O Projeto Invisível #7 / 1. A Infância na Clandestinidade
Há 52 anos, nestes mesmos lugares, durante o Estado Novo, eram organizadas colónias de férias para filhos de presos políticos. Muitas destas crianças, marcadas pela clandestinidade e pela solidão, aprendiam a brincar pela primeira vez em liberdade. Marco Martins recupera algumas dessas histórias no espetáculo A Colónia. Como surgiu este espetáculo? Quem eram essas crianças? A jornalista Joana Pereira Bastos e o encenador Marco Martins partilham o percurso que os fez chegar a elas numa conversa especial no Dia Estudante.
--------
12:21
O Projeto Invisível #7 / 2. O Som do Ruído
Em princípio, o ruído é aquilo que nos incomoda, que perturba o silêncio e nos distrai. Mas o ruído também pode ser uma fonte valiosa de informação, revelando algo que não conseguimos decifrar. Essa dualidade torna o ruído curioso. Sofia Dias e Vítor Roriz, em colaboração com investigadores do Champalimaud Center for the Unknown, mergulharam na complexidade do ruído, explorando essas camadas, para a criação do espetáculo de dança precisamente chamado… Ruído. Vamos ouvir alguns sons do espetáculo.
--------
3:35
O Projeto Invisível #7 / 3. É Preciso Escutar os Elementos
Durante uma das suas estadias na Sibéria, Nastassja Martin teve um encontro com um urso que a marcou para sempre. A partir daí desenvolveu um olhar político sobre a relação entre humanos e animais. Como se reconecta a humanidade e a Terra para enfrentar as mudanças ecológicas e sociais? A partir desta interrogação encontrámos um episódio da série “Conversa na Rede” em que o filósofo indígena Ailton Krenak e Nastassja Martin trocam ideias. Vamos escutar.
--------
8:24
O Projeto Invisível #7 / 4. Amores Infinitos
Há quem se dedique a experimentar, fundir, improvisar e misturar sonoridades de estilos musicais, como jazz, rock, metal e música improvisada. Com influências que vão desde a música clássica até ao punk, The Rite of Trio é sinónimo disso mesmo - improvisação livre e criação de música tanto acessível quanto desafiadora.
Em outubro, apresentam o álbum Amores Infinitos com composições e arranjos pensados especialmente para este concerto na Culturgest. É o que nos dizem, sem desvendar muito… no meio de demos de ensaios.
--------
10:38
O Projeto Invisível #7 / 5. Receita para Construir um Telefone de Vento
Em 2011, após um tsunami devastador atingir a cidade de Ōtsuchi e tirar a vida de muitos, Sasaki criou uma maneira única de lidar com o luto e a saudade. Montou uma cabine telefónica no seu jardim, desligada da rede, onde se sentava a "conversar" com quem tinha partido. Chamaram-lhe Telefone do Vento e hoje há vários espalhados pelo mundo.
Esta história também inspira o espetáculo Solstício de Inverno, de Guilherme Gomes. E, pensando nisso, decidimos partilhar uma “receita” de como construir um telefone de vento.