Aclamada pela crítica e fenômeno popular na internet, Clarice Lispector é considerada, internacionalmente, um dos grandes nomes da literatura do século XX. Mist...
Neste primeiro episódio, falamos da chegada de Clarice Lispector ao Brasil, quando ainda era uma criança de colo, acompanhada de sua família; da mudança de Recife, cidade onde passou a infância, para o Rio de Janeiro; dos estudos na Faculdade de Direito; das primeiras experiências profissionais; do casamento e dos três primeiros livros publicados: “Perto do coração selvagem”, “O lustre” e “A cidade sitiada”.
Convidados: Nádia Battella Gotlib e Regina Pontieri
Participação: Maria Bethânia
Canção: “Saudade de Pernambuco”, Luiz Gonzaga
--------
58:19
Episódio 2 – “Largar no chão o corpo antigo”
Neste segundo episódio, tratamos do período em que Clarice Lispector, separada de Mauri Gurgel Valente – e após 15 anos fora do Brasil – voltou a viver no Rio de Janeiro, com os filhos. Após mais de uma década sem publicar, Clarice lançou dois livros que vinham sendo escritos durante sua estadia no exterior: o romance “A maçã no escuro” e o livro de contos “Laços de família”.
Convidados: Yudith Rosenbaum e José Miguel Wisnik
Participação: Maria Bethânia
Canção: “Janelas abertas nº2” (Caetano Veloso), Ana Moura/Disco “A tribute to Caetano Veloso”
--------
49:27
Episódio 3 – “Nasci incumbida”
Neste terceiro episódio tratamos do período em que Clarice Lispector, de volta ao Rio de Janeiro, morando no bairro do Leme, tornou a colaborar na imprensa assinando crônicas para o Jornal do Brasil e fazendo entrevistas para sua coluna na revista Manchete. Também nessa época, lançou os livros “Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres” e “Felicidade clandestina”.
Convidados: Evando Nascimento e Flávia Trocoli
Participação: Maria Bethânia
Canção: “Retrato em branco e preto” (Tom Jobim e Chico Buarque), Chico Buarque/Disco “Chico Buarque de Hollanda volume 3”
--------
57:35
Episódio 4 – “A coisa em si”
Neste episódio, focalizamos o período em que Clarice Lispector escreveu um livro tão breve quanto perturbador: “Água viva”. É também nesse período que Clarice publicou duas coletâneas de contos, ambos em 1974: “A via crucis do corpo” e “Onde estivestes de noite”. No ano seguinte, a autora participou do Congresso Internacional de Bruxaria, na Colômbia, onde leu o magnífico “O ovo e a galinha”.
Convidados: Carlos Mendes Sousa e João Camilo Penna
Participação: Maria Bethânia
Canção: “Que o Deus venha” (Cazuza), Cássia Eller/Disco “Cassia Eller”
--------
46:33
Episódio 5 – “É tempo de morangos”
Neste último episódio, conversamos sobre os últimos anos de Clarice Lispector, com destaque para seu derradeiro livro, “A hora da estrela”, e os manuscritos de “Um sopro de vida”, publicado postumamente. Também é focalizada a escrita voltada para o universo infantil em textos memorialísticos, publicados na reunião de contos “Felicidade clandestina”, e nos livros para crianças – “O mistério do coelho pensante”, “A mulher que matou os peixes”, “A vida íntima de Laura”, “Quase de verdade”, “Como nasceram as estrelas”.
Convidados: Teresa Montero e Sônia Roncador
Participação: Maria Bethânia
Canção: “O nome da cidade” (Caetano Veloso), Adriana Calcanhotto/Disco “Senhas”
Aclamada pela crítica e fenômeno popular na internet, Clarice Lispector é considerada, internacionalmente, um dos grandes nomes da literatura do século XX. Misteriosa, obscura, reveladora, experimental, estranhamente mística ou filosófica – como definir a escrita da autora de "A hora da estrela"? Este podcast, concebido e apresentado por Bruno Cosentino e Eucanaã Ferraz, percorre a vida e a obra de Clarice em cinco episódios, nos quais conversam com grandes especialistas, professores e pesquisadores.