Os jornalistas por si só não deveriam ser notícia, mas olham e observam, relatam. Que desafios persistem? Este é um podcast que convida jornalistas, comentado...
Consultor de comunicação, Miguel Guedes foi jornalista, assessor em dois gabinetes ministeriais. Começou numa rádio pirata, foi parar às televisões. Na SIC fez sobretudo política. Ainda agora é convidado a comentar acontecimentos. Nunca deixou de entender o mundo com o olhar jornalístico.
--------
39:39
Margarida Vaqueiro Lopes: “O dinheiro existe, está mal distribuído, mas não faz sentido a cultura de comprar coisas para mostrar que sou alguém”
Subdiretora da revista Visão e editora da revista Exame, Margarida Vaqueiro Lopes tem uma teoria: o jornalismo também pode ser positivo. E acredita que a diabolização da economia não beneficia ninguém. Gosta de bons exemplos e o seu novo livro chama-se "Marcas que Fazem Portugal".
--------
43:14
João Porfírio: “Durante a pandemia senti que tinha de ser os olhos das pessoas que estavam fechadas em casa. Levei isso como uma missão”.
Fotojornalista e editor de fotografia do jornal online Observador, tem 29 anos, e veio para Lisboa estudar jornalismo porque nunca quis outra coisa. Antes de chegar aos jornais, dobrou roupa numa loja e vendeu peças de decoração. Encontrou uma empregadora que o ajudou a cumprir o sonho de ser fotojornalista. Saiu da loja para os jornais a ganhar menos mil euros: o sonho prevaleceu. Hoje, depois de vários cenários de conflito, por muitas experiências marcantes, João Porfírio continua a pensar na próxima reportagem. A sua curiosidade é imensa, o seu talento para olhar para os Outros é invejável.
--------
40:47
Maria Flor Pedroso: “Um jornalista político que não tenha sentido pressão é porque fez um mau trabalho”
A primeira entrevista que fez na vida foi a Maria de Lurdes Pintassilgo. Maria Flor Pedroso tinha 15 anos de idade. Formada em Sociologia, entrou no primeiro estúdio de rádio em Abril de 1984 na Rádio Comercial. Jornalista da Antena 1, foi diretora de informação de informação da RTP, autora de vários programas de entrevistas. Gosta de trabalho em equipa.
--------
50:20
Maria João Martins: "Sou jornalista apesar de tudo"
Jornalista desde os 20 anos, é colaboradora permanente do Diário de Notícias, Máxima, Mensagem de Lisboa e colabora, por vezes, com o Observador e Visão. Já viveu em Madrid, que considera a sua cidade, dá aulas de História Social da Moda e teve uma livraria alfarrabista em Lisboa. Neste momento, tem uma tertúlia literária bi-mensal na FNAC Avenida de Roma.Autora de vários livros na área da História Contemporânea e de duas novelas, este ano ainda terá nas livrarias um romance histórico intitulado A Glória da Ibéria. Tem 56 anos.
Os jornalistas por si só não deveriam ser notícia, mas olham e observam, relatam. Que desafios persistem? Este é um podcast que convida jornalistas, comentadores, humoristas, editores para entendermos melhor a forma como olhamos o mundoUm podcast Rádio Comercial.