Powered by RND
PodcastsNotíciasRenascença - Vidas Invisíveis

Renascença - Vidas Invisíveis

Renascença
Renascença - Vidas Invisíveis
Último episódio

Episódios Disponíveis

5 de 8
  • Apadrinhamento civil é para crianças "de todas as idades" e "para a vida toda"
    Medida que lei equipara a “vínculo familiar” não implica, como na adoção, um corte com a família de origem. Sofia Marques, especialista em Direito de Menores, diz que esta é uma das respostas mais eficazes e que pode fazer a diferença quando as crianças saem da situação de acolhimento. Joana Tinoco, madrinha civil de dois irmãos, lamenta que esta possibilidade de ajuda seja ainda pouco conhecida. “Falo à nossa volta e muita gente não sabe que existe”.
    --------  
    31:51
  • O que são os Amigos Pra Vida? "É poder impactar o futuro de alguém da melhor forma"
    Liliana Vitorino conheceu os Amigos P'ra Vida durante a pandemia e tornou-se "Família Amiga" de Suad. A jovem, de 20 anos, diz que foi "na altura certa" e que a sua vida "mudou para melhor". Neste episódio do podcast "Vidas Invisíveis" falamos deste projeto da associação Candeia que, sem as "amarras" legais de outras respostas de acolhimento, procura criar "rede" de apoio para os jovens fora das instituições.
    --------  
    29:54
  • Pediatra Mário Cordeiro: "Ser abandonado é o principal medo das crianças"
    É possível retirar um filho aos pais sem ser traumático? Qual é o impacto na saúde e até no desenvolvimento cognitivo? Mário Cordeiro, pediatra e presidente da Associação para Segurança Infantil, fala das marcas que estes processos deixam, considerando que na adoção a rejeição, às vezes múltipla, “devia ser crime”, porque “é devastadora” para as crianças. Já o abuso sexual é a agressão ”mais brutal”, de que dificilmente se recupera.
    --------  
    39:22
  • Família de Acolhimento. “É ser casa e colo de quem fica sem ele”
    Principal alternativa à institucionalização de menores em risco ainda é pouco aplicada em Portugal. “Precisamos de mais candidatos”, diz Patrícia Bacelar, do Núcleo de Acolhimento Familiar da Santa Casa, que tem uma bolsa com 102 famílias certificadas. O objetivo “é chegar às "250 ativas até 2030". Rosa Amado, que já acolheu dois bebés, garante que apesar das dificuldades “vale a pena” arriscar. “É uma forma de amor que não conhecia se não fosse assim”.
    --------  
    24:46
  • Uma casa de acolhimento pode ser um lar a sério?
    “Há crianças que nunca se adaptam”, conta Silvina Garcia, de 22 anos, que já viveu numa instituição. No seu caso a experiência “foi muito boa”, apesar da intervenção familiar tardia, mas defende que deve haver mais acompanhamento na transição para a vida adulta. Para Vera Boa Fé, da Fundação O Século, é preciso “desmistificar” o que significa viver numa casa de acolhimento, onde a rotina “é idêntica à de uma família”. Ouça o podcast Vidas Invisíveis, da Renascença
    --------  
    27:19

Mais podcasts de Notícias

Sobre Renascença - Vidas Invisíveis

Em que situações se pode retirar um filho aos pais? Que mecanismos de ajuda existem? Como melhorar o sistema de prevenção e cuidado? São algumas das questões a debater no Vidas Invisíveis, sobre a realidade do acolhimento de crianças e jovens em risco em Portugal. Este é um podcast Renascença em parceria com a Associação CANDEIA, com produção e apresentação de Ângela Roque, sonorização de Beatriz Garcia e imagem gráfica de Rodrigo Machado. Um novo episódio todas as quartas-feiras.
Sítio Web de podcast

Ouve Renascença - Vidas Invisíveis, Legislativas 2025: todos os debates e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções

Renascença - Vidas Invisíveis: Podcast do grupo

Aplicações
Social
v7.15.0 | © 2007-2025 radio.de GmbH
Generated: 4/18/2025 - 3:42:36 PM