“Não tenhamos ilusões, a guerra vai chegar cá, a toda a Europa e a Portugal também. Desde logo, porque temos uma área marítima importantíssima”
Ana Gomes analisa a resposta da Europa à administração Trump, reforçando a necessidade de investimento em segurança e defesa. “Precisamos de forças armadas europeias, precisamos de capacidade para defender as infraestruturas críticas. Isso faz-se com recursos europeus, com recursos nacionais. Temos que nos concentrar nisso”, afirma a comentadora. Aborda ainda os conflitos de interesse no governo de Luís Montenegro e a falta de ética na política atual. O comentário de Ana Gomes foi emitido na SIC Notícias a 16 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
19:20
“Parece que Pinto Luz foi o chefe de fila da conspiração para afastar José Eduardo Martins da liderança da bancada do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa. Como é que agora pode ser ministro das Infraestruturas?”
No seu habitual comentário semanal, Ana Gomes começa por assinalar a importância dos escândalos internos do Chega, destacando casos como o do deputado detido por prostituição de menores, o “larápio das malas” e um membro da Madeira apanhado a conduzir embriagado. Para Ana Gomes, o partido coleciona polémicas e vive em contradição com o discurso moralista de André Ventura. O PSD também esteve sob escrutínio, com a diplomata aposentada a afirmar que o “tutti-frutti” era afinal mais laranja do que se pensava. Mencionou o envolvimento do partido em esquemas de corrupção em Lisboa e criticou Hernâni Dias, secretário de Estado que criava empresas para se adaptarem às leis que ele próprio desenhava. O comentário de Ana Gomes foi emitido na SIC Notícias a 09 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
19:21
“É hora dos europeus se juntarem à resistência americana. A luta deles é a nossa”
Donald Trump e as autocracias que se fazem valer de uma só lei: a lei do mais forte, ou lei da selva. Nas palavras de Ana Gomes, estamos a assistir “à nova desordem mundial”. Numa altura em que se vive o abalroar das bases do direito internacional, que estiveram, por exemplo, na base da construção da ONU, o tempo é de alianças com oligarcas ligados às tecnologias, dando ênfase, segundo a comentadora, “a uma agenda para a destruição da própria democracia”. Na sociedade civil americana, há indícios de resistência a estes novos tempos. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
22:43
Especial Trump. “Entramos numa fase totalmente distópica, preparemo-nos para o pior”
O novo presidente dos EUA, nas primeiras horas do seu mandato, assinou várias ações executivas que desfazem a maioria das muitas iniciativas da administração Biden, como a retirada dos EUA da Organização Mundial da Saúde e do acordo climático de Paris, a par de uma declaração de emergência nacional, junto da fronteira com o México. No dia desta tomada de posse, Ana Gomes na edição especial da noite mostra-se muito pessimista para com o futuro do mundo, antevê “uma distopia" onde “os mais fortes comem os mais fracos”. “Ao abandonar o direito internacional, Donald Trump prometeu um verdadeiro retorno à selva”, garante aos telespetadores. A este comentário juntam-se João Maria Jonet, João Vera Borges e Lívia Franco. Ouça aqui a transmissão especial de 20 de janeiro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
27:05
Ana Gomes: “A lei do solos é um convite à corrupção e não vai tornar a habitação mais acessível”
“Há uma grande insensibilidade nas palavras do Almirante. O investimento nas forças armadas não deve ser feito à custa do Estado Social, mas da sinergia com o resto da Europa”, é assim que Ana Gomes abre o seu espaço de comentário esta semana. Referindo-se à entrevista dada pelo possível candidato às presidenciais no festival de podcasts do Expresso deixa outras sugestões para a gestão das forças armadas, tema premente num mundo que se mostra cada vez mais instável desde as declarações de interesse expansionistas de Donald Trump quanto à Gronelândia, Canadá e Panamá. Há ainda tempo para comentar as rixas recentes no Martim Moniz e a manifestação contra o racismo deste sábado, como os avanços recentes da lei aos solos no Parlamento. Ouça aqui o programa em podcast, emitido na SIC Notícias a 12 de janeiro. See omnystudio.com/listener for privacy information.