Vamos partir do pressuposto de que não descobriremos o sentido da vida com este podcast, nem que surgirá uma epifania sobre o futuro da humanidade. Quanto muito...
Celebrar Caminhos, com Marcos Moreira e Sandra Rebelo
Edição natalícia do Sentido da Vida com dois convidados que marcaram este podcast no último ano: o Marcos Moreira, que levou sete ouvintes do podcast num Caminho de Santiago em maio; e a Sandra Rebelo, que pediu em casamento o seu Eduardo em direto neste podcast há precisamente um ano e que nos conta os preparativos para o casamento. Porque Natal também é partilhar alegrias com amigos e ouvintes. Boas festas!
--------
34:35
A Beleza das Pequenas Coisas, com Bernardo Mendonça
Há quase uma década que Bernardo Mendonça conversa “com gente inteira lá dentro” no podcast “A Beleza das Pequenas Coisas”, agora transformado num livro “calhamaço” com cinquenta entrevistas.“Vozes como André Tecedeiro, Hilda de Paulo, Gaya de Medeiros, Cláudia Lucas Chéu, Isabél Zuaa, que trazem outros olhares, vulnerabilidades e pensamentos, e que entram em diálogo com Tolentino Mendonça, Eduardo Lourenço, Lídia Jorge… e estas cinquenta vozes, de várias origens e identidades, têm todas elas em comum a humanidade”, explica o jornalista que começou no teatro, passou pela agência Lusa e está no jornal Expresso há mais de vinte anos. Uma conversa sobre forças e vulnerabilidades, sobre o significado da palavra woke e também sobre a difícil gestão de tempo quando o trabalho parece engolir-nos: “E depois não vivemos, não estamos com os nossos amigos, não descansamos, não estamos com os nossos filhos, com os nossos pais… Isto comove-me. Andamos todos a falhar nisto, não é?” A verdade também comove Bernardo Mendonça: “A verdade que não é para ferir nem arma de arremesso comove-me. Seres sincero desarruma-me no melhor dos sentidos”. E quais serão as pequenas coisas que dão sentido à vida do Bernardo? É ouvir este podcast.
--------
1:13:10
Mulheres que podem ser tudo, com Mónica Menezes
“Isso Não é Para Meninas” é o título (provocatório) do novo livro de Mónica Menezes, sobre 40 mulheres portuguesas que ousaram ir aonde lhes disseram que não podiam. Umas quebraram barreiras, outras são profissionais de sucesso, outras lutam por um mundo melhor. Todas, de alguma forma, contribuem para que as mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens.“Queres ser rapper? Podes ser. Queres ir para a política? Podes ir. Queres ser mineira? Podes ser. Queres ser bombeira? Podemos tudo, tenhamos a idade que tivermos, e podemos tudo, sejamos homens ou mulheres”, diz a escritora que também dá workshops de escrita criativa e mentorias para ajudar a encontrar a sua própria voz. E sim, também podemos ser escritores ou escritoras.
--------
39:33
O Poder da Vulnerabilidade
Esta semana, a Ana Delgado Martins ficou sem convidado e pelo caminho torceu o pé. Foi o mote perfeito para uma edição do Sentido da Vida dedicada à vulnerabilidade, desta vez sem entrevistas, mas com a tradução de uma das cinco palestras mais ouvidas de sempre em TED.com da autoria da investigadora Brené Brown, chamada “O poder da vulnerabilidade”. É preciso coragem para conhecer a sua.
--------
24:09
A alegria, com Luiza Teixeira de Freitas e os Doutores Palhaços
“Quando estamos muito tristes, muito mal ou chateados com o outro, experimentem fazer este exercício: começar a rir. Forçamos, forçamos, às tantas está toda a gente a rir às gargalhadas daquela forma que dói a barriga e não dá para parar de rir. Rir é mesmo o melhor remédio”. A recomendação é da Luíza Teixeira de Freitas, curadora de arte e também Presidente da Operação Nariz Vermeho, fundada pela sua mãe palhaça. No seu escritório, a Luiza tem uma frase de Almada Negreiros: “A alegria é a coisa mais séria do mundo”. E é exatamente sob esse mote que os Doutores Palhaço trabalham em 22 hospitais do país: “O médico cuida e trata da doença, os doutores palhaços estão lá para cuidarem do lado saudável da criança, e também dos médicos e dos enfermeiros, para trazer esse lado saudável à tona”. Até 31 de dezembro, está a decorrer uma campanha de donativos para a Operação Nariz Vermelho chamada acamisolamaisvaliosadomundo.pt . É uma camisola da seleção assinada por todos os jogadores que o João, antes de partir aos 16 anos, fez questão de oferecer aos Doutores Palhaço que o acompanharam ao longo da sua vida. Se contribuir, ajuda a que mais crianças tenham uma estadia no hospital mais leve e, sobretudo, mais alegre. E a dar um bocadinho mais de sentido à vida.
Vamos partir do pressuposto de que não descobriremos o sentido da vida com este podcast, nem que surgirá uma epifania sobre o futuro da humanidade. Quanto muito, podemos tentar perceber o que é isto de Ser - algo que ressoe do outro lado do microfone. O que dizem os escritos antigos sobre o sentido da vida? E, já agora, o que diz o cidadão comum? Perguntamos a pensadores, mas também a anónimos na paragem do autocarro, o que é para eles o sentido da vida, o que raio andamos cá a fazer e como podemos levar uma vida que sim senhor. Este é um podcast sobre busca e, esperemos, algum encontro. Com Ana Delgado Martins.Um podcast Rádio Comercial.