Perder o sono, o apetite, criar mil e um cenários (irracionais) sobre como tudo pode correr mal. A ansiedade, uma emoção necessária para nos manter vivos (literalmente), para nos ajudar e proteger, pode também tornar-se na nossa pior inimiga. Quando ela toma conta da nossa vida, é importante actuar (com terapia ou, em alguns casos, medicação), mas há coisas que podemos fazer antes. Cuidar de nós e ter atenção ao que nos rodeia é meio caminho andado para menos ansiedade e mais bem-estar. A psicóloga Catarina Oliveira dá algumas dicas para lidar com esta emoção.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
13:34
Não consigo dizer que não. Como lidar?
Quando dizes que gostas de alguma coisa que não gostas assim tanto, quando o teu chefe te pede para fazer horas extras e dizes que sim, mesmo sabendo que tinhas outros compromissos, quando estás sempre a pensar no que os outros estão a pensar sobre ti... é possível que sejas um people pleaser. Os people pleasers precisam de agradar os outros, mesmo que isso signifique menosprezarem as suas necessidades ou bem-estar. Pode ser resultado de baixa auto-estima, ou até do ambiente que viveram em criança. A psicóloga Rita Sedas Nunes dá algumas dicas para lidar.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
13:40
Bombardeamento de amor: como lidar com esta armadilha?
Tudo parece mesmo muito (estranhamente? Parece um filme?) bem. Presentes, promessas, palavras apaixonadas, a relação com que sempre sonhamos. Mas, espera... só nos conhecemos há algumas semanas. Talvez seja tudo... demasiado intenso? O love bombing é perigoso porque todos gostamos de nos sentir amados. Mas se alguém te bombardeia de amor, tem gestos exagerados e desproporcionais, cuidado: pode ser que mais tarde, quando disseres que não ou impuseres limites, te trate com frieza e indiferença. É o 8 e o 80. A psicóloga Marta Rodrigues ajuda-nos a entender o que é o love bombing e a identificar comportamentos preocupantes.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
15:24
Como lidar com mentirosos compulsivos?
Quem nunca fingiu gostar do novo corte de cabelo péssimo do colega que atire a primeira pedra. A mentira faz parte das nossas relações sociais, seja para proteger alguém, evitar situações embaraçosas ou fazer alguém sentir-se melhor. É "um modo de sobrevivência" (e até há um dia dedicado a ela). Mas e quando a mentira se torna insuportável? Quando alguém não consegue contar uma história sem exagerar, quando a mentira é desnecessária, mas sempre presente, quando já nem conseguimos confiar em nada do que o outro diz? Podemos estar perante uma situação de mentira patológica, ou mitomania. Não é um diagnóstico em si, mas faz parte do quadro de algumas patologias. O psicólogo Mauro Paulino diz-nos quais e ajuda a lidar.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
11:51
Como lidar com uma traição?
Descobrir uma traição é uma das manchas mais profundas de uma relação. Determina o fim de muitas; outras, com muito trabalho, conseguem resistir. A ideia de que a relação é indestrutível é abalada e podem começar ciclos de cobrança e de exigências. Para a pessoa traída, a auto-estima pode ficar destruída e os sentimentos de culpabilização podem tornar-se avassaladores. A psicóloga Margarida Rufino dá algumas dicas para melhor lidar com a situação.See omnystudio.com/listener for privacy information.