História contadas na primeira pessoa por quem sempre viveu nas nossas aldeias, ou de quem nelas se decidiu instalar. Conversa com gente impulsionadora da mudanç...
Neste episódio do podcast Rostos da Aldeia vamos até Figueiró da Serra, no concelho de Gouveia, conhecer a história de Gonçalo Teixeira, um agricultor que já foi surfista. Nasceu em Lisboa, cresceu em Carcavelos, conheceu a permacultura em Sintra, e começou a desenhar o seu futuro numa quinta no Algarve. Foi lá que conheceu a Rita, e ambos começaram a desenhar um sonho. Em 2015 compraram uma quinta no vale de Figueiró da Serra, quando havia muita gente a viver naquele vale. Até que em 2017 veio o incêndio, e foram todos embora. Gonçalo e Rita ficaram, com uma bebé nos braços. Depois veio mais um incêndio e um par de gémeos. Gonçalo e Rita continuam na sua Quinta da Regadinha, aprenderam o lugar dos homens na natureza.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
11:00
Ana Batista e Roberto Lopes, o casal de chefs
Neste episódio do podcast Rostos da Aldeia vamos até aldeia de Alcaide, no concelho do Fundão, falar com os jovens chefs que estão à frente da Casa Cunha Leal, Roberto Lopes e Ana Batista. Ana tem origem na serra, nasceu na Covilhã há 27 anos. Roberto tem a mesma idade mas é de perto do mar, da zona da Lourinhã. Conheceram-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e tiveram, cada um, várias experiências nas cozinhas de reputados restaurantes, alguns com estrela Michelin. Quiseram abrir um projecto com assinatura própria, algo que respeitasse o tradicional mas onde pudessem experimentar um olhar inovador. Escolheram uma aldeia como o Alcaide para poderem privilegiar o projecto e o produto. Encontraram as oportunidades que queriam.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
7:44
Corinna Lawrenz, a batalhadora
Neste episódio do podcast Rostos da Aldeia vamos até Figueiró da Serra, no concelho de Gouveia, conhecer Corinna Lawrenz, uma alemã que veio estudar para Lisboa e acabou como programadora cultural no Goethe Institute. Corinne é investigadora, editora e tradutora e precisa de pouco mais do que uma boa ligação à internet para continuar a trabalhar para o seu país natal. Mas sente vontade, e necessidade, de criar impacto na terra onde escolheu viver. E escolheu viver em Figueiró da Serra, em plena serra da Estrela. Corinna é a presidente da Veredas da Estrela, uma associação comunitária fundada após os incêndios florestais de 2022 que devastaram 25% do Parque Natural da Serra da Estrela. E é uma força de trabalho e de organização inspiradora para os outros membros da comunidade. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
9:52
José Matos, o micólogo
Neste episódio do podcast Rostos da Aldeia vamos até Alcaide, no concelho do Fundão, conhecer José Matos, dono da Quinta Vale d’Encantos. José Matos nasceu em Angola e trabalhou durante décadas como comissário de bordo da TAP. Reformou-se aos 50 e ainda experimentou a vida urbana de Londres. Mas depois viu o anúncio de uma quinta à venda na serra da Gardunha, apaixonou-se pelo local e descobriu o mundo maravilhoso dos cogumelos. José Matos tornou-se um dos maiores especialistas em micologia em Portugal. Identificou, só na sua quinta, quase 500 espécies de cogumelos. Desenhou-os a todos.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
8:54
Aline Domingues, a menina de Uva
Neste episódio do podcast Rostos da Aldeia vamos até à aldeia de Uva, nos concelho de Vimioso, conhecer Aline Domingues, uma licenciada em biologia, e especializada em fermentação, que quis experimentar a agricultura e a enologia. Aline nasceu e cresceu em Paris, mas apaixonou-se por Uva, terra dos avós onde sempre ia passar férias. Foi com as vinhas velhas do avô que quis criar o seu próprio vinho. E foi em Uva que conheceu Emanuele, um italiano que trabalhava como voluntário na aldeia, e com quem hoje está a construir um ninho, e a educar o filho. Olmo foi primeiro bebé nascido na aldeia desde há mais de 20 anos.See omnystudio.com/listener for privacy information.
História contadas na primeira pessoa por quem sempre viveu nas nossas aldeias, ou de quem nelas se decidiu instalar. Conversa com gente impulsionadora da mudança e criadora da diferença, que com o seu exemplo e militância ajudam a combater o despovoamento do interior.