Powered by RND
PodcastsNegóciosChave na mão
Ouça Chave na mão na aplicação
Ouça Chave na mão na aplicação
(1 079)(250 081)
Guardar rádio
Despertar
Sleeptimer

Chave na mão

Podcast Chave na mão
Rita Neves
Novo podcast do Expresso dedicado às grandes notícias do setor imobiliário. No ‘Chave na mão’ estamos atentos à evolução dos preços, das taxas de juro à constru...
Ver mais

Episódios Disponíveis

5 de 28
  • Nuno Piteira Lopes: “O Alojamento Local é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de Cascais. Representa cerca de 30 milhões de euros"
    Com o novo regime do Alojamento Local em vigor, o governo devolveu às autarquias o poder para suspender, ou não, as novas licenças e muitos municípios estão a optar por um travão à atividade. Mas a Câmara Municipal de Cascais vai continuar a permitir os novos registos. Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da autarquia, explica porquê e fala da estratégia para resolver o problema da habitação no concelho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    19:33
  • Pedro Brinca: “O governo tem medo. A partir do momento que baixar o IVA para 6%, vai ter ali umas promotoras em Cascais que vão poupar milhões. Para não beneficiar 3 ou 4 promotoras, temos o resto do mercado todo parado”
    A habitação está a tornar-se cada vez menos acessível às famílias portuguesas, sobretudo às mais vulneráveis. Um estudo da OCDE revela que Portugal regista um dos agravamentos mais expressivos. O economista aponta o dedo à falta de oferta e de incentivos à construção. Portugal foi, desde 2020, o quarto país do grupo com maior aumento na sobrecarga de custos com habitação, ficando atrás apenas da Hungria, Chile e Lituânia. Uma realidade que não surpreende Pedro Brinca, que considera que faltam medidas de incentivo à construção.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    17:34
  • Rui Torgal sobre novas regras para o AL: “Revogar medidas para deixar o mercado funcionar traz sempre equilíbrios a favor das pessoas”
    Entram em vigor neste mês de novembro as novas regras para o Alojamento Local, que revogam algumas das alterações implementadas pelo programa Mais Habitação. No Chave na Mão, ouvimos a análise do presidente executivo da ERA Portugal, que fala também sobre o aumento da procura de casa por parte dos jovens. Segundo o novo regime para o AL, as licenças deixam de ter um prazo de validade de 5 anos e passam a ser transmissíveis. A aprovação dos novos registos deixa de estar nas mãos dos condomínios e os municípios passam também a ter maior poder para regulamentar a atividade. As regras já estão em vigor.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    17:42
  • “O governo cedeu a alguma pressão do PS”, diz diretora da Associação Lisbonense de Proprietários sobre rendas congeladas
    O Governo não vai descongelar as rendas, mas sim manter a compensação que já existe aos senhorios. Pedro Ventura, Diana Ralha, diretora da Associação Lisbonense de Proprietários, deixa a sua análise às políticas dos últimos anos.  Depois do mal-entendido com o possível descongelamento das rendas, o Governo disse que queria compensar os senhorios e criar “justiça” no mercado. O que está em causa é a operacionalização do mecanismo de compensação já em vigor e a continuação do mesmo pelo menos em 2025. Diana Ralha, diretora da Associação Lisbonense de Proprietários, mostrou-se descontente com a solução criada pelo Executivo, relembrando que nas conversas prévias foi “prometido” o descongelamento das rendas.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    17:16
  • José Gomes Ferreira: “O problema da habitação não se resolve com medidas voluntaristas da parte dos Estados e das Câmaras Municipais”
    O Ministro da Habitação prometeu avançar com incentivos para o setor da construção para conseguir cumprir o objetivo de construir 59 mil casas até 2030. Miguel Pinto Luz diz que as medidas estão a ser negociadas com o setor e promete anunciá-las em breve. O jornalista José Gomes Ferreira comenta a crise da habitação. A descida do IVA para os 6%, uma das medidas mais reivindicadas pelas construtoras, não tem ainda data para avançar, embora na proposta de Orçamento conste uma autorização legislativa para permitir a descida. O jornalista da SIC refere uma medida paliativa que não resolve o problema de fundo, de falta de terrenos disponíveis.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    14:27

Mais podcasts de Negócios

Sobre Chave na mão

Sítio Web de podcast

Ouve Chave na mão, Contas-Poupança e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções

Chave na mão: Podcast do grupo

Radio
Aplicações
Social
v6.28.0 | © 2007-2024 radio.de GmbH
Generated: 11/18/2024 - 5:48:55 PM