Rádio Antecâmara | Centro de Arquitetura - Garagem Sul | Trienal de Arquitectura de Lisboa | Casa de Arquitectura
Por Portas e Janelas é um programa sobre arquitetura agora pela voz das principais instituições que a mostram e discutem em Portugal. Trienal de Arquitectura de...
HABITAÇÃO. O pragmatismo habitual da habitaçãoNeste episódio, convidamos os arquitetos Eduardo Souto de Moura e Nuno Sampaio para uma conversa sobre um tema tão premente como o da habitação, sob a moderação do Carlos Machado e Moura.Naturalmente, e porque será impossível dissociá-lo de um contexto socioeconómico e político, a conversa desenvolve-se em torno das alterações legislativas nacionais e do rumo que a profissão tem tomado em comparação com diferentes exemplos europeus. Discute-se ainda a habitação sob o ponto de vista do programa, da experimentação ou da normalização tipológica e construtiva, bem como novos modelos de habitação e coabitação em resposta a alterações demográficas e sociais.O contexto socioeconómico e político, as alterações legislativas e os desafios da profissão não retiram o entusiasmo a Eduardo Souto Moura que nos deixa esta imagem poética do arquiteto-heterónimo: aquele que terá de ser capaz de absorver e de se revelar no desenho de uma casa. E fá-lo com a mesma entrega com que, através do seu pragmatismo habitual, discute a aplicação do pormenor da porta universal.Assim, chegamos ao fim do programa Por Portas e Janelas onde, durante 12 episódios, abordamos diversas temáticas em diálogo com as principais instituições. Agora encerramos este ciclo de conversas que nos conduziram a novas matérias, técnicas e discursos, abrindo janelas sobre as cidades, os problemas e as perspetivas.Este episódio tem o patrocínio da CIN. “A CIN acredita no poder transformador da arquitetura”.Locução: Carla LopesEdição: Soraia Fernandes, Maria João Jorge e Pedro Campos CostaTécnico: Miguel SerrãoMusica: Ricardo JacintoApoio: DGartesPode seguir Por Portas e Janelas, aqui no Público, na Rádio-Galeria Antecâmara, no Spotify ou Apple Podcasts.
--------
30:30
Por Portas e Janelas
AGRITECTURA. Saber-fazer da terra em arquitetura No penúltimo episódio, realizado com a Trienal de Arquitectura de Lisboa a partir do ciclo das Conversas et Al, damos a conhecer Tânia Teixeira, arquiteta do CRU, um atelier sediado em Montemor-o-Novo e integrado na Cooperativa Integral Minga. Apaixonada pelo ofício artesão, Tânia tem desenvolvido uma profunda investigação aliada a uma consistente experiência em construção com recurso a materiais e técnicas vernaculares. O convidado da sessão é Miguel Mendes, que centra a sua atividade em arquitetura ecológica. A terra foi utilizada enquanto material construtivo desde a fundação dos primeiros aglomerados humanos. Esta tertúlia é uma partilha da experiência em construção responsável que se propõe a contribuir para a difusão do conhecimento de práticas baseadas em saberes ancestrais que continuam a ser aplicadas. Os artefactos da sessão incluem um cubo de terra vertida e um manual para taipa, uma técnica de construção de muros monolíticos em terra ligeiramente humedecida, introduzida numa cofragem (taipal), compactada manualmente com um pilão ou por meios mecânicos. Estes objetos lançam a reflexão sobre a interrupção da transmissão do saber-fazer intergeracional devido à falta e desqualificação da mão-de-obra. Por outro lado, a investigação de novas formas de aplicação de materiais tradicionais como uma resposta à crise social e climática.Tânia tem trabalhado na revalorização destas técnicas através da rede Basehabitat, além de ter fundado a BIØN (Building Impact Zero Network), com iniciativas formativas para uma população jovem e adulta. A conversa estende-se ao público e discutem-se os diferentes tipos de certificação deste sistema construtivo. Para além dos certificados energéticos que permitem saber quão eficientes são os nossos edifícios dependendo da sua classificação (A, B, C, D, E, F e G), existem atualmente certificados mais completos. O objetivo é avaliar o desempenho energético destas construções e o nível de sustentabilidade nas dimensões ambiental, social e económica. Miguel Mendes, enquanto colaborador do CRATerre (uma instituição dedicada ao estudo da terra enquanto material de construção e edificação), traz-nos as suas experiências pelo mundo fora e de que forma os diferentes territórios se adaptam aos materiais convencionais ou técnicas mais informais.No próximo episódio, trazemos o último episódio deste programa, com a Casa de Arquitectura com o tema HABITAÇÃO. O pragmatismo habitual da habitação com o Eduardo Souto de Moura e Nuno Sampaio, com moderação de Carlos Machado e Moura.
