Férias de estimação para os animais de companhia
Há mais de 930 mil cães e gatos errantes em Portugal, de acordo com o primeiro Censo Nacional de Animais Errantes, de 2023. O abandono dos animais agrava-se, sobretudo, nos períodos de férias, como alertam os Centros de Recolha Oficiais, que também dão conta que, só em 2023, 45 148 cães e gatos abandonados ou perdidos foram recolhidos.
Mas, afinal, como tratamos os animais em Portugal, país em cujos lares, de acordo com um estudo da Statista feito em 2023 entre os países da União Europeia, vivem 2,08 milhões de cães e 1,7 milhões de gatos? E, nas férias, o que fazemos com os animais de companhia, quando os cuidados com os nossos patudos não podem ser interrompidos?
Neste episódio do POD Pensar, o podcast com ideias para consumir da DECO PROteste, Aurélio Gomes reflete sobre a legislação e os deveres face aos animais de companhia com Sandra Duarte Cardoso, médica veterinária e fundadora e presidente da Associação SOS Animal; Ana Galvão, radialista e ativista pelos direitos dos animais; e Magda Canas, jurista na DECO PROteste.