“Aos 72 anos, levanto-me todos os dias com vontade de fazer acontecer” | Líder Extraordinário
É uma voz ativa nas áreas de responsabilidade social corporativa, empreendedorismo feminino e cidadania. Depois de um percurso de 38 anos na IBM Portugal, onde exerceu diversos cargos de gestão, incluindo a direção de marketing e comunicações, Conceição Zagalo ficou com uma agenda bem mais preenchida após a reforma. Ao longo da vida, recebeu diversos prémios de reconhecimento pelo seu trabalho e, aos 72 anos, a sua força e energia continuam a inspirar muitas mulheres. Numa conversa carregada de emoções, e em que demonstra também a sua profunda dedicação à família, a Embaixadora Honorária da Brands Community é a convidada de Cristina Amaro no último episódio da primeira temporada da série “Líder Extraordinário”.
--------
1:12:20
Quais as forças que fazem o futuro das organizações? | DAR que Pensar
É no equilíbrio entre pessoas, processos e tecnologia que está sustentado o futuro das organizações. As pessoas, com as suas competências e capacidade de inovação, constituem um motor que impulsiona a mudança. Os processos, por outro lado, garantem a eficiência e a agilidade necessárias para acompanhar o mercado. Já a tecnologia potencia a performance e facilita a conexão entre pessoas e os fluxos de trabalho. Mas qual será o verdadeiro papel que cada uma destas forças - pessoas, processos e tecnologia - terá no futuro das organizações? O tema estará em discussão na próxima “Liderteam Summit”, que decorrerá em abril de 2025 na Porto Business School, mas também já está a “DAR Que Pensar” no Brands Channel. Alberto Costa, CEO da Liderteam, empresa com 20 anos de mercado e especializada no desenvolvimento de soluções digitais que procuram ajudar as organizações a agilizarem os seus processos, partilha neste episódio a sua visão sobre como as empresas se poderão tornar no futuro mais resilientes, ágeis e inovadoras, com base no seu capital humano e tecnológico.
--------
13:30
“As empresas familiares têm um potencial enorme para mudar o mundo” | Líder Extraordinário
Trata os seus colaboradores como colegas, considerando-os família. Carlos Mendes Gonçalves assume-se como um “rapaz simples do campo” e traz consigo o conhecimento de uma vida dedicada à empresa fundada pelo seu pai: a Casa Mendes Gonçalves. Empreendedor desde cedo e líder de uma equipa que ambiciona conquistar o mundo, Carlos é movido pelos sonhos, pelos projetos e pela vontade de “fazer as coisas de forma diferente”. É precisamente essa inovação que procura imprimir constantemente no ADN da sua empresa, dedicada à produção de vinagres, molhos e condimentos, e criadora de marcas como Paladin, Peninsular e Dona Pureza. O seu negócio tem hoje um impacto inegável na vila da Golegã ao empregar mais de 4 centenas de pessoas. “Estamos nas nossas raízes e isso faz com que as empresas familiares – micro, pequenas, médias ou grandes – tenham um potencial enorme para realmente mudar o mundo. Eu digo sempre às minhas colegas: vamos lá embora mudar o mundo, começando por mudar o nosso”. É esta inspiração que Carlos Mendes Gonçalves traz para a conversa com Cristina Amaro. O novo embaixador da Brands Community é o “Líder Extraordinário” deste mês.
--------
46:00
“Sou um líder um bocado old school” I Líder Extraordinário
“Eu acho que sou um líder um bocado old school, humano, que ainda acredita nas pessoas.” É desta forma que Tim Vieira caracteriza a sua liderança. O investidor passou a ser um rosto familiar para muitos portugueses após a participação no programa da SIC “Shark Tank” (formato televisivo onde empreendedores mostravam as suas ideias e projetos de negócios a investidores na esperança de obterem financiamento). Mais do que investidor, Tim Vieira é um verdadeiro empreendedor. Filho de pais portugueses, nasceu na África de Sul, onde lançou o seu primeiro negócio em 1993: uma cervejaria. Ao longo dos anos foi realizando investimentos em Angola, Moçambique, Gana e Portugal em áreas bem diversificadas, incluindo startups. Hoje é o CEO da Brave Generation Academy, uma escola diferenciadora, cujo programa está assente numa educação personalizada e flexível, e que orienta os alunos para as suas paixões. Em 2023 decidiu abraçar uma missão maior ao apresentar-se como candidato à Presidência da República Portuguesa. “Eu não quero ser daquelas pessoas que só crítica e não faz. Eu quero ajudar a mudar o país”. Tim Vieira, que é também embaixador da Brands Community, é o convidado de Cristina Amaro neste episódio da série “Líder Extraordinário”. Uma conversa reveladora do seu percurso profissional, mas também pessoal, para ver aqui ou nas plataformas de podcast Spotify e Apple.
--------
59:02
Que importância tem a gestão de marca pessoal para profissionais e empresas? | Dar que pensar
Há cada vez mais uma maior consciência de que cada pessoa é uma marca pessoal, sobretudo no mundo profissional. As redes sociais, por exemplo, têm sido um motor para esta perceção e para o desenvolvimento da comunicação desta visão. Mas, afinal, que importância tem a gestão da marca pessoal para profissionais e empresas? É com esta questão que lançamos este tema para o comentário assinado por Raquel Soares, fundadora da Beautiful Branding Agency e da Love People, que é também membro da Brands Community. Especializada na gestão de recursos humanos, Raquel Soares é também uma apaixonada pela gestão de marcas pessoais e pelo potencial que esta abordagem tem na captação e desenvolvimento do talento dentro das empresas. Uma perspetiva que partilha neste episódio da série DAR que Pensar e sobre a qual convida a nossa comunidade a refletir.