A cada episódio, a jornalista Sofia Teixeira ouve psicólogos e psiquiatras que relatam um caso que tenha sido particularmente marcante ao longo da sua carreira....
O caso do guarda-redes que queria superar os seus limites
Ao ajudar Rui Patrício a melhorar a performance desportiva, a psicóloga Ana Bispo Ramires aumentou as suas próprias capacidades. E, num momento difícil da vida, foi também ajudada pelo guarda-redes.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
6:33
O caso do adolescente que tinha o desejo de morrer e da psicóloga que fez tudo para o ajudar
A psicóloga Rita Mendes Bettencourt acompanhou no início da carreira um adolescente com ideação suicida. Foi um apoio que mudou a vida do paciente - mas também a dela.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
5:15
O caso da mulher com depressão que mentiu durante 25 anos
Perante uma mulher, atendida na urgência, que se recusava a falar e a ser ajudada, a psiquiatra Maria Moreno descobriu uma vida inteira de depressão por tratar que já tinha causado muitos estragos.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
6:19
O caso do filho (adulto) que não aceitava ajuda. E dos pais que fizeram tudo para ajudar
Procurada pelos pais de um homem com doença bipolar que recusava ajuda, a psiquiatra Inês Homem de Melo treinou com eles a conversa que deviam ter com o filho para o convencerem a ir a uma consulta.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
7:54
O caso da refugiada a quem faltava tudo
Ao apoiar uma mulher síria, Vítor Sartoris, psicólogo do Conselho Português para os Refugiados, confrontou-se com os limites da psicologia perante as necessidades essenciais.See omnystudio.com/listener for privacy information.
A cada episódio, a jornalista Sofia Teixeira ouve psicólogos e psiquiatras que relatam um caso que tenha sido particularmente marcante ao longo da sua carreira. Ou porque marcou um ponto de viragem na forma como abordavam um determinado problema dos paciente; ou porque foi a primeira vez que se confrontaram com uma situação de que apenas tinham lido nos livros ou ouvido falar na faculdade; ou ainda porque aquele paciente chegou num momento particular da vida do terapeuta, tornando o distanciamento mais desafiante.