conhecido por Tim dos Xutos, é o convidado do novo episódio do Geração 60 conduzido pela Conceição Lino.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    38:22
  • Isabel de Herédia: “O Duarte era o meu melhor amigo, nunca senti a diferença de idades. Tinha rapazes interessados em mim, mas eu vi-me como uma cómoda e a certa altura pensei: ‘Quem é que conhece as minhas gavetas todas?’ Era o Duarte”
    Nasceu em novembro de 1966, em Lisboa. Viveu a infância entre Portugal e Angola. Os pais partiram primeiro para África e com quatro anos, Isabel, ficou a viver com a avó e uma tia. Depois do 25 de Abril, a família mudou-se para o Brasil, para São Paulo. Foi lá que estudou num colégio jesuíta, fez o curso de Gestão e especializou-se em Finanças. Inês de Castro Curvello de Herédia acrescentou Bragança ao nome quando casou com D. Duarte Pio. Conhecem-se desde pequenos e foi ele quem a ensinou a nadar. A experiência como gestora levou-a a assumir o controlo das contas e do património da casa de Bragança, sempre sem se deixar levar por críticas de quem a esperava talvez menos interventiva. Isabel de Herédia é a convidada do novo episódio do Geração 60.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    35:58
  • João Cotrim de Figueiredo: “Servi bebidas de smoking branco e aprendi que as pessoas olham para quem está a trabalhar como se fossem invisíveis. Isso marcou-me e hoje tento ver essas pessoas”
    Estudou no colégio alemão e mais tarde em Londres, coisa rara para a altura. Fez quase tudo, foi gestor em várias empresas, passou pela banca, pelo Turismo de Portugal, até foi diretor de um canal de televisão. Acabou na política. Agora as semanas dividem-se entre Bruxelas e Lisboa, mas o regresso à vida política nacional não está para breve: “a presidência da república não me fascina”. João Cotrim de Figueiredo é o convidado do novo episódio do Geração 60.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    41:52
  • Clara de Sousa: “A minha visibilidade pode ser um peso para os meus filhos, mas tento desconstruir isso. A minha heroína era a minha mãe e só tinha o quarto ano, o estatuto social não faz de nós melhores”
    Nasceu em novembro de 1967, no Monte do Estoril, na linha de Cascais, e é por lá que ainda hoje vive. Cresceu numa casa “bastante politizada”, onde a televisão estava sempre ligada. Teve uma infância “muito livre” e com “todo o tempo do mundo”, conta. Desde criança que aprendeu o valor do trabalho e nunca teve receio de pôr as mãos na massa - aos nove anos cozinhava para toda a família. O plano era ser professora de português e de inglês, mas a vida levou-a para a rádio e, mais tarde, para a televisão. É jornalista há mais de 30 anos. Mesmo numa altura em que a profissão atravessa “tempos complicados” nunca perde motivação. Clara de Sousa é a primeira convidada do podcast Geração 60 conduzido por Conceição Lino. See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    40:10
  • Geração 80. Trailer: 2ª temporada
    Está a chegar a segunda temporada de Geração 80, o podcast que dá voz a uma série de portugueses nascidos nessa década brilhante, num regresso ao futuro guiado por Francisco Pedro Balsemão. O primeiro episódio sai já a 6 de março em todas as plataformas e nos sites da SIC Notícias, SIC e Expresso. Não percam! Livres e sonhadores, os anos 80 em Portugal foram marcados pela consolidação da democracia e uma abertura ao mundo impulsionada pela adesão à CEE. Foram anos de grande criatividade, cujo impacto ainda hoje perdura. Apesar dos bigodes, dos chumaços e das permanentes, os anos 80 deram ao mundo a melhor colheita de sempre?See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    0:36

Mais podcasts de Sociedade e cultura

Sobre Geração 60

Nasceram na ditadura, cresceram na democracia e saborearam a liberdade. Tiveram possibilidades que os pais e os avós não conheceram. Assistiram a mudanças sociais mais justas, a grandes inovações e ao arranque da transformação tecnológica. Perante os desafios do mundo atual, o que têm a dizer os que acreditaram no progresso e na conquista de direitos? Depois da Geração 70, com Bernardo Ferrão, da Geração 80 com Francisco Pedro Balsemão, e da Geração 90, com Júlia Palha, chega em 2025 a Geração 60, o podcast em que Conceição Lino conversa com quem nasceu numa altura em que o único ecrã era o da televisão a preto e branco. Geração 60 tem o apoio da KPMG.
Sítio Web de podcast

Ouve Geração 60, Memórias de Francisco Pinto Balsemão e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Aplicações
Social
v7.13.0 | © 2007-2025 radio.de GmbH
Generated: 3/30/2025 - 6:49:05 PM