#06 É de Propósito com Bernardo Caldas
Convidámos um jovem apaixonado pela transformação digital e pelas possibilidades que a ciência dos dados pode gerar, nos processos de transformação positiva da sociedade. Bernardo Caldas é um especialista em data science, machine Learning e AI, que se descreve como apaixonado por desafios, e por resolver esses desafios através de um mix equilibrado entre várias competências, das mais corporativas e tecnológicas, às mais intuitivas. Pelas suas competências, já foi premiado por entidades tão conceituadas como a Thomson Reuters, ou o Imperial College London.Mas conversar com esta alma antiga, em corpo bem novo, com uma mente enérgica e inquieta, é uma viagem de simplicidade, profundidade e de um enorme sentido de humor. Falámos de família, de projetos e do mundo em geral. É com uma visão profundamente otimista que olha para o papel da tecnologia na construção de um futuro com maior qualidade de vida, acreditando na capacidade que o ser humano tem de se adaptar à inevitável mudança que aquela comporta.
Nunca deixando de estar bem consciente dos riscos, que partilha sem ingenuidade, prefere focar a sua atenção e o seu trabalho nas enormes potencialidades que estas mudanças acarretam, nomeadamente no desenho de caminhos de vida. No que em particular se refere ao empreendedorismo, enquanto alternativa cada vez mais democrática para a criação de alternativas e novas profissões, Bernardo acredita que muitas novas profissões e modelos de trabalho surgirão num futuro próximo, o que pode acabar por compensar algumas das necessárias perdas de funções no mercado de trabalho atual.
Uma incrível conversa que, apesar de longa, pareceu curta. Temos a certeza de que, tal como nós, vão chegar ao fim do episódio a querer conhecer melhor o Bernardo, ouvir mais do que tem para dizer, e saber o que vai fazer a seguir. Sim, porque as possibilidades são muitas, e nem ele sabe muito bem o que vai acontecer.
Falar de propósito é falar de ambições, visões e caminho de vida. Olhando para as vidas de pessoas como o Bernardo que, generosamente, se partilha, acreditamos que todos podemos crescer e aprender com algumas das inspirações que nos deixou. Relaxem, abram a cabeça e aproveitem.