Ataque a Sumy "não foi um erro... "Donald Trump escolheu o seu campo"
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici analisam a escalada da guerra na Ucrânia, com o aumento dos ataques das forças russas e com Kiev a insistir que não cede um milímetro de território, num quadro em que a administração norte-americana parece desvalorizar as ações das forças russas em território ucraniano. Na atualidade nacional, o olhar de fora acompanha, com preocupação, a violência que se dissemina nas redes sociais e os casos, tanto da violação em grupo de uma jovem em Loures, como da partilha de imagens íntimas de alunas de Engenharia no Porto: "é preciso punir quem divulga, mas também as plataformas".
--------
22:48
"A grande obra de arte Trump foi fazer-nos apreciar o regime da China"
Tarifas, tarifas, tarifas. A atualidade está quase monotemática com a decisão de Trump de aplicar, e agora suspender, a aplicação de taxas adicionais. É o tema central da análise desta semana com Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici, para quem a imprevisibilidade das políticas de Trump pode ser “uma oportunidade para a Europa” que agora olha de forma unida para a China. O Presidente norte-americano fez a Europa “apreciar o regime da China”, concluem. Será que “vêm charters”? Nesta edição do Visto de Fora, ainda, um olhar sobre a revisão em alta do número de imigrantes residentes em Portugal, mais de um milhão e meio, e a forma com o país deve lidar com fenómeno.
--------
27:22
A “loucura” de Trump, o “autogolo” de Le Pen e o país do “vamos indo”
Uma resposta inteligente é o que se espera da Europa depois de Donald Trump ter confirmado a imposição de tarifas adicionais aos produtos da União Europeia. Uma decisão que terá inevitáveis repercussões na reação transatlântica em vários domínios. Tema central da análise de Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici que avaliam ainda o “autogolo” de Marine Le Pen. A condenação da líder da extrema-direita francesa poderá alterar a perceção sobre os partidos populistas. Visto de fora, Portugal é um país triste e depressivo. A comprovar isso está o estudo que mostra que Portugal é o país da OCDE com o mais elevado consumo de antidepressivos. Por que razão somos o país do “vamos indo”?
--------
29:02
Prepare o kit de emergência. O Visto de Fora está de regresso.
No regresso do Visto de Fora, Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici debatem o momento da guerra na Ucrânia e o acordo que permite a navegação no Mar Negro cujo “principal beneficiário é a Rússia”. A guerra continua e o novo inquilino da Casa Branca obriga, entretanto, a uma nova abordagem europeia no que diz respeito à defesa. A sugestão de Bruxelas para que os europeus tenham um kit para situações de emergência é também um sinal disso mesmo porque “os tempos mudaram”. Num olhar sobre a política nacional, os dois analistas debatem sobre quem mais está interessado nas eleições antecipadas, e avaliam um quadro em que Portugal se aproxima da “costumeira” instabilidade em Espanha e França. O regresso que se espera “gazil”. Não sabe o que é? A resposta está nesta edição.
--------
29:37
Costa com nota positiva, Montenegro e o ouvinte da Renascença como personalidades do ano
Qual o rumo que vai seguir o conflito na Ucrânia? Costa saiu-se bem na estreia a liderar o Conselho Europeu? Há um antes e depois do caso Pelicot? Perguntas que servem de base à última análise do ano com Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici que escolheram, respetivamente, o ouvinte da Renascença e Luis Montenegro como personalidades de 2024. Tempo ainda para comparar as tradições da noite de Natal de França, Espanha e Portugal.
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à quinta-feira, depois das 23h.
Ouve Renascença - Visto de Fora, Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt