Um podcast onde se analisa casos enviados pelos ouvintes, através dos comentários 'sábios' e 'sensatos' da Joana Azevedo e o viés psicanalítico da Sílvia Baptis...
O que é isto de ser a outra numa relação a três (sendo que uma das pessoas pode não saber que está numa relação a três) ? O que diz sobre a forma de nos ligarmos ao outro? Qual é o ganho aqui para quem aceita ser a outra? E por que razão tendemos a repetir este padrão mesmo que deixemos a relação? São questões levantadas quando lemos a mensagem de uma ouvinte que assume não conseguir deixar de ser a outra.
--------
37:23
Mãe não sabe lidar com orientação sexual da filha
Neste episódio partimos deste caso particular para falar sobre as expectativas dos pais em relação aos filhos. Da diferença entre o filho imaginado e o filho real e por que será tão difícil lidar com esta diferença e com a diferença em geral. Falámos dos nossos preconceitos e como também os projetamos nos nossos filhos.
--------
46:53
Mãe funcional vs Mãe emocional
Será uma mãe funcional suficientemente boa? Para esta ouvinte, não. O lamento de alguém que tem uma relação com a mãe insípida e banal, segundo a própria. Faltou a parte emocional, o acolhimento de angústias várias. Será isto para fatalidade ou há como reparar esta ausência? Será ainda possível transformar numa relação completa depois de tantos anos de afastamento emocional?
--------
44:44
A rebeldia feminina
Será que aquilo que vemos como defeitos ou falhas são mesmo? Ou fazem parte da estrutura de cada um, têm uma função e poderão ser afinal protetores? A rebeldia e o mau feitio muitas vezes são mal vistos ou proibidos nas mulheres e esta ouvinte traz esta relação complexa e conflituosa para discutirmos e analisarmos neste episódio. Aceitamos o desafio.
--------
32:18
Sem vontade de apreciar a vida
Depois da pandemia notou-se algumas alterações de comportamentos, vida e personalidade. Esta ouvinte manteve o isolamento social e perdeu a vontade de apreciar a vida. E, mesmo assim, considera a pandemia "um período maravilhoso" (palavras da própria). Analisamos esta ambivalência e o que poderá significar esta falta de vontade de apreciar a vida.
Um podcast onde se analisa casos enviados pelos ouvintes, através dos comentários 'sábios' e 'sensatos' da Joana Azevedo e o viés psicanalítico da Sílvia Baptista. Aqui fala-se de comportamentos, relacionamentos, lamentos e outras palavras terminadas em ‘entos’. Exceto julgamentos.Um podcast Rádio Comercial.