Powered by RND
Ouça POD Pensar na aplicação
Ouça POD Pensar na aplicação
(1 079)(250 081)
Guardar rádio
Despertar
Sleeptimer

POD Pensar

Podcast POD Pensar
Deco Proteste
POD Pensar é o podcast de ideias para consumir da DECO PROteste. Conversas com os melhores especialistas sobre os temas que dão norte à missão de defesa do cons...

Episódios Disponíveis

5 de 60
  • Fatura da água: diferenças entre municípios
    Há um fosso enorme nos valores pagos pelos portugueses nos diferentes concelhos do País na fatura da água, que inclui o abastecimento de água, o saneamento e a gestão de resíduos. A conclusão é de um estudo recente da DECO PROteste, que analisou os tarifários da fatura da água nos 308 concelhos nacionais e voltou a encontrar valores muito díspares entre municípios, que podem chegar aos 400 euros, somando os três serviços, para o consumo anual de 120 metros cúbicos de água, e de mais de 650 euros, se estivermos a falar num consumo anual de 180 metros cúbicos. Com base nas tarifas de junho de 2024, excluindo o IVA e as taxas de recursos hídricos e de gestão de resíduos, este estudo volta a pôr em causa o acesso equitativo a um serviço essencial. Onde para a justiça no acesso? E o que motiva tal disparidade entre concelhos? Neste episódio do POD Pensar, o podcast com ideias para consumir da DECO PROteste, Aurélio Gomes reflete sobre estas questões com os seus convidados: Vera Eiró, presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR); Joaquim Poças Martins, secretário-geral do Conselho Nacional da Água e ex-secretário de Estado do Ambiente e do Consumidor; e Antonieta Duarte, especialista em energia e sustentabilidade na DECO PROteste.
    --------  
    1:09:08
  • Falsos descontos: promoções que iludem e desiludem
    Quando o assunto é poupar, expressões como "promoções imperdíveis", "superdescontos" e "ofertas bombásticas" parecem irresistíveis para os consumidores nacionais, que esperam, muitas vezes, pelos saldos ou pela black friday para adquirirem bens de consumo em oportunidades que consideram imperdíveis. Mas serão estes bons negócios para o consumidor? A DECO PROteste tem feito sucessivos estudos em épocas de saldos e promoções e chegou à conclusão de que muitas lojas infringem a lei ou usam formas de a contornar, sobretudo quando os retalhistas comparam preços com base no PVPR (o preço de venda ao público recomendado), uma vez que este nem sempre corresponde ao preço mais baixo dos últimos 30 dias na loja, como dita a lei das vendas com redução de preços, e até pode nunca ter sido praticado. Este facto a maioria dos consumidores não sabe, segundo o último inquérito da DECO PROteste para aferir a adesão dos portugueses à black friday de 2024. Mas para 83% dos inquiridos – num universo de 1504 – já existe a suspeita de que algumas lojas aumentam os preços nos dias que antecedem a campanha para depois os baixarem, criando uma falsa sensação de desconto. Neste episódio do POD Pensar, o podcast com ideias para consumir da DECO PROteste, Aurélio Gomes reflete sobre estas questões com André Novais de Paula, especialista em marketing digital, CEO da Directmedia e presidente da Associação Portuguesa de Marketing Direto e Digital; Fátima Martins, especialista em retalho e serviços na DECO PROteste; e Sandra Silva, jurista no serviço de atendimento e de apoio aos consumidores da DECO PROteste.
    --------  
    1:10:57
  • Habitação jovem: uma equação de difícil resolução
