Powered by RND
Ouça O Sentido da Vida na aplicação
Ouça O Sentido da Vida na aplicação
(1 079)(250 081)
Guardar rádio
Despertar
Sleeptimer

O Sentido da Vida

Podcast O Sentido da Vida
Rádio Comercial | Ana Delgado Martins
Vamos partir do pressuposto de que não descobriremos o sentido da vida com este podcast, nem que surgirá uma epifania sobre o futuro da humanidade. Quanto muito...
Ver mais

Episódios Disponíveis

5 de 52
  • Mulheres que podem ser tudo, com Mónica Menezes
    “Isso Não é Para Meninas” é o título (provocatório) do novo livro de Mónica Menezes, sobre 40 mulheres portuguesas que ousaram ir aonde lhes disseram que não podiam. Umas quebraram barreiras, outras são profissionais de sucesso, outras lutam por um mundo melhor. Todas, de alguma forma, contribuem para que as mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens.“Queres ser rapper? Podes ser. Queres ir para a política? Podes ir. Queres ser mineira? Podes ser. Queres ser bombeira? Podemos tudo, tenhamos a idade que tivermos, e podemos tudo, sejamos homens ou mulheres”, diz a escritora que também dá workshops de escrita criativa e mentorias para ajudar a encontrar a sua própria voz. E sim, também podemos ser escritores ou escritoras.
    --------  
    39:33
  • O Poder da Vulnerabilidade
    Esta semana, a Ana Delgado Martins ficou sem convidado e pelo caminho torceu o pé. Foi o mote perfeito para uma edição do Sentido da Vida dedicada à vulnerabilidade, desta vez sem entrevistas, mas com a tradução de uma das cinco palestras mais ouvidas de sempre em TED.com da autoria da investigadora Brené Brown, chamada “O poder da vulnerabilidade”. É preciso coragem para conhecer a sua.
    --------  
    24:09
  • A alegria, com Luiza Teixeira de Freitas e os Doutores Palhaços
    “Quando estamos muito tristes, muito mal ou chateados com o outro, experimentem fazer este exercício: começar a rir. Forçamos, forçamos, às tantas está toda a gente a rir às gargalhadas daquela forma que dói a barriga e não dá para parar de rir. Rir é mesmo o melhor remédio”. A recomendação é da Luíza Teixeira de Freitas, curadora de arte e também Presidente da Operação Nariz Vermeho, fundada pela sua mãe palhaça. No seu escritório, a Luiza tem uma frase de Almada Negreiros: “A alegria é a coisa mais séria do mundo”. E é exatamente sob esse mote que os Doutores Palhaço trabalham em 22 hospitais do país: “O médico cuida e trata da doença, os doutores palhaços estão lá para cuidarem do lado saudável da criança, e também dos médicos e dos enfermeiros, para trazer esse lado saudável à tona”. Até 31 de dezembro, está a decorrer uma campanha de donativos para a Operação Nariz Vermelho chamada acamisolamaisvaliosadomundo.pt . É uma camisola da seleção assinada por todos os jogadores que o João, antes de partir aos 16 anos, fez questão de oferecer aos Doutores Palhaço que o acompanharam ao longo da sua vida. Se contribuir, ajuda a que mais crianças tenham uma estadia no hospital mais leve e, sobretudo, mais alegre. E a dar um bocadinho mais de sentido à vida.
    --------  
    41:59
  • O valor do dinheiro, com Doutor Finanças
    Esta semana, aprendemos a poupar, a investir e a dar novo valor ao dinheiro no Sentido da Vida com Sérgio Cardoso e Sara Cardoso, a dupla responsável pelo último livro do Doutor Finanças. "Como a felicidade é um conceito subjetivo, nós gostamos de medir e comparar e utilizamos o dinheiro como proxy para medir a felicidade - quanto mais dinheiro tiver, mais feliz eu sou, quanto menos dinheiro tiver, menos bem sucedido eu sou. E como a maior parte das pessoas não tem assim tanto dinheiro como gostaria, às tantas assume que não é assim tão bem sucedida e não gosta de falar sobre dinheiro", diz Sérgio Cardoso, um dos Doutor Finanças. Mas está na hora de falarmos abertamente sobre dinheiro como um passaporte para a liberdade: as previsões atuais indicam que quem se reformar daqui a vinte anos, vai receber cerca de metade do seu último rendimento. De um dia para o outro, um salário líquido de 1800 euros transforma-se em 900; um ordenado de 1300 euros passa a 600 euros. O novo livro da chancela Doutor Finanças, "Como Fazer Crescer O Seu Dinheiro Sem Esforço", explica que fazer investimentos não é coisa de ricos e que, se não investirmos, as nossas poupanças perdem capacidade a cada ano que passa devido à inflação."Muitas das vezes, aquilo que ganho é para gastar, para comprar e para mostrar que tenho, e se formos ver as pessoas que vivem uma vida mais tranquila (não as que vêm de famílias abastadas, mas o comum dos mortais) normalmente não têm muito para mostrar e, na verdade, financeiramente são muito mais tranquilas. Apesar de não terem grandes carros nem grandes casas, a conta permite-lhes fazer toda uma série de coisas", frisa Sara Cardoso. Vamos dar um sentido ao dinheiro no Sentido da Vida.
    --------  
    43:35
  • Olhar o Mundo com o coração, com Gustavo Carona
    “Eu nunca chorei tantas vezes como médico e como pessoa como quando estive em missão - mas nunca me senti tão realizado, tão feliz, tão em contacto com a melhor versão de mim próprio, e tão satisfeito por estar vivo e por ter tido o privilégio de estudar medicina do que como em missão. Eu sou genuinamente feliz quando estou em missão, não é um esforço, não é altruísmo naquela interpretação de santificação, é mesmo uma forma de ser feliz”, conta Gustavo Carona nesta belíssima conversa no podcast Sentido da Vida.“Olhem para o Mundo com o Coração” é o último livro do médico anestesista e intensivista, que relata algumas das missões humanitárias onde trabalhou, fruto de dez guerras hediondas espalhadas pelo globo.“Achamos que as grandes desgraças do momento são a Ucrânia e Gaza e eu posso-te dizer dez países onde têm catástrofes humanitárias bem maiores e que nós sabemos nada - muitas delas são tão crónicas que deixam de ser notícia e, como tal, a nossa empatia não chega e por isso a ajuda também não”, sublinha Gustavo.Uma doença incapacitante afastou-o da profissão nos últimos três anos, o que tem sido ainda mais difícil para Gustavo - e não apenas pelas dores atrozes que o atiraram para uma cama, levando-o a pensar no pior, mas também pela impotência que sente: “Se estivesse bom, oferecia os meus serviços à Cruz Vermelha ou Médicos sem Fronteiras para ir para Gaza. Se calhar até me mandavam para a República Centro Africana, mas eu só queria era oferecer o meu trabalho. Eu estou melhor quando estou mais perto da solução do que quando sofro ao longe e sinto que não posso fazer nada a não ser partilhar algumas palavras”.Uma conversa emotiva, dura e bela na mesma proporção.
    --------  
    1:21:37

Mais podcasts de Sociedade e cultura

Sobre O Sentido da Vida

Sítio Web de podcast

Ouve O Sentido da Vida, De Saída - A Vida Fora da Internet e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções

O Sentido da Vida: Podcast do grupo

Radio
Aplicações
Social
v6.29.0 | © 2007-2024 radio.de GmbH
Generated: 12/5/2024 - 2:28:07 AM