Num mundo cada vez mais digital, para vencer num mercado business-to-business já não basta ter bons produtos e uma boa força de vendas. O seu marketing tem de c...
#93 - "A inovação não surge do zero. Surge das necessidades dos clientes" - com Miguel Soares
É daquelas histórias de sucesso que nos deixam de queixo caído. Uma loja de informática de Famalicão, gerida por um jovem que começou por vender (sem muito sucesso) relógios de ponto, poucos anos depois é uma empresa que desenvolve e vende para o mundo inteiro equipamentos sem os quais, hoje, já não saberíamos viver.
Essa é a história da Partteam – hoje uma referência mundial na produção de quiosques multimédia. O seu fundador, Miguel Soares, revela-nos neste episódio os ingredientes desse sucesso. Por um lado, a inovação contínua, sempre focada nas necessidades do cliente. Mas também a aposta, desde o primeiro dia, no marketing digital – sobre o qual partilha connosco algumas das lições que foi aprendendo.
Ouça o episódio e descubra:
Como partir das necessidades dos clientes para inovar em série
Como evitar que as suas inovações cheguem ao mercado antes da hora
Por que não deve perder de vista o utilizador final, mesmo quando não é ele o seu cliente
Como ganhar clientes no mundo inteiro usando exclusivamente o digital
Qual é o problema, no marketing digital, de ter mais olhos que barriga
Com que frequência e a que horas deve publicar nas mídias sociais
Como transformar o gosto pela inovação numa cultura transversal a toda a empresa
Sobre o convidado:
Site da PARTTEAM
Perfil da PARTTEAM no LinkedIn
Perfil no LinkedIn
Instituição mencionada:
Universidade do Minho
Empresas mencionadas:
Centro Comercial Colombo
Águas de Portugal
Pessoas mencionadas:
Steve Jobs
Steve Wozniak
Matilde Campilho
Livros recomendos:
Simon Sinek – Start With Why
Ricardo Costa - A Felicidade É Lucrativa
Episódios de Marketing Business-To-Business: o podcast mencionados:
#81 - A felicidade mede-se. E torna as empresas mais rentáveis - com Georg Dutschke
#23 - "A felicidade é lucrativa" - com Ricardo Parreira
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59:43
#92 - "Na adoção da inteligência artificial, Portugal está a ficar para trás” - com Diana Silva
De uns anos para cá, toda a gente fala em transformação digital. Mas será que no dia-a-dia das empresas ela está mesmo a acontecer? A que ritmo? E com que impactos concretos?
Ninguém melhor para saber as respostas do que a convidada deste episódio. Diana Silva responde pelo Marketing para Portugal, África e Península Ibérica da Cegid – o grupo que é líder mundial em soluções de gestão baseadas na cloud e que, desde 2022, tem a gama Primavera no seu portfolio. Como tal, a Diana está numa posição privilegiada para avaliar até que ponto a tecnologia está mesmo a transformar a vida das empresas, e onde poderia transformar mais.
Ouça o episódio e descubra:
Como gerir o seu orçamento de marketing de modo a que não faltem recursos quer para gerar leads, quer para fortalecer a marca
De que formas concretas a IA já está a mudar as empresas portuguesas
Como a IA está a transformar, por exemplo, os processos de recrutamento de novos colaboradores
Como as empresas podem incentivar as suas equipas a adotar mais rapidamente a IA
Qual é o maior erro que se pode cometer na adoção da IA
Sobre a convidada:
Site da Cegid
Perfil da Cegid no LinkedIn
Site da Cegid Primavera
Perfil da Cegid Primavera no LinkedIn
Site do Cegid Pulse ERP
Perfil no LinkedIn
Empresas mencionadas:
Deloitte
Optimus
Sonae
ZON
NOS
PwC Portugal
Google
Facebook
ChatGPT
Pessoa mencionada:
João Duque
Livros recomendados:
Simon Sinek - Start With Why
Spencer Johnson - Quem Mexeu no Meu Queijo?
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41:38
#91 - “A melhor estratégia para a inovação é ter coragem” - com Hugo de Sousa
A palavra “inovação” tem qualquer coisa de paradoxal. Por um lado toda a gente se gaba de ser um praticante. Ao mesmo tempo, em muitas situações, quando falamos de inovação parece que estamos a falar de algo vagamente esotérico, fora do alcance do comum dos mortais. Entre um extremo e outro, felizmente há pessoas que sabem exatamente o que o termo significa, sem o banalizar mas também sem o mistificar, porque dedicam a sua carreira a esse tema.
No caso da inovação, uma dessas pessoas é o Hugo de Sousa, com quem falamos neste episódio. Empreendedor, consultor, professor e keynote speaker muito requisitado, o Hugo tem uma abordagem muito concreta e sistemática da inovação e sabe como tirá-la do pedestal e pô-la no dia a dia das empresas. E isto não podia ter ficado mais claro nesta conversa, cheia de insights e exemplos práticos, sobre o que torna a inovação tão importante e a maneira certa de a levar à prática.
Ouça o episódio e descubra:
O que é inovação – e o que não é, apesar de parecer
Quais são os sintomas do “narcisismo organizacional” e o que fazer para os evitar
Como decidir se a inovação é ou não crucial para a sua empresa
R&D e inovação: qual é a diferença?
