Num tom descontraído, o linguista Marco Neves apresenta a origem das palavras que nos surpreendem nas notícias, explica os regionalismos, desvenda mitos da líng...
Sabia que a mítica sexta-feira 13, para muitos dia do azar, não é igual em todos países? E em contagem decrescente para o Natal, desvendamos e descobrimos como se diz, afinal, o plural de "Pai Natal".See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
16:11
Porque é que dizemos “tirar” uma fotografia?
Aprendemos a origem da palavra “autogolpe” e ficamos a conhecer melhor a dificuldade que espanhóis ou croatas têm ao aprender a língua portuguesa. E será que dizer “vou tirar uma fotografia” é errado?See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
17:22
“Muito” lê-se “muinto”, mas porquê?
Dizer “vácina” é maltratar a língua portuguesa? Já parou para pensar que não dizemos “muito”, mas sim “muinto”? E ainda o dilema em torno do “dióspiro” que pode vir a ter uma nova identidade sonora.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
16:19
Como dizer: “Inclusive” ou “inclusivé”?
Apanhámos um “ônibus” e começámos uma luta acesa entre o português e português do Brasil. Será que vamos "esclamocar" o episódio? E o simples “até lá” pode ser usado como forma de despedida?See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
15:56
“Ter aceitado” ou “ter aceite”? Eis a questão
Sotaque e pronúncia são a mesma coisa ou têm significados diferentes? “Ter aceitado” parece não soar bem, mas está errado? E ainda a tempestade Dana que pode pode (ou não) ter uma nova variação. See omnystudio.com/listener for privacy information.
Num tom descontraído, o linguista Marco Neves apresenta a origem das palavras que nos surpreendem nas notícias, explica os regionalismos, desvenda mitos da língua portuguesa — e ainda esclarece dúvidas dos ouvintes.