Um pai e um filho (José Manuel Pureza e Manuel Pureza) debatem temas como Europa, o futuro, o trabalho, activismo, o ócio, educação e comunicação. Duas gerações...
O pai vem do mundo da militância "de banda larga", o filho é da geração dos ativismos temáticos (cultura, ambiente, direitos sexuais). O filho critica a geração do pai pelo conservadorismo com que muitas vezes encara o ativismo de hoje. O pai responde que, nas novas formas de ativismo, há o risco de foco excessivo na forma e menos na conquista de apoio social largo para as causas. Há uma questão geracional na diferença entre militância e ativismo? Nas músicas que escolheram para este programa, há: o pai trouxe os Creedence Clearwater Revival e o filho trouxe os Idles... Os autores escrevem segundo o novo Acordo Ortográfico.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
37:14
Temos de ter uma conversa sobre... comunicação
Pai e filho discutem o que é que mudou da geração de um, para a geração do outro, sobre a comunicação. Apesar de estarmos mais interligados, há quem esgrima o poder da comunicação para desagregar, destruir e separar. Pelo meio soam os Massive Attack e Fausto. Há qualquer coisa importante a comunicar, sem dúvida.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
29:25
Temos de ter uma conversa sobre... a Europa
A Europa é o tema da terceira conversa entre Manuel Pureza e José Manuel Pureza. Para o filho, ser europeu é sobretudo "a hipótese das portas abertas", até no consumo. Para o pai, é preciso não esquecer o passado carregado de contradições do continente europeu. O que mudou na visão da Europa com a entrada de Portugal na União Europeia? Neste podcast, um pai e um filho, José Manuel Pureza e Manuel Pureza, debatem com frontalidade e humor as perspectivas de duas gerações distintas.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
38:10
Temos de ter uma conversa sobre... o futuro
O futuro é o tema do segundo episódio do podcast Temos de ter uma conversa. Para o filho, Manuel Pureza, o futuro está em permanente mutação e é assolado pelas alterações climáticas. O pai, José Manuel Pureza, explica que numa geração cabem muitas experiências e, por isso, é muito discutível falar de uma geração como tendo uma certa visão sobre o amanhã. Como é que as novas gerações vivem com a precarização progressiva dos laços laborais? O futuro vai ser pior do que o presente ou, como cantam os Beatles, o mundo está a ficar cada vez melhor? Neste podcast, um pai e um filho, José Manuel Pureza e Manuel Pureza, debatem com frontalidade e humor as perspectivas de duas gerações distintas. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
43:47
Temos de ter uma conversa sobre... a família
A família é o tema do primeiro episódio do podcast Temos de ter uma conversa. O pai, José Manuel Pureza, fala da experiência e noção de família, como lugar de disputa e de partilha. O que mudou nas últimas décadas no namoro, casamento, nos afectos? E na educação dos filhos? Neste podcast, um pai e um filho, José Manuel Pureza e Manuel Pureza, debatem com frontalidade e humor as perspectivas de duas gerações distintas.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Um pai e um filho (José Manuel Pureza e Manuel Pureza) debatem temas como Europa, o futuro, o trabalho, activismo, o ócio, educação e comunicação. Duas gerações em confronto, dois pontos de vista.