Quinzenalmente, Mariana Maia de Oliveira recebe um convidado para uma conversa sem guião. TEATRA é o novo verbo do D. Maria II que traz mais espaço para convers...
💭 “Eu roubava as cassetes do meu pai e gravava as minhas coisas por cima.”
🎙️ No TEATRA desta quinzena, Mariana Maia de Oliveira conversa com Xullaji.
Sugestões culturais:
💿 'Gesture', de Nástio Mosquito
📚 'Não esperes demasiado do fim do mundo', de Radu Jude
📚 'O governo da máquina', de Paul Valéry
--------
56:24
Jorge Andrade | #119
💭 “Não sou de ter certezas inabaláveis sobre aquilo que acabei de fazer.”
🎙️ No TEATRA desta quinzena Mariana Maia de Oliveira conversa com Jorge Andrade. Ator, encenador, diretor artístico da companhia Mala Voadora, Jorge Andrade revela como é difícil equilibrar o trabalho burocrático de gestão de uma companhia e a criação de espetáculos.
Numa conversa que viaja até Moçambique para recordar a infância, Jorge Andrade dá conta de um percurso profissional e pessoal pródigo em experiências, e de um futuro onde, mais do que criar espetáculos, deseja apoiar artistas. O novo episódio do TEATRA está disponível para ouvir, aqui.
Sugestões culturais:
📽 'Yannick', de Quentin Dupieux
--------
55:29
Ana Tang | #118
💭 “Eu não sou uma pessoa que fica só ensimesmada a pensar em teatro. Muito pelo contrário.”
🎙️ No mais recente episódio do TEATRA, Mariana Maia de Oliveira conversa com a atriz Ana Tang que, em dezembro, subirá ao palco do Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, com 'Uma peça para quem vive em tempo de extinção', espetáculo que está a criar em parceria com Guilherme Gomes. Da experiência de mais de 10 anos de trabalho com o Teatro Praga até Brízida Vaz, uma casamenteira, uma das sua mais recentes personagens, Ana Tang fala da relação entre o teatro e as artes visuais, da experiência em cinema e em televisão, do estágio intenso que fez no D. Maria II quando terminou a licenciatura em Teatro, de estereótipos, da sua infância em Macau e, ainda, de medicina chinesa e do que faria se não trabalhasse em teatro.
Sugestões culturais:
📽 'In the White City', de Alain Tanner
🖼️ Exposição 'A Natureza Aborrece o Monstro', de Alexandre Estrela
--------
54:19
Diana Niepce | #117
💭 "O meu trabalho em dança é muito mais politizado e é muito mais sobre a ação e a intenção da ação."
🎙️ Diana Niepce é a convidada do novo episódio do TEATRA. Numa conversa marcada pelo ritmo dos seus projetos profissionais e da sua história pessoal, a bailarina e coreógrafa revela a Mariana Maia de Oliveira o seu universo pessoal, onde são centrais as noções de tensão, conflito, resistência, vulnerabilidade e transcendência.
As memórias de dançar ainda em criança e o sui generis apelido (que esconde uma estória pouco expectável) são alguns dos episódios que dão corpo à conversa que pode ouvir, aqui.
--------
52:55
Margarida Vila-Nova | #116
💭 “Acredito que os personagens é que nos escolhem a nós, não somos nós que escolhemos os personagens.”
🎙 Há um novo TEATRA para ouvir, desta vez com a atriz Margarida Vila-Nova. ‘À primeira vista’, o monólogo que está a fazer no Teatro Maria Matos, serviu de início à conversa com Mariana Maia de Oliveira e foi o pretexto para conhecer o método de trabalho da atriz, rituais antes de entrar em palco e para uma reflexão sobre o caráter de missão que o teatro pode ter.
Do início da sua carreira enquanto atriz, aos 9 anos, aos dias em Macau a gerir uma mercearia portuguesa, cabe um percurso cheio, dentro e fora do palco ou do ecrã, que pode conhecer agora, na primeira pessoa.
Sugestões culturais:
🎭 Ver a atriz Luísa Cruz sempre que possam
🎭 Ir ao Teatro Variedades
📚 ‘Terra Americana’, de Jeanine Cummins
Quinzenalmente, Mariana Maia de Oliveira recebe um convidado para uma conversa sem guião. TEATRA é o novo verbo do D. Maria II que traz mais espaço para conversar e pensar sobre a cultura, o teatro e as pessoas que o fazem.