A Grande Ilusão destaca, todas as semanas, as estreias de cinema mais estimulantes, e os autores que, através da sua escrita visual, perpetuam a magia da 7ª Art...
Encontro com Pol Pot, de Rithy Panh, Nosferatu, de Robert Eggers, Gloria!, de Margherita Vicario, Wallace and Gromit: A Vingança das Aves, ciclos da Cinemateca (Western), Batalha (Arquivo) e Trindade (David Lynch).
--------
15:51
Um programa de Inês N. Lourenço
Aqui, de Robert Zemeckis, ciclo Jacques Demy, balanço do ano e a memória das personalidades do cinema desaparecidas em 2024.
--------
16:49
Um programa de Inês N. Lourenço
Tudo o que Imaginamos como Luz, de Payal Kapadia, Mufasa: O Rei Leão, de Barry Jenkins, Jurado Nº2, de Clint Eastwood, sugestões de Natal e a memória de Marisa Paredes.
--------
17:20
Um programa de Inês N. Lourenço
O Meu Bolo Favorito, de Maryam Moghaddam e Behtash Sanaeeha, doc. Eu Não Sou Tudo o que Quero Ser, O Crepúsculo do Pé Grande, dos irmãos Zellner, As Virgens Suicidas, Cineclube do Porto e os 90 anos de Judi Dench.
--------
13:34
O cinema com Inês N. Lourenço
O Quarto ao Lado, de Almodóvar, C’est Pas Moi, de Léos Carax, Wicked, de Jon M. Chu, Made in England, de David Hinton, sessões do Cineclube Pombal, Cinepop, Cinemateca e Nimas, e o livro Sonny Boy, de Al Pacino.
A Grande Ilusão destaca, todas as semanas, as estreias de cinema mais estimulantes, e os autores que, através da sua escrita visual, perpetuam a magia da 7ª Arte. Há também propostas de outras salas, muito em particular da Cinemateca Portuguesa, e sugestões de livros, DVDs ou bandas sonoras: a criação à volta do cinema.
O filme de Jean Renoir escolhido para intitular este espaço - esse filme que Orson Welles nomeou como aquele que guardaria numa arca para a posteridade - no reverso do seu contexto bélico, designa aqui a poesia do encontro com o grande ecrã.