Powered by RND
PodcastsSociedade e culturaDebaixo da Língua
Ouça Debaixo da Língua na aplicação
Ouça Debaixo da Língua na aplicação
(1 079)(250 081)
Guardar rádio
Despertar
Sleeptimer

Debaixo da Língua

Podcast Debaixo da Língua
Rádio Comercial | Rui Maria Pêgo
O que é que se faz ao que fica por dizer? Apaga-se para sempre… Ou fica “Debaixo da Língua”? Depois de quase dois anos (séculos?) fora da rádio, Rui Maria Pêgo ...

Episódios Disponíveis

5 de 75
  • Cândida Pinto
    60 anos. Quatro décadas a cruzar vidas em vários pontos do globo. Em Angola, nas primeiras eleições livres. Nas guerras do Iraque, do Afeganistão, em Timor-Leste, na Palestina ou na Ucrânia, onde diz que sente Kiev como casa. Nas redações da Antena 1, RTP, SIC, Jornal Expresso e, nos últimos anos, na RTP, desde Julho, como jornalista correspondente nos Estados Unidos da América. Em seis meses, viu dois atentados a um ex-presidente, a nomeação relâmpago de Kamala Harris, as eleições norte-americanas que dividiram o país e a vitória de Donald Trump. Cândida Pinto já venceu mais de uma dezena de prémios de jornalismo, entre eles, o Prémio Gazeta de Televisão, o Prémio dos Direitos Humanos e Integração, atribuído pelo Gabinete para os Meios de Comunicação Social e pela Comissão Nacional da UNESCO, o Prémio Maria Barroso, o Prémio Mária Mesquita da Sociedade Portuguesa de Autores ou o Prémio da AMI - Jornalismo contra a indiferença.O que se aprende a pisar territórios minados? Onde se arrumam as histórias que não são mostradas na televisão? Fica-se com elas ? Ou deitamo-las ao mar?Viagem fascinante pelas memórias jornalísticas de Cândida Pinto, esta semana, no "Debaixo da Língua"
    --------  
    1:22:10
  • Isabél Zuaa
    Actriz multi-disciplinar, Isabél Zuaa é uma intérprete e criadora portuguesa com raízes familiares na Guiné-Bissau e em Angola. No coração, cabe ainda o Brasil, e, claro, Portugal, território onde nasceu. Inventora de mundos, cresceu sem se ver num país que insiste em não debater a sua história colonial. Para dar fôlego à mudança, levantou um espelho do tamanho de um palco, quando levou o colectivo Aurora Negra ao Teatro Nacional D.Maria II, com as co-criadoras Cleo Diára e Nádia Yracema, uma trilogia que regressará em breve. Antes disso, o Brasil, país que lhe deu oportunidades únicas no teatro e no cinema, e, também, com justiça, os prémios - venceu o prémio de Melhor Actriz no Festival de Cinema de Gramado, em 2020, por "Um Animal Amarelo", de Felipe Bragança, entre outros. As distinções, os espectáculos, e os filmes sucedem-se, trabalhando com realizadores tão diversos quanto Marcelo Gomes, o português João Botelho, Laís Bondansky, Simão Cayatte, ou Bernardo Lopes. Como assumir o nosso protagonismo? O que é a síndrome "das pessoas boazinhas"? Conheça melhor Isabél Zuáa, uma das figuras mais interessantes da cultura lusófona contemporânea.
    --------  
    1:12:49
  • Vasco Pereira Coutinho
    Nem todos os percursos são evidentes, muito menos para quem usa o humor para fintar as sombras da vida. Vasco Pereira Coutinho é um actor português recem-formado, e uma figura seguida por milhares de pessoas nas redes sociais. Nos últimos anos, desdobra-se em personagens cómicas como quem bebe cafés e já instituiu no léxico do país a importância de se dizer que comprámos "tomate", no singular, e não tomates. Nem todos os heróis usam capa... Alguns preferem uma capeline que fica lindamente.Depois de uma passagem pelo seminário para padres em Roma, trabalhou com pessoas com deficiência e, em Portugal, na acção social com toxicodependentes.Será que a erosão desse trabalho nos mata a vontade de rir? Qual o lugar da fé quando escolhemos caminhos diferentes? Haverá um bichinho do Teatro?Conversa com um dos novos nomes do humor português já disponível.
    --------  
    1:03:01
  • Alexandra Lucas Coelho
    56 anos. Escritora. Alexandra Lucas Coelho cobriu grande parte dos acontecimentos mundiais que esculpiram a nossa realidade actual. Da queda da União Soviética, ao 11 de Setembro, às guerras da Bósnia ou do Iraque, esteve ainda na Ucrânia e morou em Jerusalém e no Rio de Janeiro. Pelo caminho escreveu 14 livros. Entre a narração do real, e a ficção, venceu, em 2022, o prémio "Oceanos" por "Líbano, Labirinto". Colunista do jornal "Público", é uma das vozes mais corajosas na imprensa portuguesa na condenação das acções do Estado de Israel na Palestina, terra tão devastada que visitou múltiplas vezes nos últimos 20 anos. Uma conversa sobre literatura, violência, humanidade, redenção e - acredite -, esperança.
    --------  
    1:16:20
  • Sónia Balacó
    Sónia Balacó tem 40 anos e nasceu em Peniche. Poeta, actriz, modelo, e agora realizadora, ainda este mês veremos a estreia da sua primeira incursão na realização - "Prisma", série que está quase a chegar à RTP play. Para trás, um longo percurso como actriz que já a viu colaborar com o realizador Gabriel Abrantes, ou a fundar a sua própria companhia de teatro, a "Há que dizê-lo".Há 9 anos publicou o seu primeiro livro de poesia "Constelação". Acaba nos últimos dias de anunciar "Rosa", um novo passeio pela sua cabeça, neste caso, dos 20 aos 30 anos. Como é viajar pelas nossas identidades passadas? Há vergonha? Há violência? Há... Compaixão?Será que a Sónia, aos 25, imaginaria um dia que seria a freira grega Tamar em Vikings Valhala, produção estratosférica que já pode ver na Netflix? O melhor é ouvir a conversa e descobrir.
    --------  
    1:01:47

Mais podcasts de Sociedade e cultura

Sobre Debaixo da Língua

O que é que se faz ao que fica por dizer? Apaga-se para sempre… Ou fica “Debaixo da Língua”? Depois de quase dois anos (séculos?) fora da rádio, Rui Maria Pêgo regressa a casa – à Rádio Comercial – cheio de conversas por ter. Todas as semanas, um novo encontro com protagonistas de várias áreas; Em todos os programas, uma pergunta: “O que é que tens Debaixo da Língua?”. Às vezes, pode ser só um comprimido para a tensão. Mas e se não for? Ligue-se, todas as quintas...Pode ser que a solução para os seus problemas passe por aqui!Um podcast Rádio Comercial.
Sítio Web de podcast

Ouve Debaixo da Língua, A Caça ao Estripador de Lisboa e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Aplicações
Social
v7.1.0 | © 2007-2024 radio.de GmbH
Generated: 12/18/2024 - 9:46:25 PM