Todas as semanas a Mariana Alvim entrevista pessoas enquanto leitores. Ficamos a saber que livros recomendam e onde as suas vidas se cruzaram com algumas histór...
Que maravilha de conversa. A curiosidade enorme que o Carlos tem por tudo faz dele a pessoa e o leitor que é. E que, com tanta generosidade e simpatia genuína, dá a conhecer neste episódio. Vale a pena.Os livros que o jornalista, tradutor e editor escolheu:A Sibila, Agustina Bessa-Luís;As Viagens de Gulliver, Jonathan Swift;O Aleph, Jorge Luís Borges;Mrs. Dalloway, Virgínia Woolf;O Processo, Franz Kafka;Os Passos em Volta, Herberto Helder;O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald;O Livro do Desassossego, Fernando Pessoa.Outras referências:Amor de Perdição, Camilo Castelo Branco;A editora: Livros Zigurate (zigurate.pt)Press reader: a App que referiu com assinatura de vários jornais.O site para pesquisa do Desassossego, de Fernando Pessoa: ldod.uc.ptLivro do Pedro Sena-Lino cujo nome não se lembrava: Despaís.Os livros de entrevistas que publicou:Pessoal e... transmissível;XX-XXI;MPB.pt - música popular brasileira.Os episódios deste Podcast que recomendei:Episódio Juan Gabriel Vásquez (T3 #32)Episódio Pedro Sena-Lino: (T2 #22)O que ofereci:El-Rei Eclipse, Biografia de D. João V, Pedro Sena-Lino.Os livros aqui:www.wook.pt
--------
53:31
T3 #45 Possidónio Cachapa
Escritor, professor e realizador português, habitante do mundo. Um homem que abre o coração nesta partilha que nos leva da ficção para a realidade. Recomendo ouvirem esta conversa, vale a pena.Os livros que o Possidónio escolheu:A Lírica de Camões;Fanny Hill - Memórias de uma Prostituta, John Cleland;O Estranho Mundo de Garp, John Irving;A série Ripley, Patricia Highsmith;A Obra ao Negro, M. Yourcenar.Outras referências:Enid Blyton;Tarzan e John Carter, Edgar Rice Burroughs;Poema do Rui Belo: O Portugal Futuro;John Irving:A Última Noite Perto Do Rio;As Regras Da Casa Da Sidra.Eu estou aqui, Nina LaCour;Memórias de Adriano, Marguerite YourcenarAgustina Bessa-Luís;Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley.Alguns dos que escreveu:Materna Doçura;O Mar Por Cima;A Vida Sonhada das Boas Esposas;A Selva Dentro de Casa.O que ofereci:Sangue do meu sangue, Michael Cunningham.Os livros aqui:www.wook.pt
--------
37:58
T3 #44 Marta D'Orey
Marta D'Orey é publicitária e apaixonada pela escrita, sobretudo a curta. Acima de tudo, adora literatura infantil ou, como prefere chamar, “álbuns ilustrados”, já que defende este tipo de leitura para os adultos. E mostra algumas das suas leituras favoritas e como a passagem longa pelo hospital a inspirou para o seu livro. Que é para todos.
Os livros que escolheu:
Era uma Vez, Johanna Schaible;
A menina dos livros, Oliver Jeffers;
A Gigantesca Pequena Coisa, Beatrice Alemagna;
A que Sabe a Lua?, Michael Grejniec;
A rapariga que roubava livros, Markus Zusak.
Outras referências:
O dia em que os lápis desistiram, Oliver Jeffers;
O seu mensageiro, Markus Zusak.
O que a Marta escreveu:
A vida para lá do Arquário.
O que sugeri:
Tudo é possível, Kobi Yamada.
O que ofereci:
O livro dos erros, Corinna Luyken;
Os livros aqui:
www.wook.pt
--------
37:37
T3 #43 Paula Hawkins
Quem se lembra do thriller “A Rapariga no comboio”? Alguns livros mais tarde, a premiada autora britânica Paula Hawkins tem nova obra e fala sobre ela. E, claro, como estamos num podcast de recomendações, ficamos a saber 4 livros que recomenda.
Os livros que escolheu:
Small Mercies, Dennis Lehane;
Clean (Limpa), Alia Trabucco Zeran;
Clear, Carys Davies;
The Echoes, Evie Wyld.
Outra referências:
When Women kill, Alia Trabucco Zerán
Livros que tem em Portugal:
A Rapariga no Comboio;
Escrito na Água;
Um Fogo Lento;
A Hora Azul.
O “pen name” que usou para romance: Amy Silver.
Os que recomendei:
Um Casamento Americano, Tayari Jones;
Karin Slaughter: As séries Grant County e Will Trent, e o “standalone” Pretty Girls.
Os livros aqui:
www.wook.pt
--------
24:29
T3 #42 Rafael Gallo
Pensei em separar esta conversa em duas partes mas seria maldade. Está tão boa, tão boa, que merece ser ouvida de enfiada.
Um escritor incrível, um comunicador nato, um leitor inspirador. Lá está, faz jus ao nome: Vale a pena. Valeu.
Vencedor do Prémio Saramago 2022 com o romance “Dor Fantasma”, hoje conhecemos melhor o Rafael Gallo, autor paulista que agora vive em Portugal.
Os livros que escolheu:
Grande Sertão: Veredas, João Guimarães Rosa;
Laços de família, Clarice Lispector;
Libertinagem, Manuel Bandeira;
Ensaio sobre a cegueira, José Saramago.
Outras referências:
Chico Buarque: Budapeste; Leite Derramado; Anos de chumbo (contos).
Lígia Fagundes Teles;
Jorge Amado;
Clarice Lispector:
A Imitação da Rosa; O Amor; A Paixão segundo G.H.; A hora da Estrela.
Sinfonia em branco, Adriana Lisboa;
Cemitério de Pianos, José Luís Peixoto;
Os Malaquias, Andréa del Fuego.
Os que escreveu:
Réveillon e Outros Dias;
Rebentar;
Dor Fantasma;
Cavalos no Escuro.
Recomendei:
“O que a chama iluminou”, Afonso Cruz;
Ofereci:
Quando servi Gil Vicente, João Reis.
Os livros aqui:
www.wook.pt
Todas as semanas a Mariana Alvim entrevista pessoas enquanto leitores. Ficamos a saber que livros recomendam e onde as suas vidas se cruzaram com algumas histórias. Vamos da ficção para a realidade e acabamos com aquela sugestão de leitura que... Vale a pena.