Filipa Calvão: "Não temos uma cultura de corrupção, mas de desleixo"
À frente do Tribunal de Contas (TdC) há quatro meses, Filipa Calvão diz, em entrevista ao PÚBLICO-Renascença, que o contexto autárquico cria oportunidades para a prática de actos ilegais, muitas vezes por falta de preparação dos serviços. Sobre o caso Helder Rosalino, afirma que a administração pública tem grande dificuldade em concorrer com o mercado quando quer contratar especialistas em determinadas matérias. E garante que o caso do juiz jubilado acusado de recorrer a prostituição de menores vai ser avaliado.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
39:41
Medina: “Vitorino é o português mais bem preparado para ser Presidente da República”
O ex-ministro das Finanças e ex-presidente da Câmara de Lisboa Fernando Medina, que ao fim de oito anos de investigação não foi acusado no processo Tutti Frutti, defende, em entrevista ao PÚBLICO/Renascença, que o Ministério Público e a comunicação social são responsáveis por "criar um clima de suspeição permanente e contínuo" e pressiona António Vitorino a avançar com uma candidatura presidencial.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
59:05
Bacelar Gouveia: casos como o Tutti-Frutti são “prática comum” nas autarquias
Jorge Bacelar Gouveia, constitucionalista e professor catedrático, admite que casos como o que levou o Ministério Público a acusar 60 arguidos na Operação Tutti-Frutti são prática comum nas autarquias. Em entrevista ao PÚBLICO e à Renascença, o antigo deputado do PSD, declara apoio a Luís Marques Mendes nas eleições presidenciais e atira ao almirante Gouveia e Melo: "Presidir um país não é a mesma coisa que conduzir um submarino".See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
36:20
“Alexandra Leitão vai perceber que ser líder parlamentar é diferente de ser candidata a uma câmara”
Ricardo Leão, autarca do PS em Loures e protagonista da polémica dos despejos "sem dó nem piedade" de moradores em bairros municipais envolvidos em desacatos na Grande Lisboa, elogia o novo discurso de Pedro Nuno Santos sobre imigração, considerando que "toda a gente" no partido pensa como ele e que "não há problemas de esquerda e de direita". Sobre o seu concelho, anuncia, em entrevista ao PÚBLICO-Renascença, que está em curso a notificação para despejo de 20% dos inquilinos que não pagam rendas camarárias de forma continuada e a compra de 12 viaturas para policiamento de proximidade.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:03:20
Castro Almeida: “Equilíbrio” da lei dos solos implica preço de casas “suficientemente atractivo” para construtores
O ministro adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, está confiante de que a polémica alteração na lei dos solos, já aprovada pelo Governo, e publicada em Diário da República em Dezembro, terá uma apreciação parlamentar favorável, esta sexta-feira, na Assembleia da República, com os votos do PS, e defende, em entrevista ao PÚBLICO-Renascença, que com a nova legislação um T2 novo com 80m² em Sintra pode vir a custar 210 mil euros.See omnystudio.com/listener for privacy information.