Quais as forças que fazem o futuro das organizações? | DAR que Pensar
É no equilíbrio entre pessoas, processos e tecnologia que está sustentado o futuro das organizações. As pessoas, com as suas competências e capacidade de inovação, constituem um motor que impulsiona a mudança. Os processos, por outro lado, garantem a eficiência e a agilidade necessárias para acompanhar o mercado. Já a tecnologia potencia a performance e facilita a conexão entre pessoas e os fluxos de trabalho. Mas qual será o verdadeiro papel que cada uma destas forças - pessoas, processos e tecnologia - terá no futuro das organizações? O tema estará em discussão na próxima “Liderteam Summit”, que decorrerá em abril de 2025 na Porto Business School, mas também já está a “DAR Que Pensar” no Brands Channel. Alberto Costa, CEO da Liderteam, empresa com 20 anos de mercado e especializada no desenvolvimento de soluções digitais que procuram ajudar as organizações a agilizarem os seus processos, partilha neste episódio a sua visão sobre como as empresas se poderão tornar no futuro mais resilientes, ágeis e inovadoras, com base no seu capital humano e tecnológico.
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13:30
“As empresas familiares têm um potencial enorme para mudar o mundo” | Líder Extraordinário
Trata os seus colaboradores como colegas, considerando-os família. Carlos Mendes Gonçalves assume-se como um “rapaz simples do campo” e traz consigo o conhecimento de uma vida dedicada à empresa fundada pelo seu pai: a Casa Mendes Gonçalves. Empreendedor desde cedo e líder de uma equipa que ambiciona conquistar o mundo, Carlos é movido pelos sonhos, pelos projetos e pela vontade de “fazer as coisas de forma diferente”. É precisamente essa inovação que procura imprimir constantemente no ADN da sua empresa, dedicada à produção de vinagres, molhos e condimentos, e criadora de marcas como Paladin, Peninsular e Dona Pureza. O seu negócio tem hoje um impacto inegável na vila da Golegã ao empregar mais de 4 centenas de pessoas. “Estamos nas nossas raízes e isso faz com que as empresas familiares – micro, pequenas, médias ou grandes – tenham um potencial enorme para realmente mudar o mundo. Eu digo sempre às minhas colegas: vamos lá embora mudar o mundo, começando por mudar o nosso”. É esta inspiração que Carlos Mendes Gonçalves traz para a conversa com Cristina Amaro. O novo embaixador da Brands Community é o “Líder Extraordinário” deste mês.
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46:00
“Sou um líder um bocado old school” I Líder Extraordinário
“Eu acho que sou um líder um bocado old school, humano, que ainda acredita nas pessoas.” É desta forma que Tim Vieira caracteriza a sua liderança. O investidor passou a ser um rosto familiar para muitos portugueses após a participação no programa da SIC “Shark Tank” (formato televisivo onde empreendedores mostravam as suas ideias e projetos de negócios a investidores na esperança de obterem financiamento). Mais do que investidor, Tim Vieira é um verdadeiro empreendedor. Filho de pais portugueses, nasceu na África de Sul, onde lançou o seu primeiro negócio em 1993: uma cervejaria. Ao longo dos anos foi realizando investimentos em Angola, Moçambique, Gana e Portugal em áreas bem diversificadas, incluindo startups. Hoje é o CEO da Brave Generation Academy, uma escola diferenciadora, cujo programa está assente numa educação personalizada e flexível, e que orienta os alunos para as suas paixões. Em 2023 decidiu abraçar uma missão maior ao apresentar-se como candidato à Presidência da República Portuguesa. “Eu não quero ser daquelas pessoas que só crítica e não faz. Eu quero ajudar a mudar o país”. Tim Vieira, que é também embaixador da Brands Community, é o convidado de Cristina Amaro neste episódio da série “Líder Extraordinário”. Uma conversa reveladora do seu percurso profissional, mas também pessoal, para ver aqui ou nas plataformas de podcast Spotify e Apple.
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59:02
Que importância tem a gestão de marca pessoal para profissionais e empresas? | Dar que pensar
Há cada vez mais uma maior consciência de que cada pessoa é uma marca pessoal, sobretudo no mundo profissional. As redes sociais, por exemplo, têm sido um motor para esta perceção e para o desenvolvimento da comunicação desta visão. Mas, afinal, que importância tem a gestão da marca pessoal para profissionais e empresas? É com esta questão que lançamos este tema para o comentário assinado por Raquel Soares, fundadora da Beautiful Branding Agency e da Love People, que é também membro da Brands Community. Especializada na gestão de recursos humanos, Raquel Soares é também uma apaixonada pela gestão de marcas pessoais e pelo potencial que esta abordagem tem na captação e desenvolvimento do talento dentro das empresas. Uma perspetiva que partilha neste episódio da série DAR que Pensar e sobre a qual convida a nossa comunidade a refletir.
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16:06
“Qualquer dia quero conduzir um camião do lixo. É a minha ambição!” | Líder Extraordinário
É uma líder apaixonada pela arte da negociação e que diz adorar atingir “conseguimentos”. “Eu gosto de conseguir, gosto de fazer caminhos, de traçar objetivos. Eu tenho prazer no caminho que se faz para lá chegar. E, portanto, os conseguimentos são uma maneira de dizer que chegaste lá com todas as tuas valências”. Ana Trigo Morais é a atual CEO da Sociedade Ponto Verde e conta com várias vitórias no currículo, entre as quais o fim dos sacos de plástico descartáveis nos supermercados e as campanhas de reciclagem de equipamentos em fim de vida. Com uma ampla experiência na área da gestão, exerceu diversas funções em entidades tão distintas como o Teatro Nacional de São Carlos, a Fundação do Centro Cultural de Belém e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição. Ana Trigo Morais, que é hoje um dos rostos de referência quando pensamos na área da economia circular e da sustentabilidade, afirma que uma das suas grandes ambições é conduzir um camião do lixo. Descubra porquê na entrevista conduzida por Cristina Amaro neste episódio da série “Líder Extraordinário”. Durante a conversa, Ana Trigo Morais revela-nos o lado mais pessoal e menos conhecido da sua vida, partilhando connosco os seus sonhos e o legado que ambiciona deixar tendo em vista um futuro mais sustentável.