Uma jornada por Portugal a pé, através de cenários deslumbrantes e histórias em todas as paragens. Cada episódio é uma nova descoberta: as paisagens mais belas ...
Pela maior extensão de praia da Europa até à Comporta, “uma terra inclusiva que sempre soube receber”
São 45 quilómetros de praia, de Tróia a Sines, sem qualquer interrupção. A maior extensão de praia da Europa, a terceira maior a nível mundial. Aqui o mar toca a areia com suavidade. Numa arriba esculpida em tons laranja, há desenhos com cinco milhões de anos. O plano é caminhar pela Praia do Pinheirinho, em direção ao Carvalhal, atravessar as dunas e entrar nos arrozais, junto aos Brejos da Carregueira, e chegar à Quinta da Comporta a tempo de ver o pôr do sol. A região da Comporta anda nas bocas do mundo, mas são as histórias da gente da terra que enriquecem cada quilómetro do trilho. A qualidade da água do mar promove a pesca, principalmente do robalo, carapau e sardinha. Foram os pescadores que começaram a vigiar os banhistas que vinham de fora, porque a calma do Atlântico é muitas vezes aparente. Os arrozais, que agora são alvo da curiosidade dos turistas, foram o ganha pão de famílias locais.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
14:00
Santa Maria foi “porto seguro de piratas”. Hoje, a mais antiga ilha dos Açores, tem vinhas centenárias que passam de geração em geração
A baía de São Lourenço foi formada numa cratera vulcânica em forma de anfiteatro. Junto à praia de areia branca apetece caminhar, sentir a maresia que envolve as famosas vinhas de Santa Maria. A "Grande Rota", que une vários trilhos, percorre toda a ilha, numa extensão de 78 quilómetros. Viajar para os Açores, justifica passar pelos lugares mais emblemáticos do percurso. A partir da Baía de São Lourenço, a decisão foi entrar nas vinhas. Pela encosta acima, as videiras brotam num terreno improvável. São vinhas centenárias que passaram de geração em geração. O percurso segue através do trilho da Fajãzinha até Poço da Pedreira a pé, depois um desvio de jipe ao Covão da Mula, rumo ao Barreiro da Faneca, na direção dos Anjos, para terminar em Vila do Porto.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
13:49
Do Castelo dos Mouros a uma “grande surpresa” no Palácio de Seteais, Sintra tem uma natureza mágica que “os cineastas ainda não descobriram”
Sintra, a vila Sassetti, tem o nome do homem que decidiu construir uma casa de férias entre Sintra e o Castelo dos Mouros. Pelos jardins da quinta passaram várias celebridades, o caminho sinuoso, atravessado por uma linha de água artificial, permite relaxar no meio do verde. Todos os dias, centenas de turistas atravessam a serra. Caminhamos desde o Castelo dos Mouros, percorremos Sintra, atravessamos o parque das merendas até encontrar o trilho que nos leva ao Palácio de Seteais, local emblemático onde é possível ver o Oceano Atlântico de um lado e o Palácio da Pena do outro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
11:08
“A força do Guadiana é impressionante” no Pulo do Lobo, o local alentejano de paragem obrigatória que renova a energia de quem caminha desde Mértola até Santiago de Compostela
O concelho de Mértola é atravessado por um dos caminhos de Santiago. Parte do percurso cruza com a rota do lince ibérico. Debaixo de um calor intenso, atravessamos a aldeia da Amendoeira. O caminho traz peregrinos ao interior motivados em encontrar o Pulo do Lobo, a garganta do Guadiana. Durante alguns quilómetros a paisagem não muda, encontramos rebanhos que ajudam a cortar a monotonia. Assustadas com a presença de forasteiros, as ovelhas correm em várias direções. Entre uma pausa à sombra para recuperar forças, as setas amarelas guiam-nos à queijaria, onde o leite das ovelhas é transformado no melhor queijo da região. A aldeia da Amendoeira é passagem obrigatória de peregrinos, que vieram dinamizar um lugar onde habitam apenas 20 pessoas, a maioria idosos. A desertificação do interior sente-se bem por aqui. Não há transportes públicos, a população organiza-se e pede um táxi aos serviços da autarquia sempre que precisa de ir às compras ou ao médico. Até ao Pulo do Lobo há mais uma hora de caminho, a paisagem muda ligeiramente à medida que nos aproximamos do Guadiana, que dá alma a este lugar. O Pulo do Lobo é dos ex-líbris naturais de Portugal, local com uma intensidade de água impressionante, ideal para renovar as forças para o caminho que falta. Seguimos à boleia até à entrada de Mértola. Cada esquina revela a sua história de importante interposto comercial durante várias civilizações, um autêntico museu a céu aberto. A tecelagem das mantas de lã, ofício considerado o mais antigo do concelho, passou de geração a geração até aos dias de hoje. Finalizamos a nossa viagem junto à Igreja da Nossa Senhora da Anunciação.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
12:40
Entre trilhos até à cascata da Portela do Homem e águas termais que ajudam no tratamento da hipertensão e diabetes, "quem quer emagrecer deve passar pelo coração do Gerês"
A vila fascina pelo seu encanto. Caldas do Gerês é mais do que uma localidade pitoresca, a sua longa tradição termal acrescenta carga histórica. As águas quentes do Gerês já teriam sido aproveitadas pelos romanos, que passavam com alguma frequência na Geira, a estrada romana que se encontra muito perto das termas. O Parque das Termas fica colado à vila, descobri-lo é obrigatório e é por aqui que começamos o percurso. No "coração do Gerês", a água que brotava a 42ºC da rocha, hoje em dia é usada para fins medicinais. Os primeiros poços de extração têm a assinatura de D. João V. Uma água praticamente única no mundo, que trata o aparelho digestivo e as doença metabólico-endócrinas. Seguimos pela Serra em direção a norte, até à Portela do Homem. As dezenas de árvores seculares de beleza rara, rodeiam o trilho de piso fácil. São dois hectares de área com diferentes circuitos de circulação, onde a Natureza facilita o exercício. Com início junto à Portela do Homem, o percurso da Geira atravessa a Mata da Albergaria, um dos bosques mais importantes do Parque Nacional da Peneda-Gerês. A água indica-nos o caminho, há um misticismo no trilho, já percorrido pelos romanos. As colmeias que encontramos no caminho indicam-nos que há flores no bosque. Entre o lírio do Gerês, o carvalho negral e o azevinho, podemos avistar o lobo ibérico e a cabra montês.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Uma jornada por Portugal a pé, através de cenários deslumbrantes e histórias em todas as paragens. Cada episódio é uma nova descoberta: as paisagens mais belas e os recantos escondidos do país, a passo lento e ao ritmo da natureza. Juntos, vamos descobrir a história, a cultura, as tradições e o melhor que Portugal tem para oferecer. 'Ao km' é uma rubrica do Jornal da Noite e um convite para sair do sofá e caminhar.