Pedro Siza Vieira e Pedro Marques Lopes analisam os acontecimentos e os protagonistas da semana, com moderação de Paulo Baldaia. Quinze anos depois da estreia n...
Marques Lopes sobre a operação policial no Martim Moniz: “A extrema-direita e o Chega estão a ganhar em toda linha”
Na ressaca da eleição de Trump, ficamos a saber que a vitória dos republicanos tinha sido em toda a linha e fomos sabendo como vai ser composta a equipa da Casa Branca. Em grande destaque Elon Musk e a plutocracia ao mais alto nível. Para a Europa era impossível imaginar pior, já que, para lá da eleição de Trump, a crise política na Alemanha deixa os europeus à beira de um ataque de nervos. Por cá, a operação “Portugal Sempre Seguro”, no Martim Moniz, anunciada pelo ministro da Presidência como fazendo parte de uma instrução dada às forças de segurança para reforçarem a fiscalização contra a imigração ilegal, apanhou um imigrante em situação irregular. Onze foram os mortos associados ao excessivo tempo de espera por socorro, resultado da greve no INEM. Ninguém pode afirmar uma ligação directa entre todos os acontecimentos, mas o alarme social que a situação criou acabou por se transformar numa crise política em que, para a culpa não morrer solteira, foi atirada para cima da secretária de Estado da Gestão da Saúde. A opinião que conta é do Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:04:44
Pedro Siza Vieira: “Eleição de Trump é uma vitória revolucionária com desprezo pelas regras democráticas”
Desta vez, até no voto popular Donald Trump ganhou. Regressa à Casa Branca em Janeiro, mas a sua eleição começa já a influenciar o que se passa no resto do mundo, a começar na relação do dólar com as outras moedas. A guerra no Médio Oriente e na Ucrânia são uma coisa com Biden e serão outra com Trump, o comércio global vai ter mais taxas e o movimento da direita radical volta a ganhar novo fôlego. Não é o fim do mundo, tanto a economia como a política têm ciclos e melhores dias virão. Bloco Central com a opinião que conta do Pedro Siza Vieira e Pedro Marques Lopes.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:01:57
Pedro Marques Lopes: “Aguiar Branco é co-responsável pelo que está acontecer no debate político”
No fim-de-semana, o Chega ficou a falar sozinho na defesa acéfala de uma polícia a quem tudo seria permitido, inclusive, nas palavras do seu líder parlamentar, atirar a matar para pôr ordem no país. No mesmo dia, milhares de cidadãos sairam à rua a pedir justiça para Odair e isso foi feito com total tranquilidade, provando que isto não é gente do bairro contra polícias, nem polícias contra gente do bairro. O Orçamento voltou a ser tema de conversa, no Parlamento e fora dele, uma conversa também ela mais calma desde que ficou garantida a sua viabilização. Mais quentinha está a discussão na América, a pouco dias da eleição, marcada, como sempre para a terça-feira a seguir à primeira segunda-feira do mês de novembro. O Bloco Central tem moderação de Paulo Baldaia numa conversa onde a opinião que conta é a de Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira. A sonoplastia é de João Martins.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:03:45
Siza Vieira: “Montenegro está a fazer um discurso simétrico ao de Costa, puro jogo de retórica”
Com a decisão do PS de viabilizar o Orçamento do Estado, o congresso do PSD perdeu interesse e muitas intervenções tiveram de ser guardadas ou reescritas. Com o documento viabilizado pelo centro-esquerda, Luís Montenegro resolveu dar uma guinada à direita e investir contra um moinho de vento onde vê “amarras ideológicas e de fação” A semana começou com a morte de um cidadão cabo-verdiano às mãos da PSP. O agente já foi constituído arguido, meteu férias e a investigação da Polícia Judiciária, noticiada em vários órgãos de comunicação social, sugere que terá havido um uso desproporcional e injustificado de força. A fechar o episódio, falamos ainda da Cimeira dos BRICS que levou à Rússia representantes de mais de 30 países, mostrando que nem Putin está isolado na cena internacional, nem a China abdica de liderar um bloco que se oponha ao bloco liderado pelo Estados Unidos. O secretário-geral da ONU vai a Kazan para se encontrar com Putin e o Ocidente não gostou de saber.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
58:25
Episódio Extra: Marques Lopes e Siza Vieira respondem às questões de alunos da Faculdade de Direito da Universidade Católica no Porto
A opinião que conta é de Pedro Marques Lopes e de Pedro Siza Vieira, exceto hoje em que a que interessa é a dos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Católica, no Porto. Paulo Baldaia conduz este episódio extra, a moderação faz-se com as perguntas da plateiaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
Pedro Siza Vieira e Pedro Marques Lopes analisam os acontecimentos e os protagonistas da semana, com moderação de Paulo Baldaia. Quinze anos depois da estreia na TSF, os episódios passam a sair à quinta-feira, dia de Conselho de Ministros, no Expresso. A fechar, e como sempre, o bloco central de interesses, com sugestões para as coisas importantes da vida.