Todas as semanas, uma entrevista para ajudar a entender as opções de política económica e o caminho que as empresas vão abrindo na conquista de mercados, nacion...
O presidente do cluster AED, que reúne as indústrias da Aeronáutica, Espaço e Defesa, garante na Renascença que a produção com fins militares tem muito potencial em Portugal. José Neves diz que o país já está a investir em projetos com alto valor acrescentado, de olhos na guerra 5.0, e dá como exemplo os 400 milhões em execução através do PRR. No entanto, é cedo para injetar mais dinheiro público, porque esta é uma indústria ainda em desenvolvimento.
--------
47:59
Salário extra é "fuga legalizada" à Segurança Social e "péssimo princípio"
Vítor Junqueira, especialista em Segurança Social e um dos autores do Livro Verde, critica alterações que impeçam a entrada de imigrantes e que promovam isenções sobre as contribuições. Em entrevista ao Dúvidas Públicas da Renascença, defende que as pensões estão garantidas nos próximos 40 anos, o que retira pressão sobre o sistema, mas é preciso decidir. Avisa que as contribuições da generalidade dos trabalhadores não devem servir para pagar o défice na Caixa Geral de Aposentações, defende descer as pensões em caso de deflação e diz que a reforma pode ficar perto do último salário.
--------
48:09
Ricardo Arroja. "Portugal manterá uma relação privilegiada com a América"
O presidente da AICEP diz que o que importa são os contratos assinados, não as intenções, mas avança à Renascença que, para 2025, estão a ser analisados mais de 20 mil milhões de euros em potenciais projetos, com investimento direto estrangeiro, e espera executar pelo menos 10%.
--------
48:20
Plano para a Floresta custa milhares de milhões até 2040, mas será todo recuperável
O ministro da Agricultura e Pescas é o convidado do programa Dúvidas Públicas desta semana. José Manuel Fernandes antecipa o Plano para a Floresta, avisa que o atraso na Barragem do Pisão pode custar 141 milhões do PRR e diz que há um quarto foco de gripe das aves em avaliação no país e milhões em apoios para os produtores afetados pelas doenças e mau tempo.
--------
48:26
Marco Galinha. “Donald Trump precisa da Europa para ter sucesso”
Em entrevista à Renascença, o empresário elogia o novo presidente norte americano, enquanto comunicador e negociador, rejeita que seja extremista e diz que Portugal é um dos países europeus com melhores relações com a administração Trump. O acionista da Global Media critica ainda a falta de apoio às empresas do setor, que fazem serviço público e garantem a democracia, e avisa que o plano do governo para os media ainda não é suficiente. Anuncia também que há um investidor interessado no Diário de Notícias.
Todas as semanas, uma entrevista para ajudar a entender as opções de política económica e o caminho que as empresas vão abrindo na conquista de mercados, nacionais e internacionais.
Um olhar para os pequenos e grandes negócios numa conversa conduzida pelos jornalistas Arsénio Reis e Sandra Afonso. Para ouvir aos sábados ao meio-dia.