No décimo aniversário do Observador, refletimos sobre o futuro. Ao longo de um ano (52 semanas) desafiamos 52 especialistas em várias áreas a partilhar a sua vi...
Alterações climáticas. "Há falta de ação política"
"Não deveríamos promover carros elétricos", diz Anabela Carvalho. Para a investigadora da Universidade do Minho, o futuro terá de passar por transportes públicos. E por grandes mudanças políticas.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
23:31
Estreia. "A Caça ao Estripador de Lisboa". Episódio 1: Foi a última vez que a viu
31 de julho de 1992. Quando encontra o corpo de uma mulher num barracão na Póvoa de Santo Adrião, a PJ não pode imaginar que aquele vai ser o início de um dos mais enigmáticos casos da história do crime em Portugal. A mulher assassinada era prostituta. Durante meses, os jornais não dão importância ao caso, que parece impossível de resolver. E a polícia está tão a zeros que chega a equacionar a hipótese de nem sequer ter existido crime — até que o assassino volta a atacar. "A Caça ao Estripador de Lisboa" é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Inês Castel-Branco e a banda sonora original é de Mário Laginha. Pode ouvir semanalmente os episódios de "A Caça ao Estripador de Lisboa" na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
34:45
"A ciência não está numa bolha"
A estabilidade dos investigadores é fundamental para que se faça boa ciência. A astrobióloga Zita Martins aponta o alojamento e as condições de trabalho como os maiores desafios da década.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
19:33
É mais fácil recrutar no interior do que em Lisboa
Descentralizar, partilhar sucesso e dar perspectivas de carreira é essencial para que as empresas consigam atrair talento jovem. Vìtor Ribeirinho, CEO da KPMG, revela que é mais fácil recrutar para o escritório em Évora do que para Lisboa.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
18:56
"A competitividade deve ser um desígnio nacional"
Portugal tem um problema de excesso de regulamentação e de lentidão a desburocratizar, diz Ricardo Pires. Se essas questões forem resolvidas, a produtividade poderá aumentar, acredita o CEO da Semapa.See omnystudio.com/listener for privacy information.
No décimo aniversário do Observador, refletimos sobre o futuro. Ao longo de um ano (52 semanas) desafiamos 52 especialistas em várias áreas a partilhar a sua visão para Portugal na próxima década.