Perestrello, a sondagem da SIC e o telefone estragado da justiça
“Sempre teve, não vai deixar de ter”. A resposta, rápida, é de Marcos Perestrello quando a pergunta é sobre “maturidade política”. Na entrevista ao Facto Político da SIC Notícias, o socialista ia pedindo uma “atitude responsável” à AD para a eventualidade de o PS ganhar as eleições por uma margem curta quando surge a pergunta: “Se o resultado do ano passado se repetir, o PS terá essa maturidade política?”. Fica assim claro que os socialistas estão disponíveis para voltar a dar a mão à AD se ficar tudo na mesma.O timing da averiguação preventiva: “Não acredito em coincidências desta natureza”Se nas sondagens a AD segue na frente do PS, na Procuradoria-Geral da República está tudo empatado com uma averiguação preventiva para cada lado.Marcos Perestrello não acredita em “coincidências desta natureza”, afirmando que o Ministério Público teve “dois pesos e duas medidas”, optando por “interferir no processo político”.Nesta entrevista ao Facto Político aproveita por estabelecer as diferenças entre os dois casos a envolver os dois principais candidatos a primeiro-ministro: Do lado do PS “todos os documentos foram mostrados e existe disponibilidade para ir prestar esclarecimentos à justiça, do outro lado existe uma cortina de fumo”.Sobre a possibilidade de Pedro Nuno Santos vir a ser constituído arguido, o socialista recusa-se a cenarizar: “É um cenário que está completamente fora do contexto. É uma questão completamente fora da caixa”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
20/4/2025
35:37
Castro Almeida, os trunfos dos partidos e os debates
Ministro da Coesão é cabeça-de-lista da AD por Portalegre, o círculo eleitoral onde a coligação não conseguiu eleger nenhum deputado no ano passado. A governabilidade alimenta sempre as semanas que antecedem eleições legislativas. Desta vez há dúvidas sobre o que fará a AD se o PS ganhar as eleições por uma margem parecida à da vitória do ano passado. Manuel Castro Almeida não confirma a reciprocidade pedida pelo PS, mas alerta que, com maioria de direita no parlamento, Pedro Nuno Santos seria líder de um governo “a prazo”. Já sobre entendimentos com a Iniciativa Liberal, a mensagem parece não ter medo de uma fuga de voto útil: “Conviveria num Conselho de Ministros com pessoas da Iniciativa Liberal. Há áreas do programa deles com as quais me identifico”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/4/2025
36:55
Mariana Leitão, o plano Lili Caneças e uma campanha no Bolhão
Pelo menos para já, a Iniciativa Liberal não quer apontar ao governo. Em entrevista ao Facto Político, a ainda líder parlamentar diz afirmar que “a influência também se vê na Assembleia da República”. A maioria das sondagens publicadas até este sábado mostram que a Iniciativa Liberal pode ser um dos partidos que mais estão a conquistar eleitorado. As notícias podem antecipar um entendimento com a Aliança Democrática para um eventual futuro governo de direita, mas a avaliar pelas palavras de Mariana Leitão, esse entendimento deve ficar circunscrito à Assembleia da República. Quando a pergunta é sobre se tem intenção de ir para o governo a resposta é rápida: “Não queremos ir para o governo só porque sim”, surgindo o complemento mais à frente: “A influência também se vê na Assembleia da República e quanto maior for o nosso grupo parlamentar, maior será essa capacidade de influenciar a governação”. Emitido na SIC Notícias a 5 de abril. Para ver a versão vídeo deste episódio, clique aquiSee omnystudio.com/listener for privacy information.
05/4/2025
35:28
Mendonça Mendes, o calendário eleitoral e o sol na Madeira
Estava na primeira linha do governo de António Costa e agora está consciente de que pode “estar ou não estar” nas listas de candidatos do PS à Assembleia da República. António Mendonça Mendes vem ao Facto Político e responde “sim” sobre se há vida para lá de Pedro Nuno Santos. O programa foi emitido a 29 março na SIC Notícias. Para ver o programa em vídeo clique aquiSee omnystudio.com/listener for privacy information.
29/3/2025
36:35
Fabian Figueiredo e os indecisos à beira da maioria absoluta
A caminho de eleições antecipadas, o líder parlamentar do Bloco de Esquerda garante que o partido fará uma campanha para se discutirem soluções à esquerda. Sobre o regresso dos fundadores do partido à primeira linha da política restam poucas dúvidas. Ouça aqui a entrevista em podcast. See omnystudio.com/listener for privacy information.
Entre todos os factos que nos passam pelas mãos, os factos políticos são os nossos favoritos. Com o jornalista Diogo Teixeira Pereira, vamos tentar descobri-los nas entrelinhas dos discursos e nas conversas com os protagonistas da semana política. No final, fazemos uma previsão da meteorologia política para os dias seguintes que, se tudo correr como o previsto, vai falhar quase sempre. Facto Político, todos os sábados na SIC Notícias e em podcast.