Quinzenalmente, Mariana Maia de Oliveira recebe um convidado para uma conversa sem guião. TEATRA é o novo verbo do D. Maria II que traz mais espaço para convers...
🎙️Há um novo TEATRA para ouvir, desta vez com a atriz Carolina Amaral. 'As Secretárias', espetáculo que conta com a sua interpretação e que estreia em outubro na Sala Estúdio Valentim de Barros / Jardins do Bombarda, em Lisboa, serviu de mote para esta conversa, na qual a atriz conta a Mariana Maia de Oliveira o processo de apropriação da personagem e o deslumbramento em relação ao texto - mais atual que nunca.
A conversa flui até à sua estadia em Paris para estudar no conservatório e como esse ano se revelou crucial, proporcionando-lhe a oportunidade de viver num epicentro cultural vibrante. Mas os seus saltos de fé não se limitam a experiências além-fronteiras. A atriz revela-nos a sua temeridade perante os projetos, atirando-se a eles "sem pensar muito".
Mas há muito mais para ouvir e descobrir neste episódio, disponível no Spotify, Soundcloud, Apple Podcasts e Youtube.
Sugestões culturais:
📖 “Amigo e amiga: curso de silêncio de 2004”, de Maria Gabriela Llansol
🎬 Triologia 'Paradise - Love, Faith, Hope' do realizador Ulrich Seidl
--------
58:22
Ângela Rocha | #126
🎙️ A convidada do TEATRA desta semana não costuma habitar o palco, mas é ela quem o torna habitável para elencos e o transforma num espaço visível e palpável para os espetadores. Ângela Rocha é cenógrafa e figurinista e esteve à conversa com Mariana Maia de Oliveira sobre o universo da construção, sobre como os materiais podem surpreender pelo seu potencial quando os retiramos do seu contexto ou quando multiplicamos objetos comuns do quotidiano até ganharem uma escala inesperada, recordando o cenário do espetáculo 'Sweet Home Europa', forrado a pregos – quase uma tonelada de cavilhas!
Fala-nos também da importância de criar pontes entre lugares distintos para dar origem a um espaço comum – sendo essa a premissa do teatro.
Pelo meio, confidencia-nos que mantém uma espécie de arquivo pessoal na quinta dos pais, onde vai reunindo elementos de cenários que chegam ao fim da sua vida.
Recorda ainda o início da sua carreira com os Artistas Unidos, uma entrada feliz e determinante no mundo do teatro, onde pôde compreender toda a engrenagem necessária para a construção de um espetáculo.
E há muito mais para descobrir neste episódio.
O TEATRA está disponível no Spotify, Soundcloud, Apple Podcasts e Youtube.
Sugestão cultural:
Descobrir o trabalho do artista circense Johann Le Guillerm.
--------
54:13
Sandra Faleiro | #125
Esta quinzena, Mariana Maia de Oliveira conversa com Sandra Faleiro. Atriz e encenadora, começa por revelar como é viver entre este binómio e como a encenação lhe permite criar as suas próprias regras.
A importância de Mário Viegas para se descobrir também encenadora; os temas que mais gosta de trabalhar em teatro; ou a interpretação, enquanto lugar de êxtase, de sofrimento e resiliência são alguns dos temas desta conversa com Mariana Maia de Oliveira. O cinema, com o seu papel no filme de Tiago Guedes ‘A Herdade’, e a televisão, com a série ‘Super-Pai’, revelam-nos mais sobre a artista, que iniciou a sua carreira com apenas 15 anos, no Teatro Aberto.
Muito mais há para ouvir e descobrir neste TEATRA (incluindo o seu Pokémon preferido!).
O TEATRA está disponível no Spotify, Soundcloud, Apple Podcasts e Youtube.
Sugestões culturais
Programa ‘O Belo e a Consolação’ (programa holandês, de 2000), disponível no YouTube.
--------
45:42
Vítor Silva Costa | #124
🎙Semana de ubiquidade para Vítor Silva Costa que marca presença no novo episódio do TEATRA e no espetáculo ‘A Farsa de Inês Pereira’, que a partir de amanhã está em cena no Teatro Variedades, em Lisboa.
Descobrimos que o teatro entrou na sua vida pela falência do futebol, em consequência de uma lesão que o obriga a desistir desse caminho, mas, para o ator, o desporto comunga da mesma base do teatro: a paixão e a adrenalina pelo que faz. A Mariana Maia de Oliveira falou ainda sobre a importância da falha, experienciada em momentos e situações diferentes da sua vida, pelo seu poder libertador e construtivo.
E muito mais há para descobrir no episódio de hoje do TEATRA.
Sugestões culturais:
- 📕 “On Connection”, de Kae Tempest
- 📕 “Catching the Big Fish”, de David Lynch
- 🎥 “Holy Motors”, de Leos Carax
- 🎭 “The Man Who Was a Spoon”, criação Cão Solteiro & Greg Wohead
- 💿 Álbum “Romance”, de Fontaines D.C.
--------
57:40
Maria Jorge | #123
🎙️É terça-feira de TEATRA e desta vez Mariana Maia de Oliveira conversa com a atriz Maria Jorge. ‘As Secretárias’, espetáculo que conta com a interpretação de Maria Jorge e que em outubro estreia na Sala Estúdio Valentim de Barros / Jardins do Bombarda (Lisboa), serviu de mote para uma conversa sobre patriarcado, mulheres e poder, feminismo e dinâmicas de relação tóxicas, dentro e fora de palco.
Sugestões culturais:
📚 Livro ‘Mulheres, Raça e Classe’, de Angela Davis
🎭 Espetáculo ‘Curtain Falls’, de Pedro Azevedo
Quinzenalmente, Mariana Maia de Oliveira recebe um convidado para uma conversa sem guião. TEATRA é o novo verbo do D. Maria II que traz mais espaço para conversar e pensar sobre a cultura, o teatro e as pessoas que o fazem.