Powered by RND
PodcastsNotíciasA Agenda de Ricardo Salgado
Ouça A Agenda de Ricardo Salgado na aplicação
Ouça A Agenda de Ricardo Salgado na aplicação
(1 079)(250 081)
Guardar rádio
Despertar
Sleeptimer

A Agenda de Ricardo Salgado

Podcast A Agenda de Ricardo Salgado
Pedro Coelho
A Agenda de Ricardo Salgado é um podcast especial da SIC sobre 2 268 dias de vida do velho banqueiro. Além do relato fiel do objeto 'agenda' e das suas causas e...
Ver mais

Episódios Disponíveis

5 de 7
  • A Agenda de Ricardo Salgado. Os dias do fim do Império
    Este verão o Expresso recupera o melhor do primeiro semestre de 2024: oiça aqui o podcast de Pedro Coelho sobre Ricardo Salgado e a queda do BES. A 15 de dezembro de 2013, Ricardo Salgado faz a primeira lista de investidores privados a quem decide pedir dinheiro… à frente de cada nome, Salgado vai colocando um montante. À medida que o tempo corre, os nomes mantêm-se; só as verbas se alteram.  Fomos atrás de cada um destes nomes.  Para montar os esquemas de violação das regras do Banco de Portugal, Ricardo Salgado não contou apenas com a colaboração de diretores do BES ou do BESI, Salgado teve de contar, igualmente, com a cumplicidade dos próprios clientes… que, desde logo, se deixaram atrair pelas musculadas taxas de juro que iriam receber na compra destes títulos das empresas do GES.  Oiça aqui o sexto e último episódio da Agenda de Ricardo Salgado, um podcast sobre 2268 dias de vida do velho banqueiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    25:16
  • A Agenda de Ricardo Salgado. Os negócios de Miguel Relvas
    Este verão o Expresso recupera o melhor do primeiro semestre de 2024: oiça aqui o podcast de Pedro Coelho sobre Ricardo Salgado e a queda do BES. Na lista dos altos-quadros do BES, Rita Barosa era das mais próximas, senão mesmo a mais próxima, de Ricardo Salgado. O nome da antiga diretora é nomeado 63 vezes na agenda do banqueiro.  Rita Barosa foi a 28ª governante a transitar do BES, de Ricardo Salgado, diretamente para o governo da República.  Barosa, certamente mais do que os outros 27, era muito próxima do banqueiro do regime.  A consulta da agenda de Ricardo Salgado, focada, exclusivamente, no nome de Rita Barosa, coloca a diretora coordenadora em todas as dimensões do império.  Ana Rita Barosa tomou posse como secretária de estado da administração local e reforma administrativa a 1 de fevereiro de 2013.  Foi convidada por Miguel Relvas, ministro adjunto e dos assuntos parlamentares. Na lista dos 11 ministros do governo de coligação PSD-CDS,  Relvas era mesmo o mais próximo do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. Oiça aqui o quinto episódio da Agenda de Ricardo Salgado, um podcast sobre 2268 dias de vida do velho banqueiro, originalmente publicado a 4 de junho de 2024.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    25:19
  • A Agenda de Ricardo Salgado. O banqueiro de Kadafi?
    Este verão o Expresso recupera o melhor do primeiro semestre de 2024: oiça aqui o podcast de Pedro Coelho sobre Ricardo Salgado e a queda do BES. Se não fossem o petróleo e o gás líbios, se não fossem as riquezas naturais do feudo de Kadafi, que o ditador controlava e geria a seu belo gosto e prazer, as marcas das 270 mortes, provocadas pelo atentado ao avião da Pan Am, em 1988, essas marcas jamais teriam sido apagadas. Em Portugal, o primeiro-ministro Durão Barroso abriu a porta. José Sócrates, assim que tomou o poder, em 2005, escancarou-a. Em menos de cinco anos, o primeiro-ministro português visitou a Líbia quatro vezes. Certamente discreto, como convém aos que gostam de passar pelos filtros do poder, silenciosamente e sem atrito, lá estava Ricardo Salgado. O banqueiro integrou a comitiva na segunda visita oficial de José Sócrates à Líbia. E essa presença discreta terá servido de primeiro empurrão para que o banqueiro do regime se deixasse tentar pelos milhões que brotavam de tão extravagante geografia. Oiça aqui o quarto episódio da Agenda de Ricardo Salgado, um podcast sobre 2268 dias de vida do velho banqueiro, originalmente publicado a 28 de maio de 2024.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    31:57
  • A Agenda de Ricardo Salgado. Uma amizade com Durão Barroso iluminada pela China
    Este verão o Expresso recupera o melhor do primeiro semestre de 2024: oiça aqui o podcast de Pedro Coelho sobre Ricardo Salgado e a queda do BES. A 15 de setembro de 2023, no dia em que Cavaco Silva lançou o livro “O Primeiro-ministro e a Arte de Governar”, o autor poderia ter sido o único protagonista. E, mesmo que a divisão do palco não seja o forte do homem que, a seguir a António de Oliveira Salazar, mais anos esteve no centro do poder, naquele dia, Cavaco partilhou as honrarias com uma antiga criação sua, José Manuel Durão Barroso. Há 48 referências a José Manuel Durão Barroso na agenda de Ricardo Salgado. Na maioria delas, o, à época, presidente da Comissão Europeia é apresentado, apenas, pelas iniciais – JMDB. Quatro dezenas das referências ao nome de Durão Barroso na agenda de Ricardo Salgado correspondem a reuniões ou a notas que o banqueiro ia escrevendo. Em algumas delas, Salgado convocava Barroso para lhe dar conselhos, noutras pré-anunciava pedidos de ajuda muito concretos.  Oiça aqui o terceiro episódio da Agenda de Ricardo Salgado, um podcast sobre 2268 dias de vida do velho banqueiro, originalmente publicado a 21 de maio de 2024.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    29:25
  • A Agenda de Ricardo Salgado. Um manual de influência política do banqueiro do regime
    Este verão o Expresso recupera o melhor do primeiro semestre de 2024: oiça aqui o podcast de Pedro Coelho sobre Ricardo Salgado e a queda do BES. A agenda de Ricardo Salgado não pode ser considerada um objeto pessoal. Não é um diário da intimidade do banqueiro, que o presidente executivo do BES ia escrevendo nas quebras da pesada rotina. Não. A agenda profissional de Ricardo Salgado é o retrato hiper-realista de um país que tarda em desligar-se de homens providenciais. Ao seu jeito, Ricardo Salgado era – na cabeça dos que aspiravam a ter poder e a conservá-lo – um homem providencial – que abria e fechava as portas do poderoso reino da influência aos dispostos a servir, ambicionando – sem esforço gigante – elevarem-se social ou politicamente. Ricardo Salgado era amigo de alguns dos poderosos da República que desfilam na agenda do banqueiro. Mas a maior parte dos que alcançam estatuto para ocuparem pedaços dos longos e intensos dias do presidente executivo do BES serão relações de circunstância, mesmo que algumas circunstâncias se tenham prolongado muito no tempo. Oiça aqui o segundo episódio da Agenda de Ricardo Salgado, um podcast sobre 2268 dias de vida do velho banqueiro, emitido originalmente a 14 de maio de 2024.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    22:11

Mais podcasts de Notícias

Sobre A Agenda de Ricardo Salgado

Sítio Web de podcast

Ouve A Agenda de Ricardo Salgado, O Burro e o Elefante e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Radio
Aplicações
Social
v6.28.0 | © 2007-2024 radio.de GmbH
Generated: 11/18/2024 - 3:48:48 PM