Como encontrar o equilíbrio entre a eficiência no presente e a procura de novas oportunidades para o futuro
O que torna o marketing estratégico uma componente essencial dos processos de inovação
Sobre o convidado:
Site da OpenMinds.AI
Perfil da OpenMinds.AI no LinkedIn
Site da Mars Shot
Perfil da Mars Shot no LinkedIn
Perfil no LinkedIn
Conceito mencionado:
New Product Vitality Index
Plataformas de AI mencionadas:
ChatGPT
Gemini
Copilot
Empresas mencionadas:
BearingPoint
Capita
Kaizen Institute
Amazon
DIGI Portugal
SONAE
A Padaria Portuguesa
Pingo Doce
Galp
Tesla
Apple
Xerox
Delta Ventures
Nokia
Blockbuster
Tupperware
Blockchain
SAP
Siemens
BPI
Cofidis
Instituições mencionadas:
Nova SBE
Estado-Maior-General das Forças Armadas
UnternehmerTUM - Center for Innovation & Business Creation
Pessoas mencionadas:
Rory Sutherland
Steve Jobs
Peter Drucker
Pedro Passos Coelho
João Colaço de Freitas
Clayton Christensen
Série mencionada:
Mad Men
Livros recomendados:
Eric Ries - The Lean Startup
Jim Collins - De Bom a Excelente
Tendayi Viki - Corporate Startup: How Established Companies Can Develop Successful Innovation Ecosystems
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1:03:12
#64 – "No digital, muitas empresas ainda não fazem o básico" – com Helder Pinto
Nos dias que correm, falar em “marketing digital” é como dizer “nadar na água”: onde mais se poderia nadar? Da mesma forma, num mundo em que tudo passa pelo digital, como é que o marketing poderia não ser digital?
E é por isso que profissionais como o Helder Pinto fazem tanta falta às empresas. Porque o digital, sendo incontornável, abarca tantas ferramentas e disciplinas, cada uma tão especializada, que é difícil encontrar quem tenha uma caixa de ferramentas realmente completa, para poder dar resposta a todos os desafios. O Helder é esse multiespecialista do digital, com quem tivemos o prazer de conversar neste episódio, gravado em 2023.
Ouça o episódio e descubra:
O que é um T-Shaped marketeer e porque este tipo de profissional faz falta ao mercado
Os trade-offs que é preciso fazer para ser um T-Shaped marketeer
Como se manter atualizado no marketing digital, evitando, ao mesmo tempo, os perigos da dispersão
A importância, para um profissional de marketing, de usar o seu próprio marketing como um laboratório
Como estão as empresas portuguesas no que diz respeito ao marketing digital
Como uma estratégia digital bem construída pode ajudar na venda complexa, típica de muitas empresas B2B
O que faz com que o email marketing continue a ser uma ferramenta crítica no marketing digital, e como usá-lo de forma eficaz
Sobre o convidado:
Site
Perfil no LinkedIn
Ferramentas de marketing digital mencionadas:
Albacross
ActiveCampaign
Elementor
WordPress
Livros recomendados:
Jeff Walker – A Fórmula do Lançamento
Chris Anderson – Free - O Futuro É Grátis
Robert Cialdini – Influence - The Psychology of Persuasion
Drew Eric Whitman – Cashvertising How To Use 50 Secrets Of Ad-Agency Psychology To Make Big Money Selling Anything To Anyone
Charles Duhigg – A Força do Hábito
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49:25
#90 - E o Black Friday, quem diria, chegou também ao B2B - com Jérôme Amoudruz
À primeira vista, o tema deste episódio não parece nada óbvio para um podcast sobre marketing business-to-business: à partida o Black Friday remeteria apenas para o mundo das promoções ao consumidor. Só que já não é assim. O fenómeno ganhou uma tal dimensão, tornou-se tão importante no calendário das empresas e das pessoas, que não poderia de contagiar também os negócios B2B, que cada vez mais usam a data como uma ferramenta para acelerar as vendas.
E é para falar dessa dimensão business-to-business do Black Friday – e não só – que estivemos à conversa com o Jérôme Amoudruz, CEO da BlackFriday.pt: uma plataforma de promoções cujo nome diz tudo. E que é a primeira plataforma inteiramente dedicada às ofertas do Black Friday no mercado português.
Ouça o episódio e descubra:
Como surgiu e evoluiu o Black Friday, como se espalhou pelo mundo inteiro e que dimensão já tem em Portugal
Como o Black Friday pode ser usado para acelerar vendas ou conseguir outros objetivos de negócio em mercados business-to-business
Com que critérios decidir saber se faz sentido, para a sua empresa B2B, associar-se ao Black Friday
Quais são os fatores decisivos para tirar partido do Black Friday, e quais os erros a evitar
Como aproveitar o Black Friday para acelerar a transformação digital da sua empresa
Sobre o convidado:
Site da BlackFriday.pt
Perfil da BlackFriday.pt no LinkedIn
Site da Cyber Monday Portugal
Site do BRSL Group
Perfil do BRSL Group no LinkedIn
Perfil no LinkedIn
Emails: [email protected] e [email protected]
Empresa mencionada:
SumUp
Livro recomendado:
Jeff Walker - A Fórmula do Lançamento
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Num mundo cada vez mais digital, para vencer num mercado business-to-business já não basta ter bons produtos e uma boa força de vendas. O seu marketing tem de chegar antes, com um posicionamento claro e diferenciador e com uma marca forte.
Neste podcast, Jayme Kopke, diretor criativo da Hamlet, conversa sobre ferramentas, ideias e estratégias para as empresas B2B que querem usar o marketing e a comunicação digital para vender no curto prazo, mas também para criar marcas que permitam crescer por muitos e muitos anos.