Entre todos os factos que nos passam pelas mãos, os factos políticos são os nossos favoritos. Com o jornalista Diogo Teixeira Pereira, vamos tentar descobri-los...
Frazão com críticas para os colegas de partido e a remodelação “poupadíssima”
Deputado do Chega vem ao Facto Político justificar os insultos dos colegas de bancada com os insultos que recebem do outro lado e revelar que vai ser candidato numa “Câmara importante” da Área Metropolitana de Lisboa. Olhamos ainda para a remodelação “poupadíssima” do governo e para o recente veto presidencial.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
35:57
O não-ídolo de Bernardo Blanco, a tradição do PS, e o sol e a sombra em cima do Chega
Deputado da Iniciativa Liberal vem ao Facto Político defender as políticas do presidente argentino e pedir a Carlos Moedas que arrume a casa para facilitar um acordo em Lisboa. Mariana Lima Cunha e Luís Pedro Nunes põem à sombra os casos judiciais da semana e o PS mantém a tradição de grandes dificuldades em eleições presidenciais. A convenção do último fim de semana foi suficientemente clara para se perceber que há na Iniciativa Liberal quem tenha Javier Milei como ídolo e quem tente pôr água na fervura. O deputado Bernardo Blanco vem ao Facto Político para garantir que não tem ídolos, mas se fosse argentino não tinha dúvidas para escolher em quem votaria: “Obviamente” que votaria no presidente da motosserra, “não há qualquer dúvida”. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
37:17
Ana Gomes, os “espertalhuços” do PS e o estado da arte nas Presidenciais
Pedro Nuno Santos tem duas possibilidades em cima da mesa: António José Seguro e António Vitorino. É cada vez mais evidente que o Secretário-Geral do PS prefere o antigo Comissário Europeu, mas Ana Gomes só vê riscos nesta escolha. Em entrevista ao Facto Político até lhe elogia o sentido de humor, mas daí em diante só é capaz de apontar fragilidades, a começar pelo “passado de advogado lobista” que, lembra a ex-candidata presidencial, “fez Alfredo Barroso dizer que eleger Vitorino era pôr um lobista de negócios em Belém”. Comparativamente, “é uma espécie de Daniel Proença de Carvalho do PS”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
36:00
Marta Temido, o reajuste de Pedro Nuno e os gabinetes de crise do Chega e do Bloco
É uma das últimas polémicas a envolver o Ministério da Saúde. A demissão do CEO António Gandra d’Almeida levou o Primeiro-Ministro e a Ministra da Saúde a sacudirem para o anterior governo as responsabilidades das incompatibilidades do médico no período em que esteve à frente do INEM do Norte. Esse período coincide com o tempo em que Marta Temido era Ministra da Saúde, mas a agora eurodeputada garante que não conhecia o escolhido de Ana Paula Martins: “Há 150 mil funcionários do SNS, não é possível que se saiba a situação de cada um”, explica no Facto Político lamentando que o governo não tenha dito antes que a seleção “não correu bem”. “Acho muito feio apontar o dedo a alguém”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
34:20
João Ferreira quer roubar votos à direita, o puzzle presidencial e as contas de Lisboa e Porto
A escolha de Alexandra Leitão para encabeçar a lista socialista à Câmara de Lisboa parece feita a pensar na grande frente de esquerda que há quatro anos podia ter garantido a renovação de mandato a Fernando Medina, mas o PCP está fora. Na entrevista que deu ao Facto Político deste sábado, João Ferreira deixou claro que é ele que quer representar a alternativa ao atual presidente de Câmara, tentando mesmo roubar votos de eleitores de direita: “Mesmo um eleitor do PSD e CDS não gosta de ver lixo na rua, nem de passar horas no trânsito”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Entre todos os factos que nos passam pelas mãos, os factos políticos são os nossos favoritos. Com o jornalista Diogo Teixeira Pereira, vamos tentar descobri-los nas entrelinhas dos discursos e nas conversas com os protagonistas da semana política. No final, fazemos uma previsão da meteorologia política para os dias seguintes que, se tudo correr como o previsto, vai falhar quase sempre. Facto Político, todos os sábados na SIC Notícias e em podcast.