Tela Habitada será o lugar para vermos a arte pela arquitectura. Ou, talvez, para descobrirmos arquitectura numa obra de arte. Queremos conhecer a arte que "com...
Está no ar mais um episódio da #TelaHabitada. A obra de José Pedro Croft desconstrói os objectos através da sua composição, ou decomposição, para questionar as relações espaciais. Fomos por isso ouvi-lo falar de espaço e encontramos uma forte relação com a arquitectura. O percurso e a paisagem contaram a sua relação com Álvaro Siza e a temática do habitar levaram-nos a Nuno Teotónio Pereira. Arquitectos e obras mencionadas:Piscina das Marés, Álvaro Siza (1961-66)Casa de Chá da Boa Nova, Álvaro Siza (1961-66)Bloco das Águas Livres, Nuno Teotónio Pereira e Bartolomeu Costa Cabral (1953-56)outras referências:s/ título (1993), José Pedro Croft (madeira e gesso)Créditos: Lourenço Teixeira de AbreuGiovanni Amato João MorgadoTela Habitada será o lugar para vermos a arte pela arquitectura. Ou, talvez, para descobrirmos arquitectura numa obra de arte. Queremos conhecer a arte que "comove" os arquitectos, compreender os veículos do pensamento ou até, descobrir contaminações nos campos de acção. A natureza desses caminhos dependerá, certamente, de cada convidado. Soraia Fernandes dedica-se à prática da Arquitectura e complementa a sua prática com participações de âmbito Editorial, de Curadoria e Crítica. É formada em Arquitectura pela FAUP e pela TU Berlin. Tem uma Pós-Graduação em Estudos de Arte, com especialização em Estudos Curatoriais, pela FBAUP. Desenvolveu a sua actividade profissional entre Basileia e o Porto, predominantemente na prática de projecto de arquitectura, nomeadamente no atelier suíço Christ & Gantenbein. Integrou a direcção da Revista Dédalo, foi co-editora e curadora sob o tema Displace. No âmbito da Crítica, tem alguns artigos publicados na Revista ArteCapital e na Revista Contemporânea. Soraia é co-fundadora do atelier PURA que se dedica ao pensamento e à prática da arquitectura.Este Podcast tem pós-produção de Francisco Petrucci.
--------
37:19
Tela Habitada#14
Está no ar o terceiro episódio da #TelaHabitada. Carlos Bunga utiliza materiais comuns e despretensiosos, para produzir instalações “site-specific”, orientadas para o processo, para a aglutinação, o “fazer-desfazer”, a percepção e o espaço corporizado. Sem nunca se distanciar de conceitos como a efemeridade e a impermanência, Carlos fala-nos do metabolismo e da cultura japonesa, da Nagakin Capsule Tower* e Arcosanti por oposição. * o episódio foi gravado e ainda não tínhamos conhecimento da sua demolição. Arquitectos e obras mencionadas:Nagakin Capsule Tower, Kishō Kurokawa (1970-72)Arcosanti, Paolo Soleri (1970)outras referências:Os Parangolés (1965), Hélio OiticicaOs Castells (prática cultural tradicional da Catalunha) https://www.youtube.com/watch?v=Kwh8NSdGc9creferências à arquitectura animalGrupo Gutai Tadao Ando “Contra la extravagancia del deseo” (2022), Carlos Bungaexposição no Parque del Retiro, Palácio de Cristal, Museo Reina SofiaCréditos:Lluís TudelaMuseo Reina SofíaThe Cosanti FoundationNoritaka MinamiTela Habitada será o lugar para vermos a arte pela arquitectura. Ou, talvez, para descobrirmos arquitectura numa obra de arte. Queremos conhecer a arte que "comove" os arquitectos, compreender os veículos do pensamento ou até, descobrir contaminações nos campos de acção. A natureza desses caminhos dependerá, certamente, de cada convidado. Soraia Fernandes dedica-se à prática da Arquitectura e complementa a sua prática com participações de âmbito Editorial, de Curadoria e Crítica. É formada em Arquitectura pela FAUP e pela TU Berlin. Tem uma Pós-Graduação em Estudos de Arte, com especialização em Estudos Curatoriais, pela FBAUP. Desenvolveu a sua actividade profissional entre Basileia e o Porto, predominantemente na prática de projecto de arquitectura, nomeadamente no atelier suíço Christ & Gantenbein. Integrou a direcção da Revista Dédalo, foi co-editora e curadora sob o tema Displace. No âmbito da Crítica, tem alguns artigos publicados na Revista ArteCapital e na Revista Contemporânea. Soraia é co-fundadora do atelier PURA que se dedica ao pensamento e à prática da arquitectura.Este Podcast tem pós-produção de Francisco Petrucci.
