Aníbal Henriques, Alexia Rothman, Carolina Abreu & Ana Cunha
Benvindos ao Conversas IFS, Podcast com foco nos Sistemas Familiares Internos.
Em nossa opinião o modelo de Atenção Plena mais inovador, mais compassivo, e ma...
Utilização e Implementação da Visão Interna em IFS
Neste episodio e no proximo focamos nos principais metodos em IFS: a Visão interna e o Acesso directo. Em IFS utilizamos três métodos para identificar, nomear partes, e estabelecer o relacionamento do Self com as partes: a Visão Interna, o Acesso Direto (implicito ou explicito) e a Externalização. Os dois primeiros, Visão interna e Acesso directo, são certamente os mais utilizados na clinica comum. A externalização poderá desempenhar um papel dominante no trabalho com crianças e em outras intervenções e grupos específicos.Hoje focaremos sobretudo na Visão interna, que nos parece ser a metodologia que os praticantes IFS mais procuram utilizar, de forma a garantir a presença de Self do paciente e assim promover relações internas do Self com as Partes, o que em IFS consideramos crucial e fundamental para a emergência de dinâmicas internas mais favoráveis. É também importante mencionar que a Passagem da historia exterior que as partes contam, para a viagem interior em Visão Interna, testemunhada pelo Self, não costuma ser abrupta. Antes de convidarmos para esse desafio de se voltarem para dentro, iniciamos o paciente na linguagem de partes. Através da diferenciação e separação das partes, a energia do Self fica mais disponível. Quando os pacientes conseguem incorporar e habitar suficiente Self, a Visão interna é normalmente o método preferido, e o mais profícuo dado que é o espaço onde é o proprio paciente em Self e em plena presença - que inicia a transformação e a cura dos seus exilados e respetivas histórias, crenças e fardos. E embora não seja linear, todo o processo IFS pode decorrer em Visão Interna, sendo assim uma componente fundamental do fluir do modelo.
--------
1:03:01
Transição para a Terapia dos Sistemas Familiares Internos
Neste primeiro episodio do Conversas IFS fazemos uma pequena introdução à Terapia dos Sistemas Familiares Internos. Nas palavras de Gabor Maté, "uma das terapias mais inovadoras, intutivas, abrangentes e transformadoras que surgiram neste século". Enunciamos caracteristicas diferenciadoras do modelo e desafios da pratica de uma linguagem nova, a linguagem do Self e da multiplicidade. Discutimos formas de apresentação do modelo aos pacientes, a importância da adequação inicial de expectativas, e o estabelecimento colaborativo de um contrato terapeutico viável.
Benvindos ao Conversas IFS, Podcast com foco nos Sistemas Familiares Internos.
Em nossa opinião o modelo de Atenção Plena mais inovador, mais compassivo, e mais afirmativo da Multiplicidade da Mente.
E também um modelo Psicoterapêutico onde identificamos a integração de principios terapêuticos de modelos contemporaneos com muito reconhecimento na comunidade profissional e científica.
O objectivo deste Podcast é dar a conhecer ao publico de lingua portuguesa as características deste modo de viver e experienciar a mente, de praticar psicoterapia, de entender o Trauma.
E também de navegar as nossas vidas pessoais e profissionais.
Seremos 4 anfitriões, Psicologos e Psicoterapeutas com treino IFS, experientes na aplicação, ensino e treino nacional e Internacional do modelo.
Contamos com a colaboração de Alexia Rothman - colega norte americana com grande paixão pela lingua portuguesa, o que a tem aproximado mais à comunidade IFS local, - de Carolina Abreu e de Ana Catarina Cunha.