O ultimato surgiu no fim-de-semana: se Luís Montenegro não desse explicações sobre a empresa que constituiu em 2021 com a sua família, o Chega apresentaria uma moção de censura ao Governo. O primeiro-ministro remeteu esclarecimentos para o debate da moção, marcado para esta sexta-feira no Parlamento, numa iniciativa com chumbo certo. O conselheiro de Estado António Lobo Xavier disse, em entrevista à SIC Notícias, que é o primeiro erro que reconhece ao primeiro-ministro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
10:43
Câmara do Porto: Pedro Duarte já é candidato. Pode ganhar?
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, assumiu nesta terça-feira ter "uma tentação íntima gigantesca" de se candidatar à Câmara do Porto, mas não anunciou qualquer decisão, dizendo existir "um calendário" e "um plano de como e quando" deve ser feito. O governante voltou a remeter o anúncio de uma decisão para a Primavera, tal como havia dito no final de Janeiro depois de um almoço-convívio no Palácio da Bolsa, no Porto. Pedro Duarte tem hipóteses de ganhar?See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
9:17
O caso Montenegro é igual ao caso Hernâni Dias?
O secretário-geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, disse nesta terça-feira que o caso da empresa da mulher e filhos do primeiro-ministro é “muito semelhante” ao que levou à demissão de Hernâni Dias e defendeu que Luís Montenegro deve dar explicações “o quanto antes”. Tem razão o líder do PS? E que razão leva Montenegro a não falar publicamente sobre o caso?See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
7:43
Quantas mães de deputados têm de ser insultadas para que Aguiar-Branco faça algo?
O secretário-geral socialista, Pedro Nuno Santos, defende que é preciso rever a forma como estão a ser geridos os trabalhos no Parlamento e pediu um "papel firme" ao presidente da Assembleia da República, recordando a presidência de Augusto Santos Silva. Aguiar-Branco tem agido bem com o Chega?See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
7:12
Desagregação de freguesias: Marcelo é um centralista?
O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa garantiu esta quinta-feira que não se opõe à desagregação de freguesias mas defendeu que “uma coisa destas não se deixa para tão tarde”. E justificou o veto ao diploma que permitiria a separação de 135 uniões de freguesia por uma razão: o tempo. As eleições autárquicas deverão realizar-se no próximo Outono, ou seja, daqui a cerca de oito meses. Mas vetar não é atrasar ainda mais este processo?See omnystudio.com/listener for privacy information.