Com narração de Soraia Chaves e banda sonora original de Cláudia Pascoal, esta é a história de como, em julho de 1940, os nazis tinham um plano para raptar em P...
Episódio 5: Um roubo na sala de autópsias | A Caça ao Estripador de Lisboa
Quando as notícias das mortes das prostitutas em Lisboa chegam a New Bedford, nos Estados Unidos, ressurge uma dúvida antiga. E se o responsável pelas mortes de 11 mulheres na cidade, onde quase metade da população é descendente de portugueses, não só tiver fugido para Portugal como tiver voltado a matar? E se o “New Bedford Highway Killer” e o “Estripador de Lisboa” forem a mesma pessoa? Nesta altura, são várias as pistas internacionais seguidas pela PJ. Que também vai pôr sob escuta um médico muito suspeito. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
34:50
Episódio 4: É preciso chamar o FBI | A Caça ao Estripador de Lisboa
A investigação está a zeros. E a direção da Polícia Judiciária não está nada satisfeita. Chega a ponderar retirar o caso ao departamento de Homicídios, mas, no fim, decide criar um grupo especial para investigar. E pedir ajuda à polícia internacional mais habituada a lidar com casos de assassinos em série: o FBI.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
36:40
Episódio 3: O assassino comete um erro | A Caça ao Estripador de Lisboa
O assassino volta à Póvoa de Santo Adrião e faz a terceira vítima. Mas desta vez a polícia não precisa de ajuda para a identificar: é uma mulher que os agentes responsáveis pelo caso conhecem bem. Entretanto, na margem sul, também começam a aparecer corpos. São pelo menos quatro mulheres mortas em sete meses, é impossível continuar a ignorar a história. Finalmente, o caso rebenta nos jornais. E nasce o “Estripador de Lisboa”. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
42:21
Episódio 2: Anda um serial killer à solta | A Caça ao Estripador de Lisboa
Cinco meses depois, mais uma morte, noutro local, mas com a mesma assinatura. Agora a polícia já não tem dúvidas de que anda mesmo um assassino de prostitutas à solta em Lisboa. Dois agentes da PJ juntam-se para investigar e conseguem traçar o primeiro perfil do homicida, mas isso não os leva muito longe. É aí que decidem pedir ajuda às prostitutas de Lisboa. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
29:02
Estreia. "A Caça ao Estripador de Lisboa". Episódio 1: Foi a última vez que a viu
31 de julho de 1992. Quando encontra o corpo de uma mulher num barracão na Póvoa de Santo Adrião, a PJ não pode imaginar que aquele vai ser o início de um dos mais enigmáticos casos da história do crime em Portugal. A mulher assassinada era prostituta. Durante meses, os jornais não dão importância ao caso, que parece impossível de resolver. E a polícia está tão a zeros que chega a equacionar a hipótese de nem sequer ter existido crime — até que o assassino volta a atacar. "A Caça ao Estripador de Lisboa" é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Inês Castel-Branco e a banda sonora original é de Mário Laginha. Pode ouvir semanalmente os episódios de "A Caça ao Estripador de Lisboa" na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast. See omnystudio.com/listener for privacy information.
Com narração de Soraia Chaves e banda sonora original de Cláudia Pascoal, esta é a história de como, em julho de 1940, os nazis tinham um plano para raptar em Portugal o Rei inglês que abdicou do trono por amor. Em plena Segunda Guerra Mundial, Lisboa é um dos grandes centros internacionais de espionagem e conspirações internacionais. E, durante um mês, é palco de uma guerra muito particular que envolve os serviços secretos britânicos, alemães, a polícia política portuguesa e um monarca inglês caído em desgraça.
O duque de Windsor, que reinou apenas durante um ano como Eduardo VIII e abdicou do trono de Inglaterra para casar com a americana Wallis Simpson, vem para Cascais depois de os alemães invadirem Paris, onde residia. Durante anos, as alegadas simpatias nazis do Duque estiveram sob suspeita. Hitler tem um plano: quer voltar a pô-lo no trono quando a Alemanha vencer a guerra. No limite, os alemães estão dispostos a raptar o Duque para o tirar de Lisboa. Parecia um plano perfeito. Mas Hitler vai ser traído por quem menos espera. E essa traição vai acontecer em Portugal.
Narração: Soraia Chaves
Banda sonora: Cláudia Pascoal
Guião e entrevistas: João Santos Duarte
Sonoplastia e pós-produção áudio: Beatriz Martel Garcia e Artur Costa
Design gráfico: Miguel Feraso Cabral
Edição: Tânia Pereirinha e João Santos Duarte
Coordenação: Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Pedro Jorge Castro, Ricardo Conceição e Sara Antunes de Oliveira.