“A função das empresas é ter lucro, mas temos de nos preocupar com a comunidade" | Líder Extraordinário
Poucos sabem que a sua mão tem interferência diária na vida de muitos portugueses. Paulo Portela é CEO e fundador da Vialsil, empresa especializada na conservação e manutenção de vias de comunicação. É responsável, por exemplo, pela produção das guardas de segurança e da sinalização temporária que muitas vezes encontramos nas autoestradas. Apesar das dificuldades associadas à construção de um negócio no interior do país, Paulo Portela conseguiu transformar a sua empresa numa referência no setor onde atua, levando hoje o nome de Baião mais longe. “Acho que em todo o país há gente boa, há empresários bons, mas no Norte e na minha região somos mais resilientes”, afirma. Homem sonhador, interventivo e de espírito crítico, liderou várias instituições na região do Tâmega e Sousa, sempre com a vontade de contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade. É o convidado de Cristina Amaro na estreia da segunda temporada de “Líder Extraordinário”, a série que revela o outro lado dos líderes que fazem a diferença em Portugal e no mundo.
--------
58:50
Como criar uma marca de pessoas para pessoas | DAR que Pensar
A experiência vivida na primeira pessoa por Rui Bairrada, fundador da marca Doutor Finanças, inspira o comentário deste episódio sobre o processo de criação de uma marca assente num conjunto de pessoas com diferentes competências com o propósito de ajudar pessoas, tornando o conhecimento sobre finanças, normalmente considerado muito complicado e até “cinzento”, mais próximo e humanizado.
--------
10:34
“Aos 72 anos, levanto-me todos os dias com vontade de fazer acontecer” | Líder Extraordinário
É uma voz ativa nas áreas de responsabilidade social corporativa, empreendedorismo feminino e cidadania. Depois de um percurso de 38 anos na IBM Portugal, onde exerceu diversos cargos de gestão, incluindo a direção de marketing e comunicações, Conceição Zagalo ficou com uma agenda bem mais preenchida após a reforma. Ao longo da vida, recebeu diversos prémios de reconhecimento pelo seu trabalho e, aos 72 anos, a sua força e energia continuam a inspirar muitas mulheres. Numa conversa carregada de emoções, e em que demonstra também a sua profunda dedicação à família, a Embaixadora Honorária da Brands Community é a convidada de Cristina Amaro no último episódio da primeira temporada da série “Líder Extraordinário”.
--------
1:12:20
Quais as forças que fazem o futuro das organizações? | DAR que Pensar
É no equilíbrio entre pessoas, processos e tecnologia que está sustentado o futuro das organizações. As pessoas, com as suas competências e capacidade de inovação, constituem um motor que impulsiona a mudança. Os processos, por outro lado, garantem a eficiência e a agilidade necessárias para acompanhar o mercado. Já a tecnologia potencia a performance e facilita a conexão entre pessoas e os fluxos de trabalho. Mas qual será o verdadeiro papel que cada uma destas forças - pessoas, processos e tecnologia - terá no futuro das organizações? O tema estará em discussão na próxima “Liderteam Summit”, que decorrerá em abril de 2025 na Porto Business School, mas também já está a “DAR Que Pensar” no Brands Channel. Alberto Costa, CEO da Liderteam, empresa com 20 anos de mercado e especializada no desenvolvimento de soluções digitais que procuram ajudar as organizações a agilizarem os seus processos, partilha neste episódio a sua visão sobre como as empresas se poderão tornar no futuro mais resilientes, ágeis e inovadoras, com base no seu capital humano e tecnológico.
--------
13:30
“As empresas familiares têm um potencial enorme para mudar o mundo” | Líder Extraordinário
Trata os seus colaboradores como colegas, considerando-os família. Carlos Mendes Gonçalves assume-se como um “rapaz simples do campo” e traz consigo o conhecimento de uma vida dedicada à empresa fundada pelo seu pai: a Casa Mendes Gonçalves. Empreendedor desde cedo e líder de uma equipa que ambiciona conquistar o mundo, Carlos é movido pelos sonhos, pelos projetos e pela vontade de “fazer as coisas de forma diferente”. É precisamente essa inovação que procura imprimir constantemente no ADN da sua empresa, dedicada à produção de vinagres, molhos e condimentos, e criadora de marcas como Paladin, Peninsular e Dona Pureza. O seu negócio tem hoje um impacto inegável na vila da Golegã ao empregar mais de 4 centenas de pessoas. “Estamos nas nossas raízes e isso faz com que as empresas familiares – micro, pequenas, médias ou grandes – tenham um potencial enorme para realmente mudar o mundo. Eu digo sempre às minhas colegas: vamos lá embora mudar o mundo, começando por mudar o nosso”. É esta inspiração que Carlos Mendes Gonçalves traz para a conversa com Cristina Amaro. O novo embaixador da Brands Community é o “Líder Extraordinário” deste mês.