Este é um espaço que pretende reunir empresas, consumidores e organizações para partilhar as melhores práticas e sensibilizar os portugueses para o impacto dos ...
Em 2010 a Unilever FIMA lançou o seu compromisso para com a sustentabilidade. Passados 10 anos, quisemos perceber qual a sua evolução e quais as crenças que continuam a ditar as suas estratégias. Quais as suas principais preocupações? Quais as principais mudanças? António Casanova, CEO da Unilever FIMA, assume que o crescimento das empresas deve ter sempre em consideração o respeito imenso pelo planeta, acreditando que os negócios não devem ser extractivos, mas, pelo contrário, incentivadores à proteção de pilares essenciais à sustentabilidade da Terra.
António Casanova garante que, a prazo, o crescimento das empresas só poderá ser possível se não trouxerem danos aos sistemas onde estão inseridas. Mas o que acontecerá às marcas existentes? Como é que poderão chegar aos consumidores nesta viragem para a sustentabilidade? E a criação de novos produtos, será rentável?
Neste episódio falamos sobre alteração de hábitos de consumo, exemplos claros de práticas sustentáveis da empresa e a importância do conceito de Social Value. Um episódio a não perder com uma das maiores marcas a operar em Portugal.
--------
40:17
Episódio 6 - Clara Costa
Clara Costa é Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da Auchan. Neste episódio, a nossa convidada manifesta que a sustentabilidade já faz parte do ADN da marca e revela o retorno imediato das várias decisões que tomam nesta área.
Entre os vários temas, Clara Costa salienta que o desperdício zero é considerado como uma missão interna, super valorizada pelo cliente, que se materializa na redução de plásticos ou em projetos como a parceria com a To Good To Go. Mas como é que o setor pode criar políticas de redução de desperdício que sejam transversais a todas as marcas? Será que a pandemia aumentou a procura por produtos embalados e aumentou os níveis de desperdício dos consumidores?
A venda a granel ou a oferta de produtos biológicos são também temas deste novo episódio, onde Carla Costa revela ainda o seu percurso pessoal na área da Sustentabilidade, demonstrando as suas maiores preocupações
--------
30:16
Episódio 4 - Vanessa Romeu
Vanessa Romeu é Diretora de Comunicação e Relações Públicas do Lidl Portugal e fala-nos da estratégia de Sustentabilidade da conhecida marca alemã. A sustentabilidade faz parte da ADN do Lidl, cuja preocupação tem sido notória ao longo dos últimos anos, numa estratégia que a concilia com o preço e a qualidade.
Entre a procura dos consumidores, as preocupações das novas gerações e o apoio às práticas sustentáveis, Vanessa Romeu defende que esta é uma temática urgente que se materializa na oferta, eficiência energética e projetos de Responsabilidade Social da marca. Poderá ter o plástico outro valor? Poderá haver estratégias para reduzir o desperdício e simultaneamente apoiar a alimentação de quem mais precisa? Vanessa Romeu conta-nos tudo sobre as ideias da empresa.
A par das iniciativas da marca, este episódio revela também as preocupações como consumidora, deixando algumas ideias para transformar o consumo dos ouvintes num processo mais sustentável.
Nota: devido às medidas de distanciamento necessárias ao contexto de pandemia, este podcast foi gravado de forma remota e por isso o som pode ter menor definição
--------
30:29
Episódio 3 - João Meneses
João Meneses é Secretário Geral do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável - em inglês, Business Council for Sustainable Development (BCSD).
Se a transição para o século XXI levou a uma Revolução da Indústria 4.0, necessária à evolução dos negócios e sociedade, o Secretário Geral da BCSD defende que o desenvolvimento sustentável deve ser uma máxima presente e relevante como drive de competitividade para as empresas.
Entre o Green Deal e a mudança de comportamento dos consumidores, João Meneses apresenta-nos algumas das motivações que levam à alteração dos modelos de negócio das empresas, realçando, por outro lado, a urgência de redução de consumo imediato, seja através da reutilização, reinvenção ou reciclagem dos produtos. A urgência sobre a consciencialização da pegada ecológica de cada um de nós e consumo consciente são outros dos fatores evidenciados pelo convidado que nos demonstra o sentido da sustentabilidade na sua vida.
Com forte convicção na força juvenil, João Meneses deixa uma mensagem às gerações mais jovens, crente na maior disponibilidade e vontade de encarar o Planeta como um tema prioritário.
--------
31:16
Episódio 2 - Eduardo Rêgo
É a voz inconfundível que habita o nosso imaginário desde sempre. Eduardo Rêgo marcou gerações com a locução do programa BBC Vida Selvagem, sendo o único locutor do mundo autorizado a contornar os textos de Sir David Attenborough, o naturalista que criou os programas originais. Vive de forma apaixonada pela Natureza e considera que esta é uma Casa com bastantes regras, que precisa de ser cuidada e amada.
Há dois anos fundou uma organização não governamental de defesa do ambiente e da vida selvagem, a Loving the Planet - a dream power by GAL, um projeto global que pretende alertar para a importância do equilíbrio do planeta e que visa congregar vontades e ligar múltiplos agentes.
Anuncia-se como médico de clínica geral de um corpo chamado Planeta, e acredita que qualquer um pode fazer este papel. Acredita que o Planeta está “ligado à máquina”, doente, mas que é possível atenuar as cicatrizes provocadas pelo comportamento humano, através da articulação das partes que se juntam pelo bem comum.
Este é um espaço que pretende reunir empresas, consumidores e organizações para partilhar as melhores práticas e sensibilizar os portugueses para o impacto dos comportamentos humanos no futuro sustentável do planeta.