Powered by RND
PodcastsNotíciasBloco Central
Ouça Bloco Central na aplicação
Ouça Bloco Central na aplicação
(1 079)(250 081)
Guardar rádio
Despertar
Sleeptimer

Bloco Central

Podcast Bloco Central
Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira
Pedro Siza Vieira e Pedro Marques Lopes analisam os acontecimentos e os protagonistas da semana, com moderação de Paulo Baldaia. Quinze anos depois da estreia n...

Episódios Disponíveis

5 de 42
  • Siza Vieira: “Por estar a gastar mais agora, o governo aceitou ficar com margem orçamental mais limitada no futuro”
    Marcando uma clara diferença em relação à sua antecessora, o novo PGR deu a primeira entrevista distanciando-se de Lucília Gago que “não estava a jogar nada” e tiveram de o ir buscar a ele à assistência. Falta confirmar se a equipa do Ministério Público vai de facto passar a jogar de maneira diferente. Também do final da semana passada sobram as palavras do governador do Banco de Portugal com avisos quanto à trajectória da despesa líquida e a previsão de que, se nada for feito, os défices orçamentais estarão de regresso. A imprevisibilidade é um dos grandes desafios para quem tem de governar, seja em Portugal, na Europa ou no resto do mundo. O político que mais influência vai ter nos destinos europeus é bem capaz de ser Donal Trump. Pedro Siza Vieira e Pedro Marques debateram estes temas na Culturgest, nos “Encontros Fora da Caixa”, uma iniciativa da Caixa Geral de Depósitos com o Expresso como Media Partner. See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    49:44
  • Pedro Siza Vieira: “A corrupção é uma espécie de um fantasma, toda a gente sabe que ele existe mas pouca gente o viu”
    O fim-de-semana passado, Emmanuel Macron procurou recuperar a iniciativa política e reabriu a Notre Dame juntando Donald Trump e Vlodomir Zelensky. Paris foi o centro do mundo por um dia. Inesperadamente, Assad foi apeado do poder, fugiu para Moscovo e abriu-se uma grande incógnita na Síria: vale a pena ser optimista? O novo poder ainda não se tinha instalado e as bombas das grandes potências começaram de novo a cair, bombas turcas contra os curdos, bombas americanas contra a Al-Qaeda e bombas israelitas por antecipação a ataques que possam vir da Síria. Irão e Rússia, os grandes derrotados, tinham apenas a preocupação de não perder os canais de comunicação com quem derrotou o seu protegido. Por cá, a ministra da cultura foi chamada a defender as suas decisões e passou ao ataque, acusando o anterior ministro de assalto ao CCB. Mais estrutural, os políticos aproveitaram o dia internacional contra a corrupção para voltarem a fazer declarações de circunstância, dizendo que desta vez é que é. O Chega aproveitou para fazer da circunstância tema para as suas jornadas parlamentares, onde a estrela acabou por ser Santana Lopes. O Bloco Central tem como comentadores residentes Pedro Siza Vieira e Pedro Marques Lopes.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    1:07:20
  • Pedro Siza Vieira: “O primeiro-ministro ainda não sabe como falar do tema da segurança”
    Da comunicação ao país feita pelo primeiro-ministro, para nos sentirmos seguros num dos países mais seguros do mundo, aos panos que o Chega colocou nas janelas do Parlamento e aos bombeiros que Aguiar-Branco mandou chamar para recolher os panos, até aos bombeiros que apareceram sem que ninguém os tenha chamado nem se fizeram anunciar, assim se faz o retrato de um país onde já nada se estranha. António Costa já é presidente do Conselho, foi de imediato a Kiev dizer a Zelensky que pode contar com a Europa e anunciou que já pediu um encontro com Donald Trump. Na Europa, Paris é agora o centro dos maiores problemas, com um défice superior a 6%, dívida altíssima e crise política à vista. Se der errado em França, vai dar errado em toda a União.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    1:04:25
  • Siza Vieira: “Gouveia e Melo tem a grande vantagem de poder dizer que não é político e isso, hoje em dia, é um grande trunfo na política”
    Esta semana, no 25 de novembro de 2024, em sessão solene na Assembleia da República, regressámos a 24 de novembro de 1975 e voltaram a cavar-se trincheiras para contar, cada um à sua maneira, como se fez o caminho para a Democracia em Portugal. Foi o momento desejado pelo Chega, para quem liberdade de expressão é a expressão do ódio aos imigrantes, acusados por André Ventura de serem culpados de muitos dos crimes sexuais em Portugal. O que, claro, diz o Polígrafo, é mentira. O Bloco Central é o podcast de debate entre Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira, com moderação de Paulo Baldaia e sonoplastia de Gustavo Carvalho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    1:05:30
  • Pedro Siza Vieira: “A percepção de insegurança combate-se com ruas sem lixo, iluminadas e polícias todos os dias na rua”
    Na hora de deixar a Casa Branca, Joe Biden decidiu fazer o que sempre se tinha recusado a fazer por receio de uma escalada descontrolada da guerra na Ucrânia. Washington deu o OK para Kiev utilizar mísseis de longo alcance em território russo e Moscovo regressou à narrativa nuclear. O presidente cessante conseguiu condicionar fortemente a estratégia do presidente eleito para a guerra na Ucrânia. Falta saber a que custo. Por cá, os partidos de direita levam a celebração dos 49 anos do 25 de novembro à Assembleia da República e a Associação 25 de Abril acompanha o PCP na recusa de participar na sessão. O governo ordenou seis semanas de operações policiais com o objectivo de aumentar a percepção de segurança e a pergunta que se faz é se tantas operações musculadas das polícias não acabam por ter o efeito contrário. Na novela do orçamento há a registar mais um flic-flac à retaguarda de Pedro Nuno Santos, cumprindo a expectativa de que a discussão na especialidade iria trazer mais episódios dignos de nota artística elevada. No Bloco Central, a opinião que conta é de Pedro Siza Vieira e Pedro Marques Lopes.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    1:00:09

Mais podcasts de Notícias

Sobre Bloco Central

Pedro Siza Vieira e Pedro Marques Lopes analisam os acontecimentos e os protagonistas da semana, com moderação de Paulo Baldaia. Quinze anos depois da estreia na TSF, os episódios passam a sair à quinta-feira, dia de Conselho de Ministros, no Expresso. A fechar, e como sempre, o bloco central de interesses, com sugestões para as coisas importantes da vida.
Sítio Web de podcast

Ouve Bloco Central, Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Aplicações
Social
v7.1.0 | © 2007-2024 radio.de GmbH
Generated: 12/18/2024 - 10:56:37 PM