    Preços altos na habitação + salários baixos + empregos precários é igual à realidade da maioria dos jovens portugueses. Uma equação que parece difícil de resolver para um jovem que queira ter casa, sobretudo nas grandes cidades. Para tentar solucionar este problema, o Governo pôs em prática um conjunto de medidas direcionadas aos jovens até aos 35 anos. São elas: a isenção de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e Imposto do Selo, bem como a isenção nos custos com o registo da casa para os jovens que, à data da escritura da compra da habitação, tenham até 35 anos, inclusive, e que cumpram certos requisitos. A juntar-se a estas medidas, está ainda a garantia pública do Estado que facilita o financiamento até 100% no crédito à habitação. Será esta fórmula suficiente para atenuar os efeitos da crise da habitação jovem? Aurélio Gomes reflete sobre estas questões com a Ministra da Juventude e da Modernização, Margarida Balseiro Lopes; Vera Gouveia Barros, economista e especialista em habitação e turismo; Nuno Rico, economista e especialista em produtos bancários na DECO PROteste; e Magda Canas, jurista na DECO PROteste.
    --------  
    1:16:27
  • Inteligência artificial nas escolas: uma boa companheira de estudo?
    A inteligência artificial (IA) entrou nas escolas e crê-se que mudará a forma como os estudantes aprendem e como os professores ensinam. Enquanto os alunos têm à disposição diferentes plataformas de IA, como o ChatGPT, que sugerem uma aprendizagem colaborativa e exploratória, com feedback automático, para os professores crê-se que as vantagens da IA se centram no auxílio à gestão no contexto da sala de aula, aliviando a carga burocrática e administrativa. A Comissão Europeia publicou, em 2022, orientações éticas para educadores sobre a utilização da inteligência artificial, onde pode ler-se que "a IA tem grande potencial para melhorar as práticas de ensino e aprendizagem e ajudar as escolas a melhorar a forma como estão organizadas". Mas, e os riscos que comporta? Além da incerteza quanto ao uso eticamente responsável destas ferramentas ou a questão dos direitos de autor, estará o meio académico preparado para acolher a IA no seu plano curricular? Não será razoável apostar-se na formação de literacia digital aplicada ao ensino? E como contornar a falta de rigor e a manipulação da informação gerada pela IA nos trabalhos académicos? Neste episódio do POD Pensar, o podcast com ideias para consumir da DECO PROteste, Aurélio Gomes reflete sobre estas questões com os seus convidados: Luís Moniz Pereira, professor emérito da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e uma das referências nacionais na ética da inteligência artificial; e Pedro Marcelino, doutorado em Machine Learning pelo Instituto Superior Técnico e co-fundador da xval.ai, uma startup que procura usar a Inteligência Artificial para transformar a Educação.
    --------  
    1:03:46
  • Férias de estimação para os animais de companhia
    Há mais de 930 mil cães e gatos errantes em Portugal, de acordo com o primeiro Censo Nacional de Animais Errantes, de 2023. O abandono dos animais agrava-se, sobretudo, nos períodos de férias, como alertam os Centros de Recolha Oficiais, que também dão conta que, só em 2023, 45 148 cães e gatos abandonados ou perdidos foram recolhidos. Mas, afinal, como tratamos os animais em Portugal, país em cujos lares, de acordo com um estudo da Statista feito em 2023 entre os países da União Europeia, vivem 2,08 milhões de cães e 1,7 milhões de gatos? E, nas férias, o que fazemos com os animais de companhia, quando os cuidados com os nossos patudos não podem ser interrompidos? Neste episódio do POD Pensar, o podcast com ideias para consumir da DECO PROteste, Aurélio Gomes reflete sobre a legislação e os deveres face aos animais de companhia com Sandra Duarte Cardoso, médica veterinária e fundadora e presidente da Associação SOS Animal; Ana Galvão, radialista e ativista pelos direitos dos animais; e Magda Canas, jurista na DECO PROteste.
    --------  
    1:02:13

Mais podcasts de Notícias

Sobre POD Pensar

POD Pensar é o podcast de ideias para consumir da DECO PROteste. Conversas com os melhores especialistas sobre os temas que dão norte à missão de defesa do consumidor.
Sítio Web de podcast

Ouve POD Pensar, Expresso da Manhã e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções

POD Pensar: Podcast do grupo

Aplicações
Social
v7.7.0 | © 2007-2025 radio.de GmbH
Generated: 2/11/2025 - 5:47:55 PM