“Tem de haver diferença entre os que vêm para ficar e os que vêm para fruir do acesso ao SNS”
Maria Lúcia Amaral é Provedora de Justiça desde 2018. Nessa qualidade, recebeu em 2023, como em anos anteriores, mais de 10 mil queixas de cidadãos sobre a actuação do Estado ou a ausência de respostas devidas por parte da administração pública. Foi vice-presidente do Tribunal Constitucional e, além de professora catedrática é, por inerência do cargo que ocupa até 2025, conselheira de Estado. Nesta entrevista ao PÚBLICO/Renascença aponta falhas à rede de cuidados paliativos e à fiscalização dos lares para a terceira idade.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:01:07
Prata Roque: “Não é aceitável que os autarcas do PS façam o discurso do TikTok para ganhar votos”
Miguel Prata Roque apresenta esta quinta-feira a candidatura formal a presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL), após a demissão de Ricardo Leão. Em entrevista ao PÚBLICO/Renascença, é duro com algumas declarações polémicas de autarcas a propósito da concessão de apoios camarários, mas também com o Chega e os "lunáticos ou alucinados de um partido que só sabe berrar e colocar colchas à porta da Assembleia da República".See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
55:41
Regularização de imigrantes: 113 mil processos a andar e 108 mil rejeitados
O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, revela que a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) está a atender 5000 imigrantes por dia e que a resposta do Estado acelerou nos últimos meses. Mais de metade dos 400 mil casos pendentes já foram tratados, explica em entrevista ao PÚBLICO/Renascença. Sobre a polémica conferência de imprensa de Luís Montenegro sobre segurança, responde que "quem não compreende a prioridade que este Governo e este primeiro-ministro dão à segurança não compreendeu bem o país nem o povo que temos" e deixa o aviso de que a situação económica pode deteriorar-se em 2025 e isso pode pôr em causa o bónus extra dos pensionistasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:01:25
“Violência interpares está a ser muito motivada pelo mundo virtual e esta é uma nova situação de perigo”
A nova presidente da Comissão Nacional da Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), Ana Isabel Valente, foi nomeada em Agosto para assumir o cargo em regime de substituição e deverá ser confirmada na liderança de um dos pilares do sistema de protecção da infância e juventude, depois de concluído o concurso cuja abertura foi solicitada à Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (Cresap). A jurista de 62 anos é, desde 2017, vereadora na Câmara Municipal de Sintra, na área das políticas sociais, e assim vai continuar, acumulando com a presidência da CNPDPCJ. Perante a exigência do cargo que agora ocupa, a dirigente diz em entrevista ao PÚBLICO/Renascença que conta com o conhecimento e dedicação de uma equipa de profissionais que há muitos anos trabalham na comissão nacional. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
24:10
Vitorino pede “ousadia” ao Governo na imigração. Visto com contrato de trabalho “não é suficiente”
O presidente do novo Conselho Nacional para as Migrações e Asilo, António Vitorino, defende que não se pode "rotular como racistas e xenófobos todos os que se sentem desconfortáveis perante os fluxos migratórios" e defende um esforço maior do Governo nas políticas de integração e na articulação com os países de origem de imigrantes. Vitorino, que já foi comissário europeu e ministro da Defesa, fala ainda, em entrevista ao PÚBLICO/Renascença, sobre a guerra na Ucrânia e diz que a autorização de Joe Biden para a Ucrânia usar mísseis de longo alcance foi "tardia".See omnystudio.com/listener for privacy information.