Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h...
Costa com nota positiva, Montenegro e o ouvinte da Renascença como personalidades do ano
Qual o rumo que vai seguir o conflito na Ucrânia? Costa saiu-se bem na estreia a liderar o Conselho Europeu? Há um antes e depois do caso Pelicot? Perguntas que servem de base à última análise do ano com Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici que escolheram, respetivamente, o ouvinte da Renascença e Luis Montenegro como personalidades de 2024. Tempo ainda para comparar as tradições da noite de Natal de França, Espanha e Portugal.
--------
37:07
França entregue aos amigos de "Napoleão Macron"?
--------
36:45
Macron “apostou as fichas todas”
Terá Macron capacidade de sobreviver após a queda do governo francês? Para Olivier Bonamici o presidente francês fez “bluff” apostando as “fichas todas” ao nomear Michel Barnier como primeiro.-ministro, mas “não é certo que sobreviva ao jogo” porque a polarização da política francesa parece “insanável”, conclui. Por seu turno, Begoña Iñiguez , prefere sublinhar a união dos extremos para derrubar um governo moderado. Um cenário que os restantes países europeus têm que precaver. Neste programa, ainda, um olhar sobre a nova catedral de Notre Dame e a forma como os diferentes Estados preservam o seu património. No plano nacional, destaque para o protesto dos bombeiros que “não surpreendeu” e os hábitos dos portugueses na compra de presentes de Natal. Os portugueses gastam demasiado?
--------
34:16
Abrimos o livro de Merkel e analisamos a “Champions” para Belém
A emissão desta semana começa pela análise aos desafios da Europa com Ursula von der Leyen cada vez mais protagonista, mas onde António Costa terá uma palavra a dizer. Tempo para abrir o livro de Angela Merkel onde “de forma inaceitável” não consta qualquer pedido de desculpas aos europeus por ter deixado o velho continente dependente de Moscovo. Por cá, a “surreal” comunicação de Luis Montenegro sobre segurança e os nomes lançados para uma candidatura às presidenciais, uma “verdadeira Champions” para Belém.
--------
37:02
Ucrânia, Sócrates, 25 de novembro e uma "guerra" de queijos
A autorização para a utilização de mísseis de longo alcance abre uma nova e imprevisível fase da guerra na Ucrânia. O que se segue? A Europa está preparada para gastar mais em defesa? 10 anos depois da detenção de José Sócrates e não há data para julgamento. Isto seria possível lá fora? Questões para o debate desta semana onde Olivier Bonamici e Begona Iniguez comentam a polémica com a sessão solene que assinala o 25 de novembro. À boleia de um prémio abre-se ainda uma "guerra" de queijos.
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.