--------
39:43
Tela Habitada#13
Está no ar o terceiro episódio da #TelaHabitada com Teresa Braula Reis. A sua extrema sensibilidade, clareza e acutilância acompanharam toda a nossa conversa. A construção ou a ruína, a materialidade, a temporalidade, o peso ou a leveza, a permanência ou a efemeridade, a austeridade e depuração são aqui os pilares de uma narrativa apaixonada que a Teresa desenvolve sobre o Teatro Thalia, a obra de Mies van der Rohe e o paisagista Fernando Caruncho. Arquitectos e obras mencionadas:Recuperação Teatro Thalia, Gonçalo Byrne e Barbas Lopes Mies van der Rohe Fernando Caruncho, arquitecto paisagista outras referências:Casa da Ferraria (2017), Teresa Braula ReisBroken Souvenir (2016), Teresa Braula ReisBuilding Dwelling Thinking , Martin HeiddegerFranjinhas (1965-69), João Braula Reis e Nuno Teotónio Pereirawww.teresabraulareis.comcréditos:Matilde CunhaÁlvaro MirandaSara PinheiroDMF, Daniel MalhãoMike Schwartz, National Trust for Historic Preservation.Salva LópezChristian Møller AndersenTela Habitada será o lugar para vermos a arte pela arquitectura. Ou, talvez, para descobrirmos arquitectura numa obra de arte. Queremos conhecer a arte que "comove" os arquitectos, compreender os veículos do pensamento ou até, descobrir contaminações nos campos de acção. A natureza desses caminhos dependerá, certamente, de cada convidado. Soraia Fernandes dedica-se à prática da Arquitectura e complementa a sua prática com participações de âmbito Editorial, de Curadoria e Crítica. É formada em Arquitectura pela FAUP e pela TU Berlin. Tem uma Pós-Graduação em Estudos de Arte, com especialização em Estudos Curatoriais, pela FBAUP. Desenvolveu a sua actividade profissional entre Basileia e o Porto, predominantemente na prática de projecto de arquitectura, nomeadamente no atelier suíço Christ & Gantenbein. Integrou a direcção da Revista Dédalo, foi co-editora e curadora sob o tema Displace. No âmbito da Crítica, tem alguns artigos publicados na Revista ArteCapital e na Revista Contemporânea. Soraia é co-fundadora do atelier PURA que se dedica ao pensamento e à prática da arquitectura.Este Podcast tem pós-produção de Francisco Petrucci.
--------
36:52
Tela Habitada#12
Está no ar o segundo episódio da segunda temporada do #TelaHabitada, um programa com Leonor Antunes. Através do entendimento de espaço e de um forte ímpeto de modernidade inerente a todas as suas referências, Leonor estabelece um diálogo crítico para com a história do século XX. Nesta conversa, de mão dada com Franca Helg e Lina Bo Bardi, viajámos pela vanguarda do modernismo, onde Leonor procura o conhecimento, as oficinas e técnicas dos artesãos com quem trabalharam os seus protagonistas. Arquitectos e obras mencionadas:Franco Albini & Franca Helg, Casa em Galliate, Lombardo Livro The last days in Galliate, Leonor AntunesFranco Albini & Franca Helg - La Rinascente Franco Albini & Franca Helg - MetroLina Bo Bardi, MASPCarlo Scarpa Luis Barragan, Casa Eduardo Pietro Créditos:Vincent CatalaLeonardo Finotti Tela Habitada será o lugar para vermos a arte pela arquitectura. Ou, talvez, para descobrirmos arquitectura numa obra de arte. Queremos conhecer a arte que "comove" os arquitectos, compreender os veículos do pensamento ou até, descobrir contaminações nos campos de acção. A natureza desses caminhos dependerá, certamente, de cada convidado. Soraia Fernandes dedica-se à prática da Arquitectura e complementa a sua prática com participações de âmbito Editorial, de Curadoria e Crítica. É formada em Arquitectura pela FAUP e pela TU Berlin. Tem uma Pós-Graduação em Estudos de Arte, com especialização em Estudos Curatoriais, pela FBAUP. Desenvolveu a sua actividade profissional entre Basileia e o Porto, predominantemente na prática de projecto de arquitectura, nomeadamente no atelier suíço Christ & Gantenbein. Integrou a direcção da Revista Dédalo, foi co-editora e curadora sob o tema Displace. No âmbito da Crítica, tem alguns artigos publicados na Revista ArteCapital e na Revista Contemporânea. Soraia é co-fundadora do atelier PURA que se dedica ao pensamento e à prática da arquitectura.Este Podcast tem pós-produção de Francisco Petrucci.
Tela Habitada será o lugar para vermos a arte pela arquitectura. Ou, talvez, para descobrirmos arquitectura numa obra de arte. Queremos conhecer a arte que "comove" os arquitectos, compreender os veículos do pensamento ou até, descobrir contaminações nos campos de acção. A natureza desses caminhos dependerá, certamente, de cada convidado. Soraia Fernandes dedica-se à prática da Arquitectura e complementa a sua prática com participações de âmbito Editorial, de Curadoria e Crítica. É formada em Arquitectura pela FAUP e pela TU Berlin. Tem uma Pós-Graduação em Estudos de Arte, com especialização em Estudos Curatoriais, pela FBAUP. Desenvolveu a sua actividade profissional entre Basileia e o Porto, predominantemente na prática de projecto de arquitectura, nomeadamente no atelier suíço Christ & Gantenbein. Integrou a direcção da Revista Dédalo, foi co-editora e curadora sob o tema Displace. No âmbito da Crítica, tem alguns artigos publicados na Revista ArteCapital e na Revista Contemporânea. Soraia é co-fundadora do atelier PURA que se dedica ao pensamento e à prática da arquitectura.
Este Podcast tem pós-produção de Francisco Petrucci.