Powered by RND
PodcastsSociedade e culturaTemos de ter uma conversa

Temos de ter uma conversa

José Manuel Pureza e Manuel Pureza
Temos de ter uma conversa
Último episódio

Episódios Disponíveis

5 de 9
  • Temos de ter uma conversa sobre... trabalho
    No último episódio desta série de "Temos de Ter uma Conversa", pai e filho falam sobre o que mudou no mundo do trabalho. A individualização das relações laborais, a sua precarização, a fragilização dos direitos do trabalho, mas também a importância dada ao direito a mudar de ocupação e a maior consciência de que o que fica para lá do trabalho nos acrescenta humanidade — tudo isso é objeto desta conversa, para a qual são chamados também Bruce Springsteen e Tom Waits.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    43:51
  • Temos de ter uma conversa sobre... ócio
    "Tempo é dinheiro". "Parar é morrer". De várias maneiras e de geração em geração, o ócio é visto como um escândalo. A ocupação de todo o tempo com algo "útil" ou "produtivo" faz com que o tempo desocupado seja tido como um desperdício ou mesmo uma ofensa. O pai experimentou-o de forma diferente do filho. Mas o que mudou e o que permanece? Bruno Mars e Otis Redding entram na conversa.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    42:19
  • Temos de ter uma conversa sobre... educação
    O pai andou no liceu durante a ditadura. O filho é contemporâneo da escola de projetos e da multiplicação das áreas de ensino. Ambos olham para a escola como um lugar contraditório, com gente que procura caminhos frescos para a aprendizagem e constrangimentos antigos que impedem que esses caminhos sejam aprofundados. O filho traz Pearl Jam para a conversa, o pai traz José Mário Branco - e mostram que ambos têm tudo a ver com educação. Os autores escrevem segundo o novo Acordo Ortográfico.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    48:25
  • Temos de ter uma conversa sobre... ativismo
    O pai vem do mundo da militância "de banda larga", o filho é da geração dos ativismos temáticos (cultura, ambiente, direitos sexuais). O filho critica a geração do pai pelo conservadorismo com que muitas vezes encara o ativismo de hoje. O pai responde que, nas novas formas de ativismo, há o risco de foco excessivo na forma e menos na conquista de apoio social largo para as causas. Há uma questão geracional na diferença entre militância e ativismo? Nas músicas que escolheram para este programa, há: o pai trouxe os Creedence Clearwater Revival e o filho trouxe os Idles... Os autores escrevem segundo o novo Acordo Ortográfico.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    37:14
  • Temos de ter uma conversa sobre... comunicação
    Pai e filho discutem o que é que mudou da geração de um, para a geração do outro, sobre a comunicação. Apesar de estarmos mais interligados, há quem esgrima o poder da comunicação para desagregar, destruir e separar. Pelo meio soam os Massive Attack e Fausto. Há qualquer coisa importante a comunicar, sem dúvida.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    29:25

Mais podcasts de Sociedade e cultura

Sobre Temos de ter uma conversa

Um pai e um filho (José Manuel Pureza e Manuel Pureza) debatem temas como Europa, o futuro, o trabalho, activismo, o ócio, educação e comunicação. Duas gerações em confronto, dois pontos de vista.
Sítio Web de podcast

Ouve Temos de ter uma conversa, Geração 80 e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Aplicações
Social
v7.15.0 | © 2007-2025 radio.de GmbH
Generated: 4/17/2025 - 10:22:25 PM