Conversas sobre a América de Biden. Para tornar os podcasts grandes outra vez. Com Pedro Guerreiro, a partir dos Estados Unidos da América, e Ruben Martins, em ...
Cortar, deportar, congelar: o arranque polémico da presidência Trump
A Casa Branca ordenou a reavaliação geral do financiamento federal por suspeitas de “marxismo” e “ideologia transgénero”. Há escolas, hospitais e até linhas de prevenção de suicídio em risco, mas um tribunal já suspendeu medida e a Casa Branca acabou por ceder. Enquanto isto, continuam as deportações de imigrantes ilegais para os países de origem. A presidência Trump arrancou, como se previa, com polémica.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
14:32
Depois de “ditador por um dia”, como serão os restantes 1460 dias de Trump na Casa Branca?
No primeiro dia do segundo mandato, o republicano Donald Trump assinou cerca de 200 ordens executivas. Cerca de dez foram assinadas durante o comício-festa que substituiu, na segunda-feira, e por causa de uma vaga de frio, a habitual parada pelas ruas de Washington que se segue à tomada de posse. Numa secretária montada em palco e, mais tarde, já na Sala Oval da Casa Branca, Trump iniciou a vaga de “choque e pavor” que os republicanos anunciavam: uma enxurrada de decisões para limitar a capacidade de reacção da oposição e da sociedade civil. O que podemos esperar do restante mandato?See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
20:17
A contagem decrescente para Trump 2.0
É a última semana da era Joe Biden à frente dos Estados Unidos da América. Com praticamente tudo a postos para a segunda tomada de posse de Donald Trump, na próxima segunda-feira, em Washington DC, e já com as audições dos futuros membros da próxima administração norte-americana a decorrer a todo o gás no Senado, fazemos neste Fogo e Fúria um ponto de situação com o Pedro Guerreiro, a partir dos Estados Unidos.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
11:53
Gronelândia, Canadá e Panamá: Trump quer Make America Great Again no mapa-mundo
Estamos a semana e meia da segunda tomada de posse de Donald Trump, mas o impacto de uma presidência Trump já é sentida dentro e fora da América. Esta semana Trump voltou a pressionar aliados como a Dinamarca e o Canadá com as suas ideias de expansão territorial. Numa longa conferência de imprensa, Trump admitiu tomar a Gronelândia pela força e levar o Canadá a juntar-se aos Estados Unidos através de pressão económica. As palavras de Donald Trump são só bluff ou é uma ameaça a levar a sério?See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
11:47
Para o capital e as capitais, Trump já é presidente
Desde que foi eleito, Trump já falou com centenas de líderes mundiais que o tratam já como detentor de plenos poderes nos EUA. Da política às empresas, poucos são os que mostram discordância pública face ao presidente eleito dos Estados Unidos da América: o medo de represálias fala mais alto.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Conversas sobre a América de Biden. Para tornar os podcasts grandes outra vez. Com Pedro Guerreiro, a partir dos Estados Unidos da América, e Ruben Martins, em Portugal.