Um dia depois da notícia sobre a sua saída para a reserva até ao final do ano, o almirante Henrique Gouveia e Melo justifica a sua decisão dizendo que "não faz sentido, depois de sair da Marinha, continuar como uma sombra relativamente à Marinha". O mandato como Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) termina no próximo dia 27 de Dezembro, ao fim de 45 anos de serviço. O militar diz que passará para "uma nova fase" da sua vida, mantendo a dúvida sobre se essa decisão se traduz ou não numa candidatura à Presidência da República.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
9:33
PCP caminha para a clandestinidade?
O 22.º congresso do PCP chegou este domingo ao fim com Paulo Raimundo a procurar mostrar que apesar das dificuldades que os comunistas enfrentam, o partido "resiste" e tem soluções para o futuro. A mensagem de força foi uma tentativa de galvanizar os militantes, mas também de chegar a pessoas de fora. E tem já teste marcado nas autárquicas de 2025, nas quais o secretário-geral assumiu que o PCP tem de recorrer a independentes para "crescer". Está o PCP condenado a perder força eleitoral?See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
10:48
Marcelo diz que vai desaparecer na reforma. Devemos acreditar?
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou nesta quarta-feira que não vai ter saudades de ser chefe de Estado e prometeu que jamais vai falar de política na sua nova fase de vida, em que planeia dedicar-se a actividades em escolas básicas e secundárias. Será que Marcelo se vai conseguir manter afastado dos holofotes depois de sair de Belém?See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
7:05
Limitar acesso a estrangeiros no SNS faz sentido?
O PSD e o CDS apresentaram esta quinta-feira um projecto de lei conjunto que visa alterar a Lei de Bases da Saúde para restringir o acesso ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) a cidadãos estrangeiros não residentes em Portugal. Na proposta apresentada pelos dois partidos, os cidadãos estrangeiros não residentes em Portugal só poderão usufruir do SNS caso apresentem um "comprovativo de cobertura de cuidados de saúde" bem como documentação "considerada necessária pelo SNS para a sua adequada identificação e contacto". Uma cedência ao Chega?See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
10:43
Polémica do “conluio”: Montenegro continua a fazer campanha pelo Chega
No debate quinzenal desta quarta-feira, o líder parlamentar do PSD critiou a "coordenação à vista de todos entre o Chega e o PS", lembrando que na Comissão de Economia, na audição do candidato à AMT, Ricardo Reis, o Chega fez um relatório com rasgados elogios - "Se isto fosse feito pelo Governo não seria melhor", diz Hugo Soares. Mas nesta quarta-feira, afinal, o Chega vai dar parecer negativo porque o partido diz que errou e fez copy/paste de um último relatório". "Esta é a evidência da cumplicidade entre os deputados do PS e do Chega", disse Hugo Soares.See omnystudio.com/listener for privacy information.