Num tom descontraído, o linguista Marco Neves apresenta a origem das palavras que nos surpreendem nas notícias, explica os regionalismos, desvenda mitos da líng...
Os ingleses importaram muitas palavras do português?
"Portugal", em suaíli, diz-se "Ureno"? Neste episódio descobrimos ainda quais as palavras que os ingleses vieram buscar ao português. Sabia, por exemplo, que "varanda" deu origem a "verandah"?See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
14:59
"O comer está na mesa": Porque é que isto gera tanta irritação? — Dúvidas
Devemos corrigir quando alguém diz "A Aina" em vez de "A Ana"? E porque é que algumas pessoas ficam tão irritadas quando se diz "o comer está na mesa"? É uma "irritação" que faz sentido? See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
9:44
Quem tem boca “vaia” ou “vai” a Roma?
Qual é a origem da palavra “tarifa”? Neste episódio, com o Marco Neves, aprendemos o significado de expressões transmontanas e aproveitamos ainda para esclarecer algumas mentiras da língua portuguesa.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
14:23
"Copo de água" ou "copo com água"? — Dúvidas
O "absolutamente" pode ser usado como advérbio de negação? “Estar convicto” e “estar convencido” têm significados diferentes? Ainda há tempo para esclarecer uma irritação que envolve "copos de água". See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
8:54
A palavra “saudade” é intraduzível?
Holanda ou Países Baixos? Olhamos ainda para a origem da palavra "chat" por causa do jornalista que entrou, sem querer, num chat sobre ações militares. E será que a palavra "saudade" não tem tradução?See omnystudio.com/listener for privacy information.
Num tom descontraído, o linguista Marco Neves apresenta a origem das palavras que nos surpreendem nas notícias, explica os regionalismos, desvenda mitos da língua portuguesa — e ainda esclarece dúvidas dos ouvintes.