Retratos de Abril é uma viagem em redor do 25 de Abril. À escuta dos sons da época, tenta fixar aquele tempo histórico. Encontra militares e políticos mas, tamb...
Uma das figuras incontornáveis da democracia portuguesa, Mário Soares esteve em todos os momentos-chave da construção de um Portugal moderno e democrático. Assinou a adesão à CEE, foi primeiro-ministro e Presidente da República e deixou um legado incontornável. Oiça a sua biografia neste último episódio do podcast especial Retratos de AbrilSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
17:23
Imprensa livre: Expresso, Diário de Lisboa e República
Fundado em janeiro de 1973, o jornal Expresso, de Francisco Pinto Balsemão, foi um dos jornais de referência que, à altura, tentava contornar a censura. Em 1973, os órgãos de comunicação independentes do poder político eram poucos, por isso a imprensa livre foi (e será sempre) um dos pilares das sociedades democráticas. Oiça este episódio do podcast especial Retratos de Abril dedicado à imprensa See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
11:12
António Alçada Baptista (1927-2008)
A 29 de janeiro de 1963 saiu o primeiro número de uma revista que viria a marcar a década de 1960: chamava-se “O Tempo e o Modo” e era dirigida pelo escritor António Alçada Baptista, que assinava um dos artigos de fundo do número inaugural. Na sua secção “Artes e Letras”, a revista deu voz a escritores e artistas que, simultaneamente, não era alinhados com o regime ditatorial mas, também, não se reviam na estética neorealista, na altura professada sobretudo pelos intelectuais de esquerda. Descubra a vida deste escritor e humanista neste episódio do podcast Retratos de Abril,See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
13:55
Maria Antónia Palla (1933)
A luta de Maria Antónia Palla vai além do jornalismo. Mulher de causas, bateu-se especialmente pela despenalização da interrupção voluntária da gravidez. Autora, escritora e feminista, oiça a sua história neste podcast especial Retratos de Abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
12:18
Álvaro Cunhal (1913-2005)
Passou grande parte da sua vida preso ou na clandestinidade e depois do 25 de Abril afirmou-se como uma figura de relevo na política portuguesa. Álvaro Cunhal era um homem de ideais, firme e convicto, que deixou uma marca muito profunda no país. Um homem do seu tempo para descobrir neste episódio do podcast Retratos de AbrilSee omnystudio.com/listener for privacy information.
Retratos de Abril é uma viagem em redor do 25 de Abril. À escuta dos sons da época, tenta fixar aquele tempo histórico. Encontra militares e políticos mas, também, a sociedade civil que se opôs ao Estado Novo e lutou pela liberdade. Dos generais e capitães aos líderes políticos; de escritores e poetas a advogados, médicos e professores universitários.
Retratos de Abril revela uma sociedade que, afinal, não era a preto e branco.
Em 25 episódios, o Expresso conta-nos a História dos protagonistas que, há 50 anos, estavam prontos a construir a democracia.
Ficha técnica:
Episódios escritos por Lourenço Pereira Coutinho e narrados por Teresa Amaro Ribeiro, com música original e sonoplastia de João Luís Amorim, apoio à produção de Inês Marcelo e redes sociais de Tiago Serra Cunha. O genérico inicial tem a voz de Jorge Gomes e a capa é de Mário Henriques com João Carlos Santos.
Retratos de Abril é um podcast especial do Expresso nos 50 anos da Revolução, com coordenação de Joana Beleza e direção de João Vieira Pereira.
Apoio:
Este podcast é realizado em parceria com a Hyundai.