--------
30:25
Por Portas e Janelas
OUTRA VEZ HABITAÇÃO. Agora num contexto internacional.Chegados ao último episódio desta série de conversas com a instituição MAC/CCB Centro de Arquitetura – Garagem Sul, voltamo-nos agora para os exemplos internacionais na procura de algumas respostas. De que forma estes novos modelos de atuação resultaram nas suas geografias e o que podemos implementar no nosso território? Que modelos no contexto internacional se mostram relevantes? Os problemas são comuns? Conversas que levantam questões centrais e pertinentes para a reflexão da crise da habitação e quem sabe para ação. Assim conversámos com Joana Pestana Lages, João Ferrão, Paulo Martins Barata, Susana Rato e Tiago Antero.Na palavra dos convidados oriundos das mais variadas áreas disciplinares, procurámos ao longo desta série conhecer o que nos trouxe aqui, quais os problemas e as causas, de forma a compreender melhor o problema da crise de acesso e, precisamente, trazer esta necessidade de dialogar e perspetivar desígnios para o futuro.No próximo episódio, trazemos o último episódio com a Trienal de Arquitectura de Lisboa com as Conversas et Al., com a temática de Agritectura, com o Cru Atelier e Miguel Mendes.
--------
21:31
Por Portas e Janelas
NOVAS PRÁTICAS DA ARQUITETURA O nono episódio do programa, realizado com a Casa da Arquitetura, debruça-se sobre as novas práticas da arquitetura e as mais recentes abordagens de uma geração com olhos no futuro.Convidamos Ana Neiva e Filipe Paixão do Corpo Atelier, sob a moderação de Carlos Machado e Moura para uma conversa sobre as novas formas de fazer arquitetura, ou se quisermos, as novas práticas da arquitetura. A conversa vai desde questões mais orientadas para o diagnóstico da condição atual da arquitetura e dos temas emergentes, até um campo mais especulativo, onde se perspetivam os possíveis futuros da disciplina. Ana Neiva oferece-nos uma reflexão fundada nos seus campos de atuação como investigadora, curadora e docente, enquanto o Filipe Paixão nos leva para os desafios da prática, atento a uma geração emergente que encontrou nas experiências internacionais muito do seu rasgo e abertura para as novas formas de fazer.Este episodio tem o patrocínio da CIN. “A CIN acredita no poder transformador da arquitetura”.No próximo episódio, regressamos ao tema da habitação com o MAC/CCB, mas agora no contexto internacional.
--------
33:58
Por Portas e Janelas
IMAGEM E PROCESSO EM ARQUITETURANeste episodio com Conversas et Al., contamos com a presença da Vânia e do Filipe dos FMVS Arquitetos, que nos trazem como artefactos duas fotografias e um interruptor. São estes objetos que se tornam o fio condutor da conversa de hoje. Estes convidaram Frederico Martinho, fotografo, que tem acompanhado esta investigação dos FMVS Arquitetos, para trazer a sua visão perante a fotografia a este diálogo.A imagem resume, de certa forma, o dilema do enunciado: representa (ou é produzida a partir de) a cultura material, constrói a cultura imaterial. Regista, autonomiza-se, torna-se objeto de desejo por si só. É assim abordado uma temática sobre a cultura material versus a cultura imaterial da prática.
Por Portas e Janelas é um programa sobre arquitetura agora pela voz das principais instituições que a mostram e discutem em Portugal. Trienal de Arquitectura de Lisboa, Centro de Arquitetura -Garagem Sul e Casa de Arquitectura.
Juntos atravessamos portas, rumo a novas matérias, técnicas e discursos e abrimos janelas sobre cidades problemas e perspetivas. Abrimos as portas e as janelas de Belém, do Palácio Sinel de Cordes e da Real Vinícola. Por portas e janelas é um programa semanal que coloca em diálogo o Centro Cultural de Belém, a Trienal de Arquitectura de Lisboa e a Casa da Arquitectura. Em conjunto, e durante 12 episódios, mapeiam a prática disciplinar e projetam novos ventos. Todas as semanas, uma instituição, uma rubrica.