Ana Gomes: “Os privados continuam a canibalizar o Sistemas Nacional de Saúde”
Ana Gomes analisa os desafios enfrentados pelo Serviço Nacional de Saúde em Portugal, destacando a triagem telefónica como uma solução temporária, perante a verdadeira necessidade: mais médicos e enfermeiros nos serviços públicos. “E depois lemos coisas como uma espécie de Rasputin que dá conselhos à senhora ministra, na Ordem dos Médicos do Norte, que aciona processos contra outros médicos, isto está mesmo complicado”, avisa a comentadora. Já sobre a discussão aberta esta semana entre saúde e imigração, considera ser “chocante o primeiro-ministro embarcar num discurso do Chega, relacionando a imigração em situação irregular com abusos do SNS”. Em matéria internacional, fala da resposta da Europa a crises internacionais, incluindo a situação em Moçambique e no Irão. Ouça o programa em podcast, emitido a 15 de dezembro na SIC Notícias. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
26:55
“Vimos o regime sinistro de Bashar al-Assad usar armas químicas, matou milhares de pessoas, crianças, e não fizemos nada”
Ana Gomes comenta a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria, uma mudança política influenciada pela Turquia que altera significativamente a geopolítica da região. Discute ainda a crise na Europa, especialmente a Alemanha, e a importância de Mário Soares na política portuguesa. "Mário Soares alertou contra as políticas neoliberais, não cometeria os erros da dita esquerda socialista e social-democrata", recorda a comentadora. O impacto do SNS, a opacidade financeira do Novo Banco, a criminalidade e a lavagem de dinheiro, além do caso de José Sócrates, são outros temas analisados por Ana Gomes. Ouça em podcast o programa emitido a 8 dezembro da SIC Notícias. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
26:07
Ana Gomes: “Montenegro foi muito infeliz. Por um lado, diz que Portugal é um país seguro, mas depois projeta uma imagem de insegurança”
No mais recente episódio, Ana Gomes começa com o encerramento do processo de aprovação das propostas que compõem o Orçamento do Estado. A comentadora destaca os pontos-chave das negociações, as concessões feitas pelo Governo e as críticas e cedências da oposição. Analisa ainda as implicações sociais e económicas do documento final. O polémico protesto do Chega, envolvendo tarjas na Assembleia da República, também ganha destaque. Ana Gomes reflete sobre a mensagem transmitida pelo partido em relação à reposição dos salários dos políticos e critica o impacto desta “manobra teatral” na seriedade do debate parlamentar. No plano da segurança, a comentadora analisa o recente discurso de Luís Montenegro que tentou tranquilizar o país, apesar de transmitir uma imagem contrastante com a mensagem que pretendia passar. Ouça a versão podcast do espaço de comentário semanal de Ana Gomes, emitido na SIC Notícias a 1 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
30:15
Orçamento do Estado: “O Governo é frágil e não quis negociar. Este orçamento é uma vitória do PS”
Para Ana Gomes, as 2161 propostas do Orçamento do Estado que vão agora ser debatidas revelam que o Governo “é frágil, não quis e não soube negociar” e acrescenta: “este recorde de propostas vai fazer com que muitos deputados nem saibam o que estão a votar”. Na prática, a comentadora afirma que são as propostas do PS que acabam por marcar este orçamento. O comentário foi exibido na SIC Notícias a 24 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
29:38
Ana Gomes sobre caso INEM: “Marcelo tardou em dizer o óbvio. É pato coxo e depenado”
O presidente da República já veio dizer que se devem apurar responsabilidades no caso do INEM, “doa a quem doer”, enquanto se aguardam os resultados dos inquéritos. Ana Paula Martins, ministra da Saúde, está sob brasas e com ela surge o primeiro caso de “fragilidade” no Governo da AD. Nas palavras de Ana Gomes, “a ministra criou mais problemas a si própria, pois as responsabilidades políticas não esperam por investigações de natureza criminal ou outras”. Para a comentadora, o problema do INEM é “falta de gente e devidamente paga”. See omnystudio.com/listener for privacy information.