Maria José de Melo - RECIFE DO MANGUE BEAT | 100 Poetas Vivos
Natural de São Caitano, município do Agreste de Pernambuco e atualmente reside em Jaboatão dos Guararapes (PE). É escritora, geógrafa, colunista e poetisa. Autora do livro: A Renda Fundiária na transposição do Rio São Francisco (Índica/2021) e A Jitirana Poética (Toma Aí Um Poema/2023). *RECIFE DO MANGUE BEATRecife é a Veneza Brasileira Com suas belas pontes Expendida na beleza Do encontro do rio com o mar Recife, berço cultural na tradição nordestina Nas veredas da poesia popular Ela é braba e regional Recife, na inconformidade de uma cidade lama Na insularidade social, fez-se ilha e desigualdade Recife se fez ponte sobre o mangue Enaltecido no ritmo, no som e na melodia Do Mangue Beat O caranguejo com cérebro Anunciou miséria e caos Fruto de um movimento vivo O manifesto que misturou o tradicional com o modernoAssim, Recife deixou de ser marasmo cultural Recife, poesia viva No circuito regional e universal de Naná Vasconcelos, Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna, Clarice Lispector, Celina de Holanda, Joaquim Cardoso e cia Assim, nossa identidade nos faz regionalista.
--------
1:09
Servos Cardoso - O que acontece depois que morremos? | 100 Poetas Vivos
Natural de Formiga/MG e, em 2022, recebeu a honraria do título de Cidadão Honorário de Cláudio/MG, cidade onde atualmente reside. É violinista, educador, palestrante, poeta, escritor dos livros de poesia: Poético e Virtudes. E foi, em sua adolescência, que descobriu o gosto pela música, leitura e poesia.
--------
0:49
Túlio Velho Barreto - MÁQUINA DE ESCREVER | 100 Poetas Vivos
Túlio Velho Barreto escreve e publica poemas desde os anos 1980. Já participou de dezenas de coletâneas e antologias e, recentemente, publicou o livro Do Estar No Ainda - Haikais (Patuá, 2022). No ano passado, o seu livro Verso em Cordas Primas (Helvetia Éditions), premiado no VIII Festival de Poesia de Lisboa, foi lançado em Portugal e no Brasil.
--------
0:58
Thiago Braga - Marginal | 100 Poetas Vivos
É professor de Literatura Brasileira e começou a escrever poemas com 12 anos de idade. Ele sinceramente espera que as pessoas consigam sorver algo de positivo da visão de mundo que ele descortina por meio da arte literária.
--------
0:13
Terezinha Malaquias - MODELO VIVO | 100 Poetas Vivos
Poeta, escritora e multiartista. Trabalha com diversas linguagens artísticas além do texto. Principalmente com fotografia, vídeo, performance. Pesquisa os temas ancestralidade, mulher, violência, racismo. Escreveu e publicou nove livros. Poemas, crônicas, contos e infantojuvenil. Mora na Alemanha desde 2008. @terezinhamalaquias
Sobre Toma Aí um Poema: Podcast Poesias Declamadas | Literatura
Título: Podcast Toma Aí Um Poema
Ano de produção: 2020 - presente
País de origem: Brasil
Duração: 1 minuto por episódio
Classificação: Livre
Gênero: Videos curtos
Direção: Belise Campos e Jéssica Iancoski.
Curadoria: Mabelly Venson.
Sonoplastia: Jéssica Iancoski
Roteiro: Belise Campos e Jéssica Iancoski.
Edição de vídeo: Jéssica Iancoski e Felipe Ogawa.
Vozes: Flavia Ferrari, Jaime Barros dos Santos Júnior e Jéssica Iancoski